Os ensinamentos de Jesus Cristo

Durante Seu ministério na Terra, Jesus Cristo ensinou a Seus discípulos e ao povo, trazendo propósito à vida deles e à nossa hoje.

Jesus Cristo ensinando Seus discípulos no Sermão da Montanha

Os ensinamentos de Jesus: Um modelo divino

Nos ensinamentos de Jesus Cristo, encontramos o plano para nossa felicidade, nossa redenção e salvação — um modelo divino que inclui fé em Cristo, arrependimento, batismo, guardar os mandamentos de Deus, receber o Espírito Santo e perseverar até o fim. Esses são os princípios de salvação ensinados por Jesus Cristo, a base sobre a qual Seu evangelho está edificado.

As bem-aventuranças

Pouco depois de ser batizado por João Batista, Jesus ensinou Seu evangelho e mostrou como podemos ser discípulos fiéis em um sermão chamado Sermão da Montanha. Nesse extraordinário sermão, Ele ensinou a humanidade a viver como Seus discípulos.

Durante esse sermão, admirado por tantas pessoas, Jesus apresentou um novo padrão de retidão que vai muito além dos Dez Mandamentos. “Não matarás” já não bastava; Cristo exigiu que Seus seguidores rejeitassem o ódio, perdoassem ao próximo e até amassem seus inimigos. Ele pediu às pessoas que mudassem seu coração, bem como suas ações.

No Sermão da Montanha, Jesus também deu oito ensinamentos importantes chamados de bem-aventuranças. A palavra bem-aventurança significa “ventura sublime” ou “estado de completa felicidade”. As bem-aventuranças destacam as bênçãos maravilhosas que foram prometidas a nós se desenvolvermos certas características de retidão.

Clique em um resumo abaixo sobre as bem-aventuranças.

As bem-aventuranças

Bem-aventurados são os pobres em espírito

Jesus ensinando que o reino dos céus é para aqueles que se humilham.

Mateus 5:3

Bem-aventurados são os mansos.

Aqueles que são ensináveis, pacientes, longânimos, etc., têm a promessa de “herdar a terra”.

Mateus 5:5

Bem-aventurados são os misericordiosos

Jesus disse: “Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso” (Lucas 6:36), ou seja, aqueles que demonstram misericórdia também a receberão.

Mateus 5:7

Bem-aventurados os pacificadores

Jesus disse que aqueles que são pacificadores “serão chamados filhos de Deus”.

Mateus 5:9

Bem-aventurados os que choram

Jesus promete que aqueles que choram e se voltam para Ele encontrarão o consolo que buscam.

Mateus 5:4

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça

Aqueles que buscam a retidão têm a promessa de que serão atendidos por desejarem ser fiéis.

Mateus 5:6

Bem-aventurados os puros de coração

Jesus disse que aqueles que se esforçam para ter bondade no coração e na mente “verão a Deus”.

Mateus 5:8

Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça

Quando as pessoas são perseguidas por viverem em retidão, Jesus declara que “[delas] é o reino dos céus”.

Mateus 5:10

As parábolas de Jesus

Por causa da compaixão e do entendimento divino de Cristo, Ele foi capaz de compreender de maneira inigualável aqueles a quem ensinou e falar com persuasão usando palavras simples e também por meio de parábolas. O uso de parábolas era um método didático extremamente eficiente que se encaixava na tradição de Sua época, e essas histórias simples e memoráveis representam um terço de Seus ensinamentos encontrados na Bíblia.

A extraordinária eficácia das parábolas deve-se ao fato de elas conterem várias camadas de significado e poderem ser entendidas em diferentes níveis, dependendo da preparação espiritual e da sensibilidade do leitor. Suas parábolas ensinam lições importantes que ainda são aplicáveis hoje em dia.

Clique em um resumo abaixo sobre as parábolas de Jesus.

