Como posso perdoar outras pessoas?

Não é fácil; mas, quando perdoamos, nossos fardos são removidos e sentimos mais paz.

Duas mulheres se abraçam e se perdoam

Jesus nos ensinou a perdoar

Quando ensinou o Sermão da Montanha, Jesus lembrou ao povo como eram as coisas na lei de Moisés: “Olho por olho, e dente por dente” (ver Mateus 5:38). Ele então ensinou a lei maior do perdão, a dar a outra face e a “amar [nossos] inimigos” (ver Mateus 5:39–44).

O perdão nos torna livres

Agarrar-se a sentimentos de mágoa é um lembrete constante para fazê-lo ficar aborrecido. Conflitos não resolvidos tomam muito espaço em nossa mente. Perdemos o sono por causa deles e, se não tomarmos cuidado, podemos permitir que eles prejudiquem nossos outros relacionamentos.

Recusar-se a perdoar drena nossa energia que poderia ser melhor aproveitada servindo ao próximo e enriquecendo nossa própria vida. O Livro de Mórmon ensina que “os homens existem para que tenham alegria” (2 Néfi 2:25). Como podemos ter alegria se estamos nos concentrando em sentimentos de raiva, ressentimento, amargura e vingança?

Quando decidimos perdoar, permitimos que o Espírito Santo entre em nosso coração. A felicidade é uma escolha. Não depende das ações de outras pessoas ou de que a justiça seja feita. O perdão nos torna livres.

Quando o assunto é o perdão, falar é fácil; fazer é que é difícil, especialmente se o que fizeram contra nós foi grave. Às vezes, parece que o perdão é impossível. Mas, se confiarmos no Salvador e orarmos para ter o poder de perdoar, Jesus nos ajudará. O élder Kevin R. Duncan, um líder da Igreja, disse: “Mesmo que tenhamos sido vítimas uma vez, não precisamos ser vítimas pela segunda vez carregando o fardo do ódio, da amargura, da dor [e] do ressentimento” (“O bálsamo restaurador do perdão”, A Liahona, maio de 2016, p. 33).

O perdão é diferente da confiança

Depois de perdoar alguém, pode levar muito tempo para você confiar na pessoa novamente. Tudo bem. Por exemplo, você pode perdoar alguém que lhe roubou, mas isso não significa que você vai deixar a porta destrancada. Da mesma forma, alguém que teve um relacionamento abusivo pode perdoar o agressor, mas não continuar nesse relacionamento. Devemos perdoar a todos. Mas use de sabedoria quando for decidir se deve confiar em alguém novamente.

Jesus Cristo é crucificado entre dois ladrões enquanto Sua mãe, Maria, e João, o amado, choram na cruz

O exemplo mais sublime de perdão

Quando achamos difícil perdoar, podemos olhar para o exemplo de Jesus Cristo. Até quando Ele foi pendurado na cruz com pregos nas mãos e nos pés, Ele clamou a Deus, dizendo: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem(Lucas 23:34). Talvez não saibamos perdoar nossos próprios pecados, mas Jesus sofreu por nossas “dores e aflições” (ver Alma 7:11) para que soubesse como nos ajudar. Por meio de Sua graça, podemos não apenas ser perdoados, mas também ter forças para perdoar os outros.

Descubra o que mais podemos alcançar graças a Jesus Cristo