Amai-vos uns aos outros

Jesus é o exemplo supremo de amor. Podemos seguir Seu exemplo quando procuramos servir às pessoas ao nosso redor.

Jesus sentado ao lado de um menino

Um novo mandamento

Durante Sua vida na Terra, Jesus Cristo ensinou a importância de amar ao próximo. Ele chamou essa importância de um dos maiores mandamentos.

“Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” — Mateus 22:37–39

Jesus ensinou que o amor a Deus e ao próximo é o alicerce de Seu evangelho. Perto do fim de Seu ministério, Ele ampliou esse ensinamento quando ensinou: “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei a vós. (…) Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (João 13:34–35). Quando amamos uns aos outros, é mais fácil ser como Jesus — somos mais pacientes, misericordiosos e compassivos com as pessoas ao nosso redor.

Como Jesus mostrou Seu amor?

Ele curou os doentes

Jesus curou muitas pessoas durante Seu ministério. Curou pessoas com lepra, restaurou a visão de um homem cego, tratou da doença crônica de uma mulher e ajudou um homem paralítico a andar.

Ele alimentou os famintos

Durante o ministério de Jesus, uma grande multidão se reuniu para ouvir Suas palavras. Ele os ensinou quase o dia inteiro, e eles ficaram famintos porque não tinham nada para comer. Milagrosamente, Ele conseguiu alimentar todas as 5 mil pessoas da multidão com cinco pães e dois peixes.

Ele mostrou perdão

Jesus perdoou os pecados passados das pessoas quando elas se arrependeram, e Ele as incentivou a corrigir seu caminho, seguindo em frente.

Ele fez amizade com os excluídos

Jesus era conhecido por estender a mão àqueles que viviam às margens da sociedade. Ele demonstrou amor às pessoas de todas as origens e crenças.

Ele morreu por nós

A missão de Jesus ao vir à Terra era nos salvar da morte e do pecado. Ele sofreu dores inimagináveis para que pudéssemos nos arrepender e ser perdoados de nossos pecados.

Seguir o exemplo de Jesus

Assim como Jesus, podemos fazer a diferença na vida das pessoas quando demonstramos amor sincero uns pelos outros. Veja como:

1. Sirva ao próximo

Jesus ensinou que, sempre que servimos ao próximo — sempre que alimentamos os famintos, vestimos os nus ou cuidamos dos enfermos —, estamos servindo a Ele.

“Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.”— Mateus 25:40

Ideias para servir outras pessoas

Da próxima vez que receber uma mensagem de texto, diga à pessoa que enviou a mensagem por que você a aprecia.
Doe itens para uma loja local de produtos de segunda mão ou para uma instituição de caridade.
Ressalte em uma pessoa uma virtude que ela não veja em si mesma.
Ensine a alguém uma nova habilidade.
Participe de um evento para apoiar alguém que você conheça.
Ofereça-se para ajudar um idoso com uma tarefa.
Passe uma hora como voluntário em uma organização local sem fins lucrativos.
Faça uma doação para um banco de alimentos local ou prepare uma refeição para alguém que necessite.
Ofereça-se para cuidar dos filhos de alguém gratuitamente.
Almoce com uma pessoa nova na escola ou no trabalho.

2. Seja bondoso

Jesus foi bondoso, paciente e compassivo. Estendeu a mão e demonstrou amor a todas as pessoas, independentemente das circunstâncias. Ele demonstrou empatia e apoiou o progresso futuro das pessoas.

3. Estenda a mão aos necessitados

Às vezes, as pessoas que mais precisam de nós nem sempre nos dizem. Ao longo de seu dia, procure pessoas que talvez precisem de sua ajuda. Deus frequentemente nos usa para servir aos necessitados. Preste atenção a quaisquer pensamentos e sentimentos que o inspirem a agir — isso pode ser Deus encorajando-o a estender a mão.

Pessoas sentadas nos bancos de uma congregação da Igreja, cantando

Faça parte de uma comunidade solidária

Encontre uma capela perto de você.