Como orar

Orar é mais fácil do que você imagina. Deus existe e Ele ouvirá e responderá suas orações.

Os quatro passos da oração

Deus é nosso amoroso Pai Celestial e Ele quer ouvir você. Você pode se achegar a Ele por meio da oração. Como filho ou filha do Pai Celestial, você pode pedir-Lhe ajuda e orientação para sua vida.

Você pode orar em voz alta ou mentalmente. Pode falar com Deus como falaria com qualquer outra pessoa. Suas palavras não precisam ser eloquentes nem decoradas. É mais importante abrir seu coração e não se conter. Acredite que Ele existe e que ouve você, porque Ele existe. Acredite que Ele vai ajudá-lo, porque Ele o fará.

1. Comece a orar

Antes de começar, encontre um lugar tranquilo onde você se sinta confortável. Uma boa maneira de começar é se dirigir nominalmente a Deus. Você pode dizer “Amado Deus”, “Amado Pai Celestial”, “Nosso Pai que estás nos céus”, ou simplesmente “Deus”.

2. Converse com Deus

Fale com o coração e compartilhe suas esperanças e desejos, bem como suas preocupações e problemas. Você pode pedir-Lhe ajuda, orientação, perdão ou cura. Confie a Ele tudo o que está em sua mente, reconhecendo que a sabedoria e o tempo Dele são maiores do que os seus. Você pode perguntar o que Ele deseja que você faça.

Compartilhe com Deus seus sentimentos sobre outras pessoas. Você pode orar pelas necessidades delas, ou perguntar como pode amá-las e ajudá-las.

Expresse gratidão a Deus por todas as bênçãos em sua vida. Mesmo os desafios podem ser uma bênção. Eles nos ajudam a nos sentir humildes, o que mantém nosso coração e nossa mente mais abertos às respostas de Deus.

3. Encerre sua oração

Após dizer tudo o que queria, você pode terminar sua oração, dizendo: “Em nome de Jesus Cristo. Amém”.

Fazemos isso porque Jesus é o caminho para nos conectarmos ao nosso Pai Celestial, e todas as coisas devem ser feitas em Seu nome.

4. Aja de acordo com seus desejos justos

Há sabedoria em dizer: “Ore como se tudo dependesse do senhor e trabalhe como se tudo dependesse de você”. Muitas vezes, é colocando o evangelho em prática que obtemos orientação e ajuda de Deus.

Ficaríamos felizes em orar com você

Receber respostas para as nossas orações

Deus promete que quando nos achegarmos a Ele em oração, Ele nos responderá e dará orientação.

Deus se comunica conosco por intermédio do Espírito Santo, por meio de bons pensamentos e ideias, assim como sentimentos consoladores e de paz. Quando sentimos essas coisas, isso significa que Deus está nos incentivando, mostrando a verdade e nos dando orientação.

Cada pessoa sente o Espírito Santo a sua própria maneira. Na Bíblia, Ele com frequência é descrito como uma “voz mansa e delicada” (ver 1 Reis 19:11–12), que quase parece sussurrar à mente.

Muitas vezes, Deus responde nossas orações por meio de outras pessoas. Ele pode colocá-las em nossa vida no momento certo, para que deem ou sejam a resposta que procuramos. Nós também podemos receber respostas às orações, ao ler o que Seus profetas ensinaram na Bíblia e no Livro de Mórmon. Quando oramos e lemos esses livros, o Espírito Santo pode nos dar ideias e orientação personalizada. Reservar tempo para estudar Sua palavra também é uma maneira de mostrarmos a Deus que verdadeiramente desejamos ouvir Sua resposta.

Descubra o que o Livro de Mórmon diz sobre a oração

Perguntas frequentes

A Bíblia nos incentiva a orar, fornecendo muitos exemplos e conselhos sobre como fazê-lo:

Marcos 11:24

“Portanto, vos digo que tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis, e tê-lo-eis.”

Colossenses 4:2

“Perseverai em oração, velando nela com ação de graças.”

Tiago 5:16

“Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros para que sareis; a oração eficaz do justo pode muito.”

1 João 5:14

“E esta é a confiança que temos nele: que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.”

Quando Jesus Cristo estava incentivando seus discípulos a orar, Ele ofereceu uma oração para dar-lhes o exemplo. Suas palavras ficaram conhecidas como o Pai Nosso, e podemos orar usando o mesmo padrão. Começamos nos dirigindo a Deus e demonstrando gratidão, depois pedimos o que precisamos, antes de concluir nossa oração com “Amém”. Você pode encontrar esse relato em Mateus 6:9–13 e Lucas 11:1–4.

Há muitas maneiras diferentes de orar. Podemos orar individualmente ou em família. Podemos oferecer orações na hora das refeições, antes de dormir, logo pela manhã, ou a qualquer momento. A coisa mais importante é que reservamos um tempo para oferecer sinceramente nossa gratidão a Deus e pedir-Lhe ajuda.

Além da oração, a meditação pode nos ajudar a concentrar-nos em Deus e sentir o Espírito. Nesse sentido, a meditação é uma forma de oração.

Explore mais tópicos

Princípios do evangelho

Os princípios fundamentais do evangelho são: fé, arrependimento, batismo e receber do Espírito Santo.
SAIBA MAIS

Seguir Jesus Cristo

Quem é Jesus Cristo? Jesus é o Salvador do mundo. Ao segui-Lo, podemos encontrar mais paz e felicidade na vida.
SAIBA MAIS

O que a Bíblia Sagrada ensina?

A Bíblia sagrada nos ensina que ao longo da história, Deus nunca deixou de amar seus filhos.
SAIBA MAIS

O que é o Livro de Mórmon?

O Livro de Mórmon é outra testemunha de Jesus Cristo.
SAIBA MAIS
Mormon.org Chat está digitando…