A Criação e a Queda
Deus nos conhece assim como conheceu Seus primeiros dois filhos na Terra: Adão e Eva. E assim como Ele percebeu que eles comeriam do fruto proibido, Ele também sabe que vamos pecar durante nosso tempo na Terra e preparou um meio para vencermos nossos pecados.
Nossa vida mortal foi preparada para nos ajudar a adquirir atributos divinos que ainda não tínhamos em nossa existência pré-mortal, e a Criação da Terra, bem como a Queda de Adão, eram parte do plano de Deus.
Primeiro: a Criação. Com a ajuda de Jesus Cristo, Deus, o Pai, criou um mundo glorioso no qual poderíamos ganhar um corpo, exercer o arbítrio, ser provados e progredir para nos tornarmos como nossos pais celestiais. O Velho Testamento aponta para o cuidado que Deus tomou para garantir que nosso lar mortal fosse um lugar encantador. A Terra e o universo que a cerca são dois sistemas brilhantemente concebidos de interdependência — assim como nós. O corpo que Deus nos deu foi criado à Sua imagem. Ele é um organismo maravilhoso, complexo e mortal, capaz de abrigar nosso espírito eterno que aprende, escolhe e prospera. Nosso espírito pré-mortal, agora unido a um corpo físico, é chamado de “alma”.
As duas primeiras almas vieram à Terra na forma de Adão e Eva. Eles moravam no Jardim do Éden, um paraíso onde não enfrentavam oposição e, portanto, não sabiam o que era alegria ou tristeza, prazer ou dor. Deus lhes deu dois mandamentos aparentemente conflitantes e, no futuro, eles viriam a aprender que esses mandamentos eram uma parte importante do plano de Deus.
Assim como nós, Adão e Eva não foram obrigados a ser perfeitos, mas enfrentaram as consequências, tanto positivas quanto negativas, de suas ações. Deus lhes disse que, se comessem o fruto, teriam que deixar o jardim e Sua Presença. Ele também os advertiu que se tornariam mortais e que, por fim, morreriam. Essa escolha trouxe à luz uma condição conhecida como “a Queda” porque compeliu Adão e Eva a deixarem a presença de Deus. Também recebemos os efeitos da Queda quando deixamos nosso lar celestial para nascer neste mundo. Nunca teríamos nascido se eles não tivessem tomado a decisão de comer o fruto. Depois disso, Adão e Eva se tornaram pais e entenderam a alegria que advém de pertencer a seus filhos e uns aos outros. Mas também sofreram as consequências do pecado e, por fim, a morte por causa de sua escolha — consequências que só poderiam ser corrigidas pelo sacrifício expiatório de Jesus Cristo.
Assim como a Criação e a Queda, a Expiação de Jesus Cristo é outro componente crucial do plano de salvação de Deus. Em nosso lar celestial pré-mortal, Jesus Cristo Se ofereceu como voluntário e foi escolhido para ser o Salvador da humanidade. Sua vida sem pecado e Seu sacrifício expiatório equilibraram a balança da justiça por nossos pecados. Isso nos permite enfrentar oposição. Embora muitas vezes consideremos a oposição um aspecto negativo de nossa vida, a compreensão dela por meio do contexto da Queda nos ajuda a aproveitar melhor a oportunidade inerente a ela. O conhecimento do bem e do mal nos permite provar a nós mesmos; incentiva-nos a estudar as escrituras, orar, guardar os mandamentos de Deus e edificar nosso relacionamento com nosso Pai — tudo isso nos capacita a enfrentar os desafios da vida. Quando pecamos contra Deus, Ele nos dá a oportunidade de nos arrependermos e nos envolvermos em um processo refinador que nos aproxima Dele.
Assim como Adão e Eva, saímos do paraíso para buscar progredir e podemos voltar da mesma maneira que eles fizeram — obedecendo aos mandamentos de Deus, superando a oposição, buscando a Deus e nos tornando mais semelhantes a Ele.
Converse com os missionários por telefone ou vídeo
Encontre consolo conversando com os missionários. Podemos ler as escrituras juntos e ajudar você a encontrar paz por meio da oração.
Obrigado! Você receberá uma mensagem de confirmação em breve.
Você receberá algumas mensagens por e-mail e outro serviço de mensagens (por exemplo, SMS ou WhatsApp) para confirmar sua solicitação e ajudá-lo a se preparar para sua visita.
Os missionários de sua área entrarão em contato com você em breve.
Estão animados para falar com você sobre os ensinamentos de Jesus Cristo. Podemos nos reunir pessoalmente ou on-line.