Como devo orar?

Huckleberry Finn, personagem criado por Mark Twain, estava certo quando disse: “Você não consegue mentir enquanto ora”. Quando pensamos em como orar, o mais importante é fazê-lo com honestidade e sinceridade. Se você for honesto e sincero, Deus vai compensar qualquer uma de suas limitações, como uma dificuldade para encontrar as palavras corretas ou até mesmo falta de fé.

Nas escrituras

Aarão, um antigo missionário do Livro de Mórmon, ensinou um poderoso rei a respeito de Deus. Veja as palavras do rei enquanto ele se esforçava para orar pela primeira vez.

Alma 22:18
“Ó Deus, Aarão disse-me que existe um Deus e, se existe um Deus e se tu és Deus, faze-mo saber; e abandonarei todos os meus pecados para conhecer-te.”
O rei não tinha certeza se Deus existia, mas sua oração foi sincera, e isso é o que importa.
Ele acabou recebendo uma resposta vigorosa à sua oração. Da mesma maneira, Deus vai ouvir suas orações, não importa em que ponto você esteja em sua jornada espiritual.
Ana, uma mulher fiel no Velho Testamento, orava desesperadamente por um filho.
Quando Deus respondeu à sua oração, ela se assegurou de compartilhar a gratidão que sentia:
1 Samuel 2:1
“Então orou Ana, e disse: O meu coração exulta ao Senhor, o meu poder está exaltado no Senhor (…) porquanto me alegro na tua salvação.”

Durante a oração

As orações silenciosas são uma parte importante de seu relacionamento com Deus, mas orar em voz alta pode ajudar você a concentrar seus pensamentos e perceber que você realmente está falando com Deus. Se você está aprendendo a orar (ou voltando a orar), encontre um lugar calmo e procure orar em voz alta. Afinal, a oração é a maneira como conversamos com Deus. Isso pode fazer com que suas orações pareçam menos um exercício de pensamento e mais uma conversa real. Quando você ouve a si mesmo orando, fica mais fácil saber que Deus também ouve suas orações.

Mais perguntas sobre oração

Pergunta: Por que algumas pessoas usam palavras como “Tu” e “Tua”, quando oram?
Resposta
Resposta: É apenas uma maneira de demonstrar reverência a Deus.
Voltar
Pergunta: E se eu me esquecer de um passo da oração?
Resposta
Resposta: Não tem problema. Contanto que você seja sincero, Deus preencherá as lacunas.
Voltar
Pergunta: Posso acrescentar algo a uma oração depois de terminar?
Resposta
Resposta: Continue a orar. Deus não para de ouvir só porque você disse: “Amém”.
Voltar
Pergunta: Devo orar de manhã ou à noite?
Resposta
Resposta: Tanto de manhã como à noite! A oração é uma ótima maneira de começar e encerrar seu dia.
Voltar

Explore