A vida e a missão de Jesus Cristo

Jesus Cristo é o ser mais grandioso que já nasceu nesta Terra — nosso exemplo perfeito. Ele é o Senhor dos senhores, o Criador, nosso Salvador, e veio à Terra para que pudéssemos viver com Deus novamente.

Jesus Cristo é o Salvador e Redentor do mundo
Jesus Cristo é o Salvador e Redentor do mundo

Graças a Ele

Ele nasceu em condições humildes

Jesus nasceu da virgem Maria numa pequena vila de um lugar distante no mundo. Esse nascimento humilde concretizou o sonho e a esperança de todos nós. Ele era o Filho de Deus com conhecimento e poder infinitos, mas também mortal e suscetível à fome e dor. Jesus Cristo vivenciou plenamente os desafios e as tristezas desta vida. Ele conhece cada um de nós e nos compreende perfeitamente.

Maria, mãe de Jesus, segura seu filho recém-nascido e O envolve em panos

Preparação antecipada

Mesmo ainda rapaz, Jesus ensinou a palavra de Deus. Aos 12 anos de idade, Ele ensinou no templo, e todos os que O ouviram ficaram admirados com Seu entendimento. Quando Jesus começou Seu ministério, Ele jejuou no deserto por 40 dias. Foi tentado pelo diabo e venceu essa tentação. Ele também foi batizado no rio Jordão por João Batista. Embora Jesus não tivesse pecado, mesmo assim foi batizado por imersão para nos ensinar a respeito de obediência a Deus. Após o batismo de Jesus, Deus declarou: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”.

Ministério

Jesus curou enfermos, deu visão aos cegos e até trouxe os mortos de volta à vida. E o mais importante, Ele tornou esses milagres possíveis. Embora Suas obras fossem consideradas como blasfêmia pelos sacerdotes judeus, Jesus sempre lembrava às pessoas que Suas obras estavam alinhadas com a vontade de Deus para que “o Pai [fosse] glorificado no Filho” (João 14:13).

Jesus é também o exemplo perfeito de amor. Durante Sua vida na Terra, Ele cuidou dos pobres, curou os enfermos (ver Lucas 17:12–19) e nunca rejeitou as criancinhas (ver Mateus 19:13–14). Seu amor é infinito e está disponível a todos nós.

Jesus ensinou que devemos perdoar. Mesmo quando morreu na cruz, Jesus perdoou as pessoas que O mataram.

Jesus realizou milagres

Jesus curou os enfermos, andou sobre as águas, levantou os mortos, acalmou o mar e transformou água em vinho. Esses milagres cumpriram antigas profecias e manifestaram Sua divindade. Eles também mostram a infinita compaixão de Jesus Cristo por nós. Com segurança, podemos saber que Ele é nosso Deus e tem poder sobre todas as Suas criações. Podemos ter fé Nele para realizar milagres em nossa vida hoje.

Os milagres de Jesus

Deu visão ao cego

“Tocou então os olhos deles, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé. E os olhos se lhes abriram. E Jesus advertiu-os severamente, dizendo: Vede que não o saiba ninguém” (Mateus 9:27–31).

Ele curou os leprosos

“E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós. E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos” (Lucas 17:12–19).

Ele curou os doentes e aflitos

“E vendo-a Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade. E pôs as mãos sobre ela, e logo ela se endireitou, e glorificava a Deus” (Lucas 13:11–17).

Ele levantou os mortos

“Eis que levavam um morto, filho único de sua mãe, que era viúva. (…) E vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores. (…) E disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o que estava morto, assentou-se” (Lucas 7:12–15).

Ele transformou a água em vinho

“Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. (…) E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre de cerimônias. E levaram. E logo que o mestre de cerimônias provou a água transformada em vinho, não [sabia] de onde viera” (João 2:1–11).

Ele andou sobre as águas

“Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, caminhando por cima do mar” (Mateus 14:25).

Ele alimentou milhares com pouca comida

“E tomando ele os cinco pães e os dois peixes, levantou os olhos ao céu, abençoou e partiu os pães, e deu-os aos seus discípulos para que os pusessem diante deles. E repartiu os dois peixes por todos; E todos comeram, e se saciaram” (Marcos 6:34–44).

Ensinamentos divinos

Jesus foi o maior mestre que já viveu. Ele costumava usar parábolas, ou histórias, para ensinar lições importantes com as quais ainda podemos aprender hoje.

As parábolas de Jesus

Os trabalhadores da vinha

Jesus ensinou que todos os que decidirem se achegar a Ele e trabalhar em Sua obra terão a oportunidade de receber as mesmas bênçãos.

O servo impiedoso

Jesus nos ensinou a importante lição do perdão, quando perguntou: “Não devias tu igualmente ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?” (Ver Mateus 18:33.)

O bom samaritano

Jesus disse que devemos amar nosso próximo, e a parábola do bom samaritano nos ensina que nosso próximo pode ser qualquer pessoa, inclusive desconhecidos ou adversários. (Ver Lucas 10:25–37.)

O filho pródigo

Por ser o Bom Pastor, Jesus Cristo procura sinceramente todos nós — especialmente aqueles que foram separados de Seu rebanho.

Seus ensinamentos estavam muito à frente de Seu tempo. Ele nos ensinou a amar nossos inimigos. Ele nos ensinou a perdoar. Ele nos ensinou a ver as pessoas seja qual for a raça, idade, sexo ou nacionalidade. Ele nos ensinou a amar a Deus e amar ao próximo. Mas, principalmente, Ele demonstrou amor em tudo o que fez.

Jesus morreu por nós

Ao longo de Sua vida, muitos se zangaram com Jesus porque Ele condenou a hipocrisia. Ele ensinou verdades pouco conhecidas e demonstrou compaixão pelos pecadores. Jesus demonstrou um poder incrível, e alguns líderes cívicos e da igreja se sentiram ameaçados por Sua influência.

Na noite anterior à sua morte, Jesus foi ao Jardim do Getsêmani para orar. Ali, Ele sentiu o peso de todos os pecados e de todas as dores conhecidas pela humanidade. Ele sofreu por todas as pessoas que já viveram. Depois, Jesus foi traído, preso, ridicularizado, espancado e crucificado na cruz — tudo isso com a permissão Dele para cumprir a vontade de Deus. “Dou a minha vida”, disse o Senhor, “para tornar a tomá-la. Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la” (João 10:17–18). Mesmo tendo sido morto por Seu próprio povo, Ele clamou a Deus para que tivesse misericórdia deles.

Os papéis de Jesus Cristo

Jesus Se levantou dos mortos

Três dias após Sua morte, Jesus Se levantou do sepulcro e apareceu a muitos de Seus amigos e seguidores. Por Jesus ter ressuscitado, todos nós ressuscitaremos um dia. Ele rompeu as cadeias da morte para todos ao Se erguer do sepulcro naquela primeira manhã de Páscoa. Graças a Seu sacrifício e Ressurreição, podemos enfrentar nossos problemas diários com fé em nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Podemos saber que não há causas perdidas, não há finais absolutos e nenhum de nós está excluído de Seu perfeito amor e poder infinito para salvar.

Saiba mais sobre Jesus e se aproxime mais Dele