As parábolas de Jesus

Os trabalhadores da vinha

Jesus ensinou que todos os que decidirem se achegar a Ele e trabalhar em Sua obra terão a oportunidade de receber as mesmas bênçãos (ver Mateus 20:1–6).

O servo impiedoso

Jesus nos ensinou a importante lição do perdão, quando perguntou: “Não devias tu igualmente ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?” (Mateus 18:33).

O bom samaritano

Jesus disse que devemos amar nosso próximo, e a parábola do bom samaritano nos ensina que nosso próximo pode ser qualquer pessoa, inclusive estranhos ou adversários (ver Lucas 10:25–37).

A ovelha perdida

Toda pessoa que se voltar para Cristo receberá sua amorosa aceitação, não importando o que ela tenha feito (ver Lucas 15:11–32).

Os milagres de Jesus

Por meio de Suas ações e especificamente Seus milagres, Jesus ensinou lições importantes sobre a fé, a bondade e a capacidade de Deus de fazer grandes coisas com nossas ofertas mais humildes. Por exemplo, quando uma multidão de 5 mil homens e um número desconhecido de mulheres e crianças se reuniram ao redor Dele perto de Betsaida, Jesus Cristo alimentou a todos com dois peixes e cinco pães.

Surgiram também outras oportunidades semelhantes de ensinar — às vezes por meio de milagres e, às vezes, por meio de Suas ações — quando Ele encontrou leprosos, homens ricos, a mulher na fonte e os fariseus. Ele ensinou em reuniões religiosas e sociais, ensinou entre os aflitos ao curá-los, ensinou entre os poderosos ao repreendê-los e ensinou entre os pecadores ao perdoá-los.

Jesus continua a realizar milagres até hoje. Os relatos de Seus milagres inspiradores podem nos ajudar a nos aproximar Dele. À medida que O conhecemos, podemos sentir os efeitos milagrosos de Seus ensinamentos e de Sua graça em nossa vida.

Veja abaixo alguns milagres de Jesus.

Os milagres de Jesus

Jesus Cristo deu visão aos cegos

“Tocou então os olhos deles, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé. E os olhos se lhes abriram. E Jesus advertiu-os severamente, dizendo: Vede que não o saiba ninguém” (Mateus 9:27–31).

Ele curou os leprosos

“E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós. E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos” (Lucas 17:12–19).

Ele curou os doentes e aflitos

“E vendo-a Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade. E pôs as mãos sobre ela, e logo ela se endireitou, e glorificava a Deus” (Lucas 13:11–17).

Ele levantou os mortos

“Eis que levavam um morto, filho único de sua mãe, que era viúva. (…) E vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores. (…) E disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o que estava morto assentou-se” (Lucas 7:12–15).

Ele transformou água em vinho

“Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. (…) E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre de cerimônias. E levaram. E (…) o mestre de cerimônias provou a água transformada em vinho não sabendo de onde viera” (João 2:3–11).

Ele andou sobre as águas

“Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, caminhando por cima do mar” (Mateus 14:25).

Ele alimentou milhares com pouca comida

“E tomando ele os cinco pães e os dois peixes, levantou os olhos ao céu, abençoou e partiu os pães, e deu-os aos seus discípulos para que os pusessem diante deles. E repartiu os dois peixes por todos; E todos comeram, e se saciaram” (Marcos 6:41–42).

Jesus Cristo: Professor que ensinou pelo exemplo

Os ensinamentos de Cristo se encontram não apenas em Suas parábolas e em Seus sermões, mas também no exemplo pessoal que Ele nos deu durante Sua vida, um exemplo de obediência, humildade e amor. As verdades eternas que Ele ensinou, tanto por palavras quanto por ações, podem influenciar nossa vida hoje tanto quanto influenciaram a vida daqueles a quem Ele ensinou primeiro durante Seu ministério na Terra. Convidamos você a se unir a nós ao nos esforçarmos para aprender Seus ensinamentos e segui-Lo.

Saiba mais sobre Jesus, Seus ensinamentos e Seu amor