Encontrar a cura por meio do perdão

O Salvador vai curar seu coração se estiver disposto a buscar a ajuda Dele para vencer suas dores. Perdoar aos outros faz parte desse processo.

Um casal perdoa e abraça

Um dos maiores dons que Deus nos deu é o nosso arbítrio. Infelizmente, algumas pessoas escolhem usar o arbítrio para magoar outras pessoas. Quando isso acontece, parte do processo de cura é perdoar a pessoa que lhe magoou ou alguém que você ama.

Perdão significa abandonar o rancor, a raiva, o ressentimento e os pensamentos de vingança. Significa enxergar a pessoa que lhe magoou com compaixão — como filho(a) de Deus com o potencial de se arrepender e mudar.

Uma mulher sorri em frente ao mar

Conheça Leila: A professora que aprendeu a perdoar

Por muitos anos, Leila teve dificuldades para perdoar seu pai, que era alcoólatra e tornou sua infância uma época difícil. Mas um dia, quando ela estava orando e pensando sobre Jesus Cristo, ela entendeu que precisava aprender a perdoar.

3:09

Às vezes, as pessoas resistem à ideia do perdão porque pensam, erroneamente, que perdoar exige aceitar que o que aconteceu a elas não foi nada. Elas talvez tenham receio de que o perdão signifique que a pessoa que as magoou não precise enfrentar as consequências ou que elas vão precisar aceitar a pessoa de volta em sua vida para serem magoadas novamente. Mas o perdão possibilita a criação de limites saudáveis. Por exemplo: alguém pode perdoar um agressor sem precisar reatar o relacionamento.

Jesus Cristo ensinou que para recebermos o perdão de Deus, precisamos perdoar as outras pessoas (Mateus 6:14–15). Você pode sentir mais confiança para alcançar a graça divina para seus erros quando concede misericórdia ao próximo.

O perdão traz paz. Quando você perdoa, você abre mais espaço em sua vida para as coisas que vão lhe trazer felicidade em vez de miséria. Esses passos podem ajudá-lo a iniciar o caminho que conduz ao perdão:

101d086be53c11eda557eeeeac1e362b0faa7f3f
Orar
Girar

;Você não precisa confiar apenas em sua própria força. Se pedir, de forma sincera, a ajuda de Deus, você poderá ser abençoado além de sua capacidade individual.

;
Anterior
466663a2feb305132959ec188585fdcdaad70059
Lembrar-se do plano de Deus
Girar

;Gratidão por todas as vezes que Deus demonstrou perdão por seus erros pode ajudá-lo a se sentir mais disposto a estender misericórdia para outras pessoas.

;
Anterior
28e9e849480e4b6f757d9883735a9bc1b3d7c610
Redirecionar os seus pensamentos
Girar
Concentrar-se na raiva e mágoa bloqueia sua habilidade de perdoar. Quando perceber sua mente repetindo os mesmos pensamentos sobre as maneiras pelas quais alguém o magoou, esforce-se para pensar em outra coisa. Talvez você precise de uma distração para ajudá-lo, como um bom livro.
Voltar
d14b5087e7e00498101e2017dcb2e653cd252c7c
Servir ao próximo
Girar
Seguir o exemplo de serviço de Jesus pode ajudá-lo a seguir Seu exemplo de perdão. Quando você serve outras pessoas, isso o ajuda a se tornar mais semelhante ao Salvador e a desenvolver empatia. Isso torna o perdão mais fácil de ser alcançado.
Voltar
Um trajeto azul sinuoso
“Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados.”

— Lucas 6:37 (Novo Testamento)

“Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”

— Efésios 4:32 (Novo Testamento)

“Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.”

— Levítico 19:18 (Velho Testamento)

words and things

Explorar mais recursos