Deus responde às orações? Sim!

Deus sempre nos ouve quando oramos. As escrituras mostram inúmeros exemplos de orações que Deus ouviu e respondeu. Ele continua respondendo às nossas orações hoje. Por meio do poder da oração, você pode receber respostas para suas dúvidas e as bênçãos que Deus lhe reservou. Responder orações é uma das muitas maneiras pelas quais Deus demonstra Seu amor.

Um casal ajoelhado em oração

Deus Se interessa por sua vida

Ao saber quem você é e quem é Deus, você pode adquirir um entendimento mais profundo do poder da oração e por que ela funciona.

Deus é seu Pai

O apóstolo Paulo ensinou que somos a “geração de Deus” (Atos 17:29). Você é filho de Deus! Deus é literalmente o Pai de seu espírito. Como qualquer pai ou mãe, Ele deseja ter um relacionamento com você. Ele quer que você se comunique com Ele por meio da oração e sempre ouve quando você ora.

Deus ama você

Assim como os pais terrenos se preocupam profundamente com seus filhos, seu Pai Celestial o ama e quer que você seja feliz. Isso não significa que sua vida será sempre fácil ou alegre. Deus permitirá que você passe por dificuldades para lhe ensinar lições importantes e ajudá-lo a se tornar uma pessoa melhor. Mas Deus sempre responderá às suas orações devido ao amor infinito que tem por você e por todos os Seus filhos.

Uma mulher ora à mesa da cozinha
Conheça seis elementos essenciais da oração
Saiba mais

Deus quer abençoar você

Nosso amoroso Deus deseja que Seus filhos recebam todas as bênçãos que Ele pode lhes dar. Jesus Cristo explicou o desejo que Deus tem de responder nossas orações: “E qual dentre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? E pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, pois (…) sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem?” (Mateus 7:9–11)

Uma família ora em sua sala de estar

Deus sabe como responder às suas orações da melhor forma

Deus responderá às suas orações, mas isso não significa que Ele simplesmente lhe dará tudo o que você pedir. Como Ele sabe o que é melhor para você, Ele responderá às suas orações à maneira Dele. Esforce-se para pedir coisas que estejam em harmonia com a vontade de Deus.

Ore para saber a vontade de Deus

O objetivo da oração não é mudar a vontade de Deus ou forçá-Lo a fazer o que você quer. A oração permite que você receba as bênçãos que Deus já reservou para você. Ao orar para saber o que Deus quer que você faça e o que Ele preparou para você, você verá mais bênçãos em sua vida e receberá mais respostas para suas orações. Jesus ensinou: “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito” (João 15:7).

Ore com fé

O Novo Testamento ensina: “Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus (…) e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé” (Tiago 1:5–6). Fé é acreditar nas coisas que você ainda não consegue ver (ver Hebreus 11:1). Se você orar e acreditar sinceramente que Deus vai lhe responder, Ele o fará.

Deus quer que façamos nossa parte

Receber e reconhecer as respostas às suas orações pode exigir trabalho e paciência de sua parte.

Pergunte

Pode parecer algo simples, mas precisamos pedir a Deus as bênçãos de que precisamos. Jesus ensinou: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis” (Mateus 7:7). Quando você se esforçar sinceramente para obedecer aos mandamentos de Deus, Ele lhe dará respostas para suas orações e você estará pronto para recebê-las. Deus “escutará a oração dos justos” (Provérbios 15:29).

Jejue

O jejum é uma ferramenta poderosa para receber respostas às orações. Jejuar é ficar sem comer nem beber por um certo período de tempo. Isso mostra a Deus sua humildade e disposição de se sacrificar para receber bênçãos. Quando Jesus encontrou alguns de Seus discípulos tentando, sem sucesso, curar um menino, ele salientou que a bênção justa que eles buscavam só poderia ser obtida “pela oração e por jejum” (Mateus 17:21).

Seja paciente e fiel

Às vezes, parece que Deus não responde às orações de imediato — ou nem responde. Será que isso significa que Ele não Se importa ou não está ouvindo? De jeito nenhum. Às vezes, Deus espera para responder às nossas orações porque confia que tomaremos a decisão certa. Em outras ocasiões, Deus exige que esperemos pacientemente pela resposta para que desenvolvamos nossa fé e confiança Nele. E, em algumas ocasiões, Deus nos dá respostas, mas podem não ser o que esperávamos. Seja qual for a resposta, sinta consolo no fato de que Deus sempre ouve quando você ora e deseja o melhor para você. O Pai Celestial vai cuidar de você e ajudá-lo a se tornar a melhor versão possível de si mesmo.

Uma família é bem-vinda na igreja para aprender mais sobre Crist

Bem-vindo! Ficaríamos muito felizes em vê-lo no domingo.

Encontre uma capela perto de você

Saiba mais sobre a oração, sobre Deus e o amor que ele tem por você