Como recebo respostas?

Imagine que você esteja em um lugar onde se sinta à vontade para abrir seu coração em oração. Você pede ajuda, expressa gratidão, admite seus erros e se compromete a se esforçar mais. Você não está recitando palavras vazias, você está falando com Deus. Mas e se você ainda não tem certeza de que Deus esteja lhe respondendo?

Bem, isso significa que você é humano. De vez em quando, todos têm dificuldades para receber respostas às orações. Uma das razões pelas quais isso pode ser difícil é porque Deus responde às orações de muitas maneiras diferentes. Mas uma das maneiras mais frequentes de Deus responder às orações é por meio do Espírito Santo. O Espírito Santo é uma das fontes de consolo, orientação, advertência e direção de Deus para nós. Ao orar, é bem provável que você não ouça uma voz audível falando com você, mas pode sentir a influência do Espírito Santo em seu coração.

Nas escrituras

Como é sentir o Espírito Santo? Quando estiver orando, preste atenção aos seguintes sentimentos que a Bíblia relaciona como os “frutos do espírito”.

Gálatas 5:22–23
“Mas o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.”
Enquanto você está orando, Deus se comunica por meio de sentimentos iguais a esses. Nesses sentimentos, com frequência você pode encontrar a orientação de que precisa.
Quando descobriu que seria a mãe de Jesus, Maria ofereceu uma oração de gratidão que lhe permitiu ver a mão do Senhor em sua vida e na vida de seu povo:
Lucas 1:46–48, 54
“Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, E o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador; Porque atentou para a humildade de sua serva; pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada. (…) Auxiliou Israel, seu servo, recordando-se da sua misericórdia.”

Durante a oração

É importante ter paciência quando estamos orando. Muitas vezes, as respostas vêm de maneira gradual. Na verdade, se não estiver prestando atenção, talvez você não as escute. Com isso em mente, uma boa maneira de reconhecer que Deus está respondendo suas orações é oferecendo orações de gratidão. Ao reservar um tempo para identificar e reconhecer as coisas boas em sua vida e no mundo a seu redor, você será abençoado com uma visão clara da mão de Deus em sua vida. Você saberá que realmente não está sozinho. Deus ouve você. Ele o ama e responde às suas orações. Esse é o verdadeiro poder da oração.

Mais perguntas sobre oração

Pergunta: O que faço depois de dizer amém?
Resposta
Resposta: Mantenha-se em silêncio e preste atenção às impressões que receber.
Voltar
Pergunta: Posso anotar coisas enquanto oro?
Resposta
Resposta: Com certeza. Se você se sentir inspirado, escreva seus pensamentos e sentimentos.
Voltar
Pergunta: E se eu não sentir nada?
Resposta
Resposta: Tudo bem. Procure ser paciente. Não desista de orar.
Voltar
Pergunta: E se eu tiver uma ideia enquanto oro?
Resposta
Resposta: Se for algo bom, coloque em prática. Não espere até se esquecer.
Voltar

Explore