Como posso perdoar a mim mesmo?

Às vezes, continuamos a ser duros com nós mesmos durante muito tempo depois de Deus já nos ter perdoado.

Um homem com as mãos entrelaçadas, ajoelhado em oração

Jesus já sofreu por nossos pecados

Jesus sofreu por nossos pecados no Jardim do Getsêmani e na cruz no Calvário. Quando fazemos algo errado, podemos nos arrepender e nos tornar limpos novamente por causa do sacrifício de Jesus. Perdoar a nós mesmos é um ato de fé Nele.

Pois eis que eu, Deus, sofri essas coisas por todos, para que não precisem sofrer caso se arrependam.” —Doutrina e Convênios 19:16

Isso não significa que podemos fazer tudo o que quisermos, porque Jesus já cuidou disso. Significa que devemos ter fé e seguir em frente com nossa vida depois de nos arrependermos. Não devemos continuar pensando nos erros passados.

A culpa pode enfraquecer nosso relacionamento com Deus

Se continuarmos a deixar que a culpa nos afete depois de nos arrependermos e recebermos o perdão, podemos, na verdade, nos distanciar de Deus.

Às vezes, temos a ideia de que Deus não quer falar conosco ou que somos indignos de orar. Não é verdade. Deus ama todos os Seus filhos e está perfeitamente disposto a perdoar quando nos arrependemos sinceramente. Quando Deus perdoa, é como se o pecado nunca tivesse acontecido.

Sempre, porém, que se arrependiam e pediam perdão com verdadeiro intento, eram perdoados.” — Morôni 6:8

É importante entender que o diabo “procura tornar todos os homens tão miseráveis como ele próprio” (2 Néfi 2:27). A tristeza que vem da culpa prejudica nossa capacidade de sentir o Espírito. Deus quer que sintamos alegria quando nos arrependemos de nossos pecados e seguimos Jesus Cristo.

Aprenda a se libertar da dor e a seguir em frente

Um profeta do Livro de Mórmon chamado Enos escreveu sobre sua experiência ao pedir perdão a Deus. Ele orou o dia inteiro e a noite toda, e ouviu uma voz dizer: “Enos, perdoados são os teus pecados, e tu serás abençoado” (ver Enos 1:5). A beleza dessa história é a reação de Enos. Ele escreveu: “E eu, Enos, sabia que Deus não podia mentir; portanto, a minha culpa foi apagada” (Enos 1:6).

Enos não continuou a se concentrar em seus erros. Em vez disso, ele imediatamente começou a orar pelo bem-estar de outras pessoas. Em vez de pensar em si mesmo, ele passou a pensar nos outros. Reflita sobre o exemplo de Enos e aprenda a seguir em frente depois de se arrepender.

Perdoar a si mesmo é saudável

Perdoar a si mesmo é um conceito corroborado por profissionais de saúde física e emocional. Embora muitas vezes seja considerado uma doutrina religiosa, as pesquisas científicas respaldam os benefícios de perdoar a si mesmo.

Andrea Brandt, Ph.D. M.F. T. [Doutora em terapia do casamento e da família], disse: “Reconheça que nem todos têm consciência ou empatia suficientes para admitir que fizeram algo errado. Parabenize você mesmo por ser o tipo de pessoa que consegue reconhecer suas falhas e erros e dizer: ‘Fui eu que fiz isso, fui eu o responsável’. Você fez algo errado, sim, mas, em sua essência, você é uma pessoa boa” (When Forgiving Yourself Is the Hardest Kind of Forgiveness, Psychology Today, 2 de outubro de 2017, psychologytoday.com).

Essencialmente, ela está dizendo que lamentar ter feito algo errado é um bom indicador de nosso caráter. No entanto, ela frisou logo em seguida que “nenhum benefício, nada de bom resulta de nos apegarmos a um padrão de autopunição que só nos enfraquece. Punir-se não resolve nada. Para servir ao próximo e melhorar sua própria vida, você precisa perdoar a si mesmo”.

Se quiser saber mais sobre o perdão e o papel de Jesus Cristo nisso, convidamos você a conhecer os representantes da Igreja.

Saiba mais sobre o perdão e o amor de Deus por você