Como posso receber o perdão de Deus?

O arrependimento traz perdão e cura graças ao poder de Jesus Cristo.

Uma mulher sentada em um penhasco com vista para o mar, refletindo sobre o perdão e o arrependimento

O que é o arrependimento?

O arrependimento é muito mais do que reconhecer os erros ou pedir desculpas. O arrependimento é uma mudança de mente e coração e inclui afastar-se do pecado e voltar-se para Deus para obter o perdão. Quando nos arrependemos, sentimos felicidade duradoura.

O arrependimento é uma oportunidade de nos tornar melhores. Deus será paciente com você à medida que você se esforçar para vencer maus hábitos e dependências, e fizer mudanças reais em sua vida. Essa mudança é possível por meio de Jesus Cristo e de Seu sacrifício. Não importa quanto tempo leve, vale a pena.

Por que preciso me arrepender?

Muitos acreditam que não há um certo ou errado absoluto. No entanto, Deus tem expectativas para nós e nos deu mandamentos. Somos todos imperfeitos e todos precisamos nos arrepender. “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23). Nossos pecados nos impedem de voltar para casa e viver com Deus.

Jesus Cristo nos deu um meio de sermos perdoados. Ele sofreu por nossos pecados para que, se nos arrependêssemos, pudéssemos nos tornar limpos novamente e ficar livres do remorso.

Ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.” — Isaías 1:18

Jesus Cristo perdoa uma mulher adúltera e diz a ela que não peque mais
Jesus Cristo perdoa uma mulher adúltera e diz a ela que não peque mais

O perdão é para todos

As bênçãos do arrependimento

O pecado é um fardo pesado que nos enche de remorso e tristeza. O arrependimento remove esses sentimentos e os substitui pela alegria. Alma, um profeta do Livro de Mórmon, descreveu sua felicidade depois que se arrependeu: “Nada pode haver tão belo e doce como o foi minha alegria” (Alma 36:21). Quando nos arrependemos plenamente, somos perdoados e curados. Sentiremos paz, alegria, liberdade e confiança.

Como faço para me arrepender?

Jesus Cristo tem poder para perdoar seus pecados. O processo de arrependimento não é complicado, mas às vezes pode ser doloroso e difícil. O Senhor declarou: “Eis que aquele que se arrependeu de seus pecados é perdoado e eu, o Senhor, deles não mais me lembro” (D&C 58:42).

O arrependimento é uma experiência pessoal com Jesus. Pode levar mais tempo para nos arrependermos de alguns pecados do que de outros. Embora o processo do arrependimento não deva ser visto como uma lista de verificação, esses princípios podem ajudá-lo se você não tiver certeza de por onde começar ou se estiver com dificuldades para ver seu progresso.

Conheça os princípios do arrependimento

Ter fé

A fé em Jesus Cristo é essencial para o arrependimento. Tenha fé no poder de Jesus Cristo de libertar você do fardo do pecado e acredite que você pode se tornar puro novamente.

Reconhecer o pecado

Reconheça que você pecou, ou seja, que de alguma forma se afastou de Deus. A mudança não pode acontecer se você se recusar a admitir que fez algo errado.

Sentir pesar

Você deve sentir verdadeiro remorso pelas coisas em sua vida que estão em conflito com a vontade de Deus. Tenha um desejo sincero de fazer mudanças. Depois que seus pecados forem perdoados, sua tristeza será substituída pela alegria.

Abandonar o pecado

A tristeza sincera deve levá-lo a parar de fazer o que é errado. Jesus convidou a mulher apanhada em adultério a mudar, dizendo: “Vai-te, e não peques mais” (João 8:11).

Confessar

Seja franco e honesto com Deus em suas orações e admita que cometeu erros. Depois de confessar seus pecados, peça ajuda. “Desta maneira sabereis se um homem se arrepende de seus pecados — eis que ele os confessará e abandonará” (D&C 58:43).

Fazer reparação

Se possível, você deve reparar os danos causados por suas ações. Se você tiver prejudicado alguém, peça perdão a essa pessoa e faça tudo o que puder para corrigir a situação.

Encha sua vida de luz

Preencha sua vida com atividades edificantes que possam fortalecê-lo. Isso inclui passar tempo com bons amigos, orar, ler as escrituras e ir à igreja. Essas atividades trazem poder espiritual e mais força para vencer as fraquezas.

Continuar a vir a Cristo

O presidente Dallin H. Oaks, da Primeira Presidência, abordou cada um dos princípios do arrependimento e disse: “Tudo isso faz parte do frequente convite encontrado nas escrituras para nos achegarmos a Cristo” (“Purificados pelo arrependimento”, Liahona, maio de 2019, p. 92). O amoroso convite do Salvador para nos arrependermos é tão importante e libertador hoje como sempre foi.

Será que pequei demais para me arrepender?

Jesus Cristo pagou o preço por todos os pecados. Talvez você ache que seus pecados são muito graves ou que cometeu o mesmo erro muitas vezes. Mas, por mais que tenhamos pecado, sempre podemos nos arrepender e ser perdoados. Alguns pecados podem ser mais fáceis de corrigir do que outros, mas Jesus Cristo preparou o caminho para o perdão total de todos os pecados. Ele está pronto para perdoar.

Saiba mais sobre o perdão