Quatro maneiras de encontrar paz em tempos difíceis

Nos momentos difíceis, a vida pode parecer insuportável. Mas Deus sabe pelo que você está passando. Ele pode ajudá-lo a encontrar a verdadeira paz.

Um homem abraça Jesus enquanto eles caem no chão

A vida é cheia de desafios, e às vezes pode ser difícil encontrar a verdadeira paz. Os acontecimentos da vida e os assuntos atuais podem ser uma fonte de medo, tristeza e ansiedade. Voltar-se para Deus não vai necessariamente livrá-lo de sua dor, mas pode ajudá-lo a encontrar um pouco de consolo.

1

Volte-se para Jesus

Nos momentos difíceis, pode ser complicado imaginar que alguém entenda nossos desafios. Podemos nos sentir desesperançados, isolados e vencidos pelo desespero. Mas há uma pessoa que entende tudo o que você está sentindo. Jesus vivenciou toda a sua dor e todo o seu medo. Ele conhece suas preocupações e ansiedades, e pode ajudá-lo a passar por elas. Ele viveu, sofreu e morreu por cada um de nós para que nunca tenhamos que ficar sozinhos.

Você pode encontrar mais paz ao estender a mão para Jesus e deixar algumas de suas preocupações com Ele. Ele pode ajudá-lo a carregá-las quando você não se sentir forte o suficiente. Jesus quer que você seja feliz — Ele sempre está ao seu lado para oferecer apoio nos momentos difíceis.

2

Ouça o Espírito Santo

Jesus também pode enviar o Espírito Santo, ou Santo Espírito, para consolá-lo. Às vezes, o Espírito Santo pode chegar como um sentimento caloroso ou uma voz tranquilizadora em sua mente. Você já teve algum pensamento ou sentimento que o fez sentir paz ou o ajudou a tomar uma decisão difícil? É assim que o Espírito Santo fala conosco.

Em outras ocasiões, o Espírito Santo pode inspirar outras pessoas a ajudá-lo. Deus às vezes nos usa para ajudar a compartilhar o amor que Ele tem por Seus filhos. Se você se sentir inspirado a servir a alguém, isso pode ser o Espírito Santo incentivando-o a estender a mão.

3

Estude as escrituras

Você também pode encontrar paz ao estudar a palavra de Deus nas escrituras. O estudo das escrituras pode ser um bom momento para refletir sobre seu relacionamento com Deus e lembrar-se de Suas promessas a você.

Clique para ler alguns versículos inspiradores da Bíblia e do Livro de Mórmon.

Versículos inspiradores para sentir o amor de Deus

Isaías 41:10

“Não temas, porque eu estou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.”

1 Néfi 17:13

“E serei também vossa luz no deserto; e prepararei o caminho a vossa frente, se guardardes meus mandamentos.”

1 Pedro 5:7

“Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.”

Alma 37:36

“Sim, e roga a Deus por todo o teu sustento; sim, que todos os teus feitos sejam para o Senhor e, aonde quer que fores, que seja no Senhor; sim, que todos os teus pensamentos sejam dirigidos ao Senhor, sim, que o afeto do teu coração seja posto no Senhor para sempre.”

João 14:27

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vô-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.”

Mosias 24:14

“E também aliviarei as cargas que são colocadas sobre vossos ombros, de modo que não as podereis sentir sobre vossas costas enquanto estiverdes no cativeiro; e isso eu farei para que sejais minhas testemunhas no futuro e para que tenhais plena certeza de que eu, o Senhor Deus, visito meu povo nas suas aflições.”

Filipenses 4:13

“Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.”

Mateus 11:28–30

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.”

Mórmon 5:23

“Não sabeis que estais nas mãos de Deus?”

João 16:33

“Tenho-vos dito essas coisas para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflição, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”

4

Estenda a mão a outras pessoas

Amigos e entes queridos podem ser uma maravilhosa fonte de apoio e compaixão. Quando você se sente com medo ou sobrecarregado, conversar com outras pessoas pode ajudar a aliviar parte da pressão.