Como posso lidar com a perda de um ente querido?

O luto que acompanha a perda de um ente querido é tão inevitável quanto a própria morte. O luto é um processo doloroso, mas confiar em Deus pode ajudar você a passar por isso. Aqui estão quatro maneiras pelas quais a fé pode ajudar você a lidar com o luto.

Dois amigos jogam basquete
Dois amigos jogam basquete

Jornada Durante o Luto

1

Permita-se sofrer

Dor. Tristeza. Raiva. Desânimo. Esses são sentimentos naturais que temos quando lidamos com a perda de um ente querido. Nenhum desses sentimentos é errado ou mostra a falta de fé. Sentir as emoções que vêm com o luto faz parte do ser humano.

“Tudo tem o seu tempo determinado”, explica a Bíblia. “Há tempo de nascer, e tempo de morrer (…) tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de dançar” (Eclesiastes 3:1–2, 4). Saber que a morte e o luto são necessários às vezes não ameniza a dor, mas pode trazer mais felicidade com o tempo. O luto não é uma fraqueza, uma imperfeição ou um sinal de transgressão. É uma parte necessária da mortalidade.

2

Expresse seus sentimentos

Deus sabe que experimentaremos tristeza nesta vida, mas não estamos destinados a passar por isso sozinhos. Ele deseja que você busque consolo. “Bem-aventurados os que choram”, ensinou Jesus, “porque eles serão consolados” (Mateus 5:4). Confiar em Deus e em outras pessoas pode aliviar sua tristeza e lhe dar apoio.

Expresse seu sofrimento a Deus

Antes de levantar Lázaro dos mortos, Jesus orou a Deus, Seu Pai, pedindo forças e orientação. Expresse o que está em sua alma a Deus em oração. Ele vai ajudá-lo a sentir Sua paz e Seu amor.

Expresse seu luto aos amigos

Quando Lázaro, amigo de Jesus, adoeceu e morreu, a comunidade foi até sua casa para “consolar” (João 11:19) suas irmãs Marta e Maria. Aceite o serviço e os ouvidos atentos das pessoas ao seu redor que desejam ajudar. É importante compartilhar sua perda, sua dor e sua raiva quando você estiver pronto. Marta expressou sua frustração pelo fato de Jesus ter estado fora quando Lázaro morreu. Jesus mostrou Seu amor por ela e choraram juntos.

3

Faça perguntas e procure respostas

Lidar com a morte pode nos aproximar de Deus, mas também pode nos levar a questionar Seu plano. Podemos levar nossas perguntas a Deus em oração. Temos a promessa: “Pedi, e dar-se-vos-á” (Mateus 7:7).

Nas escrituras sagradas, Deus fornece respostas a muitas perguntas difíceis sobre a vida e a morte. Aqui estão algumas perguntas que talvez você tenha, juntamente com as respostas encontradas na Bíblia Sagrada e no Livro de Mórmon:

4

Tenha fé

Deus sabe como você está se sentindo. Ele chora com você quando se entristece, porque Ele o ama. Ele quer que você seja feliz — e Ele tornou isso possível.

O Espírito Santo traz paz

O Espírito Santo é chamado de Consolador na Bíblia. O Espírito Santo tem o poder de “consolar todos os tristes” (Isaías 61:2). As pessoas que vivenciam esse consolo divino o descrevem como calor, plenitude, calma e paz. É o cumprimento da promessa de Jesus: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou” (João 14:27).

Jesus venceu a morte por todos nós

Por causa do sacrifício e Ressurreição de Jesus Cristo, “a sepultura não tem vitória e o aguilhão da morte é desfeito em Cristo. Ele é a luz e a vida do mundo; sim, uma luz sem fim, que nunca poderá ser obscurecida; sim, e também uma vida que é infinita, de modo que não pode mais haver morte” (Mosias 16:8–9). Todos nós ressuscitaremos e poderemos estar com nossa família e nossos entes queridos novamente. Enquanto isso, podemos encontrar esperança e cura por meio do amor de Jesus Cristo.

Temos a promessa de alegria

A felicidade é o propósito de Deus para sua vida. Nossa felicidade não será constante, mas “Deus enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas” (Apocalipse 21:4).


A dor do luto é real — como também a paz que vem de Deus. Se você está lidando com a perda de um ente querido, cerque-se de todos os recursos para conseguir apoio e paz. Por meio da oração, do estudo das escrituras e do apoio de entes queridos, você pode encontrar a verdadeira esperança e consolo.

Encontre forças por meio de Jesus, de Seus ensinamentos e de uma comunidade amorosa