O Espírito Santo

O Espírito Santo nos consola, ajuda-nos a reconhecer a verdade e testifica de Jesus. Saiba mais sobre o Espírito Santo e como Ele pode ajudá-lo na vida.

Nuvens e luz brilhando, representando a presença do Espírito Santo

Qual é papel do Espírito Santo?

O Espírito Santo é uma testemunha de Deus e de Jesus Cristo. Ele confirma a veracidade do evangelho de Jesus. Como um personagem de Espírito, Ele Se comunica conosco com uma “voz mansa, de perfeita suavidade, semelhante a um sussurro que [penetra] até o âmago da alma” (Helamã 5:30).

Orienta

O Espírito pode nos guiar ao longo da vida. Quando pedimos a ajuda a Deus em espírito de oração, Seu Santo Espírito “[nos] mostrará todas as coisas que [devemos] fazer” (2 Néfi 32:5). Uma das maneiras pelas quais Deus Se comunica conosco é por meio do Espírito Santo. O Espírito Santo fala à nossa mente e ao nosso coração por meio de pensamentos e sentimentos.

Consola

Antes de ser crucificado, Jesus prometeu a Seus seguidores que o Pai lhes enviaria o Consolador, ou o Espírito Santo (ver João 14:26–27). Um dos papéis do Espírito Santo é oferecer consolo e paz. O Espírito Santo nos consola quando estamos com medo, quando nos sentimos solitários ou sobrecarregados e nos enche de “esperança e perfeito amor” (Morôni 8:26).

Muda o coração

O Espírito pode mudar e purificar seu coração. Cada um de nós enfrenta dificuldades muito pessoais e imperceptíveis. Podemos sentir raiva, mágoa, inveja ou muitos outros sentimentos difíceis causados por muitas situações. Por meio de nossa fé em Jesus, o Espírito Santo pode purificar nosso coração e mudar nossas atitudes. Pode nos ajudar a perdoar as pessoas, substituir a raiva pelo amor e nos tornar mais semelhantes a Jesus.

Confirma a verdade

O Espírito Santo pode ajudá-lo a “saber a verdade de todas as coisas” (Morôni 10:5). Ele testifica do Pai Celestial e de Jesus Cristo, bem como de Seu papel divino, do amor de Deus e de todas as outras verdades eternas. Você pode sentir o Espírito Santo confirmar a verdade em seu coração e em sua mente ao estudar as escrituras e orar pedindo entendimento.

Como posso sentir a influência do Espírito Santo em minha vida?

Qualquer pessoa pode sentir a influência e o poder do Espírito Santo ao procurar fazer o bem e se esforçar para seguir o exemplo de Jesus Cristo. Atividades como a oração, a leitura da palavra de Deus, a frequência à igreja e o serviço ao próximo muitas vezes convidam a influência do Espírito Santo. As escrituras explicam sobre como permanecer com o Espírito Santo.

Seja humilde

As pessoas humildes reconhecem o poder de Deus e colocam Sua vontade em primeiro lugar, acima de suas próprias vontades. Isso convida o Espírito a estar presente na vida delas. O Livro de Mórmon aconselha: “Que vos humilheis perante o Senhor, e invoqueis o seu santo nome, e vigieis e oreis continuamente, para não serdes tentados além do que podeis suportar; e serdes assim conduzidos pelo Santo Espírito” (Alma 13:28).

Tenha fé

A Bíblia ensina que “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem” (Hebreus 11:1). Ter fé vai ajudá-lo a sentir mais a influência do Espírito Santo. O Livro de Mórmon confirma: “Todos os que (…) têm fé, comungam com o Santo Espírito, que se manifesta aos filhos dos homens, segundo sua fé” (Jarom 1:4).

Lembre-se de Jesus

Jesus promete que o Espírito estará sempre com as pessoas que se lembrarem do que Ele fez por elas. O Livro de Mórmon relata como foi a visita de Jesus às Américas antigas após Sua Ressurreição. Como tinha feito em Jerusalém, Ele instituiu o sacramento (ou comunhão) entre eles e disse: “Isto fareis em lembrança de meu corpo (…). E será um testemunho ao Pai de que vos lembrais sempre de mim. E se lembrardes sempre de mim, tereis meu Espírito convosco” (3 Néfi 18:7).

O Espírito Santo é uma fonte de consolo que pode guiá-lo em direção a grandes bênçãos e confirmar verdades importantes. Ao buscar a influência do Espírito Santo, você conseguirá se aproximar de Deus e saber mais sobre Ele.

Pesquise outros assuntos