Quinze escrituras sobre o nascimento de Jesus Cristo

O Natal é mais do que apenas uma época para dar presentes, pendurar decorações festivas e desfrutar refeições deliciosas. Também é uma oportunidade de expressar gratidão pela vida de Jesus Cristo. Estes versículos da Bíblia pregam sobre o nascimento de Jesus e Seu amor pela humanidade.

Maria e José seguram o menino Jesus

Versículos de Natal da Bíblia

1

Mateus 1:23

“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e chamá-lo-ão pelo nome de Emanuel, que traduzido é: Deus conosco.”

2

Mateus 2:1–2

1 E tendo nascido Jesus em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém,

2 Dizendo: Onde está aquele que é nascido Rei dos Judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos adorá-lo.”

Maria segurando o Menino Jesus
Maria segurando o Menino Jesus

O Menino Jesus

Um novo filme curto sobre o nascimento de Jesus Cristo

Assista a um novo filme da história da Natividade que narra com detalhes impressionantes os eventos sagrados encontrados nos livros de Mateus e Lucas. Viaje com José e Maria de Nazaré a Belém. Testemunhe a admiração dos pastores nas planícies da Judeia. Sinta a alegria dos reis magos ao se ajoelharem diante da Luz do Mundo: o Salvador Jesus Cristo.

3

Mateus 2:9–10

9 E tendo eles ouvido o rei, foram-se; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino.

10 E vendo eles a estrela, alegraram-se muito com grande alegria.”

4

Mateus 2:11

“E entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe, e prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, lhe ofertaram dádivas: ouro, incenso e mirra.”

5

Lucas 2:1–5

1 E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse.

2 (Este primeiro alistamento foi feito quando Quirino era governador da Síria),

3 E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade.

4 E subiu também José da Galileia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi),

5 Para alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.”

O nascimento de Cristo é contado na Bíblia

José, Maria e Jesus

José, um carpinteiro, levou sua esposa, Maria, à cidade de Belém, a fim de participar de um censo. Maria estava “grávida”, prestes a milagrosamente dar à luz a Jesus Cristo, o filho de Deus (ver Lucas 2:1–6).

Não havia lugar na estalagem

Como todas as estalagens estavam ocupadas, José e Maria ficaram em um estábulo. Maria deu à luz a Jesus “e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura” (ver Lucas 2:7).

Boas novas

Um anjo apareceu aos pastores nas proximidades declarando “boas novas de grande alegria”. O anjo disse a eles que o Filho de Deus havia nascido, e eles se apressaram para encontrar seu Salvador recém-nascido (ver Lucas 2:8–16).

Os reis magos

Posteriormente, os magos do oriente foram guiados por uma nova estrela no céu para que encontrassem Jesus. Eles “prostrando-se, o adoraram” e ofertaram a Ele dádivas de ouro, incenso e mirra (ver Mateus 2:1–12).

O Natal nos dias de hoje

Hoje em dia é comum darmos presentes de Natal, mas a parte mais importante do Natal é lembrar-nos de Jesus Cristo, que nasceu há muito tempo para nos salvar (ver Mateus 1:21).

Você está pronto para aprender mais sobre Jesus Cristo?

Ouça o que os missionários têm a dizer.

6

Lucas 2:6–7

6 E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz.

7 E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.”

7

Lucas 2:8–14

8 Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho.

9 E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor.

10 E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo.

11 Pois, hoje na cidade de Davi, vos nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

12 E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura.

13 E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo:

14 Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens!”

8

Lucas 2:15–16

15 E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber.

16 E foram apressadamente, e acharam Maria, e José, e o menino deitado na manjedoura.”

Versículos de Natal do Livro de Mórmon

Assim como a Bíblia, o Livro de Mórmon é um volume de escrituras que ensina sobre Jesus Cristo. Os dois livros podem ajudar você a se aproximar mais de Jesus. Leia para ver o que o Livro de Mórmon diz sobre o nascimento do Salvador.

9

1 Néfi 10:4

“Sim, seiscentos anos depois de meu pai ter deixado Jerusalém, o Senhor Deus levantaria um profeta entre os judeus — um Messias, ou, em outras palavras, um Salvador do mundo.”

10

1 Néfi 11:18–20

18 E disse-me ele: Eis que a virgem que vês é a mãe do Filho de Deus, segundo a carne.

19 E aconteceu que eu a vi ser arrebatada no Espírito. E depois de haver sido ela arrebatada no Espírito por um certo espaço de tempo, o anjo falou-me, dizendo: Olha!

20 E eu olhei e tornei a ver a virgem carregando uma criança nos braços.”

11

2 Néfi 25:19

“Pois de acordo com as palavras dos profetas, o Messias virá seiscentos anos depois da época em que meu pai deixou Jerusalém; e de acordo com as palavras dos profetas e também com a palavra do anjo de Deus, seu nome será Jesus Cristo, o Filho de Deus.”

Maria segura o recém-nascido Jesus Cristo em um estábulo
12

Mosias 15:1

“E então Abinádi lhes disse: Quisera que compreendêsseis que o próprio Deus descerá entre os filhos dos homens e redimirá seu povo.”

13

Mosias 15:11

“Eis que vos digo que quem tenha ouvido as palavras dos profetas, sim, de todos os santos profetas que profetizaram sobre a vinda do Senhor, digo-vos que todos aqueles que tenham escutado suas palavras e acreditado que o Senhor redimiria seu povo e hajam esperado ansiosamente pelo dia da remissão de seus pecados, eu vos digo que estes são a sua semente, ou seja, os herdeiros do reino de Deus.”

14

Alma 7:10

“E eis que nascerá de Maria, em Jerusalém, que é a terra de nossos antepassados, sendo ela uma virgem, um vaso precioso e escolhido; e uma sombra a envolverá; e conceberá pelo poder do Espírito Santo e dará à luz um filho, sim, o Filho de Deus.”

15

Helamã 14:4

“Portanto, haverá um dia e uma noite e um dia, como se fosse um só dia e não houvesse noite; e isso vos será por sinal; pois vereis o nascer e também o pôr-do-sol; portanto, saber-se-á com certeza que se terão passado dois dias e uma noite, muito embora não haja escuridão durante a noite. E essa noite precederá o seu nascimento.”

Saiba mais sobre nossas crenças