Quinze escrituras sobre o nascimento de Jesus Cristo
O Natal é mais do que apenas uma época para dar presentes, pendurar decorações festivas e desfrutar refeições deliciosas. Também é uma oportunidade de expressar gratidão pela vida de Jesus Cristo. Estes versículos da Bíblia pregam sobre o nascimento de Jesus e Seu amor pela humanidade.
Versículos de Natal da Bíblia
Mateus 1:23
“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e chamá-lo-ão pelo nome de Emanuel, que traduzido é: Deus conosco.”
Mateus 2:1–2
“1 E tendo nascido Jesus em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém,
2 Dizendo: Onde está aquele que é nascido Rei dos Judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos adorá-lo.”
Mateus 2:9–10
“9 E tendo eles ouvido o rei, foram-se; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino.
10 E vendo eles a estrela, alegraram-se muito com grande alegria.”
Mateus 2:11
“E entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe, e prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, lhe ofertaram dádivas: ouro, incenso e mirra.”
Lucas 2:1–5
“1 E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse.
2 (Este primeiro alistamento foi feito quando Quirino era governador da Síria),
3 E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade.
4 E subiu também José da Galileia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi),
5 Para alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.”
O nascimento de Cristo é contado na Bíblia
José, um carpinteiro, levou sua esposa, Maria, à cidade de Belém, a fim de participar de um censo. Maria estava “grávida”, prestes a milagrosamente dar à luz a Jesus Cristo, o filho de Deus (ver Lucas 2:1–6).
Como todas as estalagens estavam ocupadas, José e Maria ficaram em um estábulo. Maria deu à luz a Jesus “e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura” (ver Lucas 2:7).
Um anjo apareceu aos pastores nas proximidades declarando “boas novas de grande alegria”. O anjo disse a eles que o Filho de Deus havia nascido, e eles se apressaram para encontrar seu Salvador recém-nascido (ver Lucas 2:8–16).
Posteriormente, os magos do oriente foram guiados por uma nova estrela no céu para que encontrassem Jesus. Eles “prostrando-se, o adoraram” e ofertaram a Ele dádivas de ouro, incenso e mirra (ver Mateus 2:1–12).
Hoje em dia é comum darmos presentes de Natal, mas a parte mais importante do Natal é lembrar-nos de Jesus Cristo, que nasceu há muito tempo para nos salvar (ver Mateus 1:21).
Ouça o que os missionários têm a dizer.
Lucas 2:6–7
“6 E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz.
7 E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.”
Lucas 2:8–14
“8 Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho.
9 E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor.
10 E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo.
11 Pois, hoje na cidade de Davi, vos nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
12 E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura.
13 E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo:
14 Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens!”
Lucas 2:15–16
“15 E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber.
16 E foram apressadamente, e acharam Maria, e José, e o menino deitado na manjedoura.”
Versículos de Natal do Livro de Mórmon
Assim como a Bíblia, o Livro de Mórmon é um volume de escrituras que ensina sobre Jesus Cristo. Os dois livros podem ajudar você a se aproximar mais de Jesus. Leia para ver o que o Livro de Mórmon diz sobre o nascimento do Salvador.
1 Néfi 10:4
“Sim, seiscentos anos depois de meu pai ter deixado Jerusalém, o Senhor Deus levantaria um profeta entre os judeus — um Messias, ou, em outras palavras, um Salvador do mundo.”
1 Néfi 11:18–20
“18 E disse-me ele: Eis que a virgem que vês é a mãe do Filho de Deus, segundo a carne.
19 E aconteceu que eu a vi ser arrebatada no Espírito. E depois de haver sido ela arrebatada no Espírito por um certo espaço de tempo, o anjo falou-me, dizendo: Olha!
20 E eu olhei e tornei a ver a virgem carregando uma criança nos braços.”
2 Néfi 25:19
“Pois de acordo com as palavras dos profetas, o Messias virá seiscentos anos depois da época em que meu pai deixou Jerusalém; e de acordo com as palavras dos profetas e também com a palavra do anjo de Deus, seu nome será Jesus Cristo, o Filho de Deus.”
Mosias 15:1
“E então Abinádi lhes disse: Quisera que compreendêsseis que o próprio Deus descerá entre os filhos dos homens e redimirá seu povo.”
Mosias 15:11
“Eis que vos digo que quem tenha ouvido as palavras dos profetas, sim, de todos os santos profetas que profetizaram sobre a vinda do Senhor, digo-vos que todos aqueles que tenham escutado suas palavras e acreditado que o Senhor redimiria seu povo e hajam esperado ansiosamente pelo dia da remissão de seus pecados, eu vos digo que estes são a sua semente, ou seja, os herdeiros do reino de Deus.”
Alma 7:10
“E eis que nascerá de Maria, em Jerusalém, que é a terra de nossos antepassados, sendo ela uma virgem, um vaso precioso e escolhido; e uma sombra a envolverá; e conceberá pelo poder do Espírito Santo e dará à luz um filho, sim, o Filho de Deus.”
Helamã 14:4
“Portanto, haverá um dia e uma noite e um dia, como se fosse um só dia e não houvesse noite; e isso vos será por sinal; pois vereis o nascer e também o pôr-do-sol; portanto, saber-se-á com certeza que se terão passado dois dias e uma noite, muito embora não haja escuridão durante a noite. E essa noite precederá o seu nascimento.”