Como orar

Deus é nosso amoroso Pai Celestial e Ele quer ouvir você. Você pode se achegar a Ele por meio da oração. Como filho ou filha do Pai Celestial, você pode pedir-Lhe ajuda e orientação para sua vida.

Jesus ensinando o sermão da montanha
Jesus ensinando o sermão da montanha

O Sermão da Montanha: A Oração do Senhor

Os quatro passos da oração

Deus é nosso amoroso Pai Celestial e Ele quer ouvir você. Você pode se achegar a Ele por meio da oração. Como filho ou filha do Pai Celestial, você pode pedir-Lhe ajuda e orientação para sua vida.

Você pode orar em voz alta ou mentalmente. Pode falar com Deus como falaria com qualquer outra pessoa. Suas palavras não precisam ser eloquentes nem decoradas. É mais importante abrir seu coração e não se conter. Acredite que Ele existe e que ouve você, porque Ele existe. Acredite que Ele vai ajudá-lo, porque Ele o fará.

A oração é um dos dons mais valiosos que você recebeu de seu amoroso Pai Celestial.

1

Comece sua oração

Antes de começar, encontre um lugar tranquilo onde você se sinta confortável. Uma boa maneira de começar é se dirigir nominalmente a Deus. Você pode dizer “Amado Deus”, “Amado Pai Celestial”, “Nosso Pai que estás nos céus”, ou simplesmente “Deus”.

2

Converse com Deus

Fale com o coração e compartilhe suas esperanças e desejos, bem como suas preocupações e problemas. Você pode pedir-Lhe ajuda, orientação, perdão ou cura. Confie a Ele tudo o que está em sua mente, reconhecendo que a sabedoria e o tempo Dele são maiores do que os seus. Você pode perguntar o que Ele quer que você faça.

Compartilhe com Deus seus sentimentos sobre outras pessoas. Ore pelas necessidades delas, ou pergunte como pode amá-las e ajudá-las.

Expresse gratidão a Deus por todas as bênçãos em sua vida. Até mesmo os problemas podem ser uma bênção. Eles nos ajudam a nos sentir humildes, o que mantém nosso coração e mente mais abertos às respostas de Deus.

3

Encerre sua oração

Após dizer tudo o que gostaria, você pode terminar sua oração, dizendo: “Em nome de Jesus Cristo. Amém.”

Fazemos isso porque Jesus nos ordenou a orar em Seu nome, e tudo o que fazemos deve ser feito em nome Dele.

4

Aja de acordo com seus desejos justos

Este ditado é sábio: “Ore como se tudo dependesse do Senhor e trabalhe como se tudo dependesse de você”. Muitas vezes, é colocando o evangelho em prática que obtemos orientação e ajuda de Deus.

Quando orar

Oração nunca é demais. Deus quer ouvir quando você está feliz, triste, ou se apenas precisa de alguém com quem conversar. Você pode orar sempre que sentir vontade ou precisar. Na verdade, se você não sentir vontade de orar ou sentir que Deus não quer ouvi-lo, essa pode ser uma das melhores ocasiões para orar.

Porque, se désseis ouvidos ao Espírito que ensina o homem a orar, saberíeis que deveis orar.” — 2 Néfi 32:8

Ore individualmente e com outras pessoas

Você deve falar com Deus individual e regularmente. Mas ore com outras pessoas também — durante as reuniões de adoração, antes de uma refeição e na oração familiar. Uma pessoa geralmente faz a oração em favor do grupo enquanto outras ouvem com respeito, pensam nas palavras que estão sendo ditas e mostram que estão de acordo dizendo “amém” no final da oração.

Ore durante o dia

Em Salmos 55:17, o rei Davi disse que iria orar “de tarde e de manhã e ao meio dia”. Os horários habituais para a oração pessoal são: ao começar o dia pela manhã, antes de cada refeição e antes de dormir à noite. No entanto, orar fora desses horários nunca é errado. Deus está sempre nos ouvindo, para que possamos “[orar] sem cessar” (1 Tessalonicenses 5:17).

Ore em situações especiais

Há momentos que exigem orações extras — como orações para cura, proteção ou necessidades urgentes. O jejum (ficar sem comer ou beber, com um propósito, por um período de tempo) em conjunto com a oração ajuda a mostrar a Deus sua sinceridade e dá força espiritual.

Como receber respostas para nossas orações

Deus promete que quando nos achegarmos a Ele em oração, Ele nos responderá e dará orientação.

Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.” — Mateus 7:7

Deus fala a nós por intermédio do Espírito Santo, por meio de bons pensamentos e ideias, assim como sentimentos consoladores e de paz. Quando sentimos essas coisas, significa que Deus está nos incentivando, mostrando a verdade e nos dando orientação.

Cada pessoa sente o Espírito Santo à sua própria maneira. Na Bíblia, Ele com frequência é descrito como uma “voz mansa e delicada” (ver 1 Reis 19:11–12), que quase parece sussurrar à mente.

Muitas vezes, Deus responde às nossas orações por meio de outras pessoas. Ele pode colocá-las em nossa vida no momento certo, para que deem ou sejam a resposta que procuramos. Nós também podemos receber respostas às orações, ao ler o que Seus profetas ensinaram na Bíblia e no Livro de Mórmon. Quando oramos e lemos esses livros, o Espírito Santo pode nos dar ideias e orientação personalizada. Reservar tempo para estudar Sua palavra também é uma maneira de mostrarmos a Deus que verdadeiramente desejamos ouvir Sua resposta.

Artigos relacionados