Jesus Cristo fala com uma mulher na fonte

Pintura de Jesus e os samaritanos no poço, na Igreja Chiesa di Santa Maria dei Miracoli, de Enrico Albricci (criada aproximadamente entre 1749 e 1754)

Samaria, poço da água viva

A terra de Samaria era uma região que ficava entre Jerusalém e a Galileia. Enquanto viajava pelas redondezas, Jesus Cristo parou em um poço, onde Se sentou para descansar. Quando uma moradora da região veio tirar água, Jesus pediu a ela que Lhe desse água. Ela ficou chocada com o pedido, pois os judeus geralmente evitavam interagir com os samaritanos. Contudo, isso não impediu que Jesus expressasse amor e compaixão, compartilhando Sua mensagem divina com ela. A mulher havia cometido alguns erros na vida e talvez achasse que era indigna, mas Jesus explicou que Ele era o Messias a quem ela buscava e a convidou a adorar a Deus “em espírito e em verdade” (João 4:23–24). Ele olhou para aquela mulher e viu quem ela poderia se tornar; e Ele olha para nós da mesma maneira.

O convite

Edifique sua fé

Todos cometemos erros. Todos nós temos inseguranças. Mas assim como Jesus Cristo ofereceu a “água viva” para a mulher no poço, Ele oferece a salvação e a redenção a todos nós ao nos achegarmos a Ele. Diferente da fonte de água no deserto, quando seguimos a Água Viva, as bênçãos que fluem nunca se secarão. Reserve algum tempo para escrever algumas metas de como você pode aumentar sua fé na missão divina de Jesus Cristo e segui-Lo. Enquanto faz isso, lembre-se de que o Salvador pode ajudar você a superar algumas coisas que talvez o estejam impedindo de seguir em frente.

Perguntas para refletir

O que ajuda você a ter fé em Jesus Cristo?

O que você sente que o está impedindo de seguir em frente em seus esforços de segui-Lo?

O que você precisa fazer para superar esses desafios?

De que maneira Jesus Cristo pode dar a você a força necessária para mudar?

Escrituras sobre o amor de Jesus Cristo

Mapas e ilustrações

Anterior
Dia 2
Próximo
Dia 4