Obrigado! Você receberá uma mensagem de confirmação em breve.
Você receberá algumas mensagens por e-mail ou por outro serviço de mensagens (por exemplo, SMS ou WhatsApp) para confirmar sua solicitação e para ajudar você a se preparar para sua visita.
Os missionários de sua área entrarão em contato com você em breve.
Estamos muito entusiasmados para falar sobre os ensinamentos de Jesus Cristo com você. Podemos nos encontrar pessoalmente ou on-line.
Erro: O formulário não pôde ser enviado neste momento. Tente novamente ou atualize a página para recomeçar.
Embora não tenhamos certeza do que aconteceu exatamente em cada dia da Semana Santa, podemos aprender com o exemplo que Jesus Cristo deu durante todo o Seu ministério. Abra cada módulo abaixo para ter acesso a experiências diárias de aprendizado.
No Domingo de Ramos, Jesus Cristo fez Sua entrada triunfal em Jerusalém enquanto Seus seguidores acenavam com ramos de palmeiras e estendiam mantos em Seu caminho. Eles cercaram Jesus com amor e louvor, gritando “Hosana” — uma palavra que significa “salva-nos”. Muitos dos seguidores de Jesus esperavam que Ele os salvasse do governo romano, mas Seu objetivo era algo eterno. Jesus veio à Terra não para prover libertação política, mas para salvar toda a humanidade do pecado e da morte.
Ler e ponderar
Como você pode se esforçar para seguir a Jesus Cristo diariamente?
Durante o tempo que Jesus passou em Jerusalém, Ele visitou o templo. Lá, dentro da casa sagrada de Seu pai, Jesus viu vários mercadores fazendo comércio. Ele ficou consternado ao ver um local sagrado de adoração sendo profanado e transformado em “covil de ladrões” (Marcos 11:17). Falando com autoridade inconfundível, Ele ordenou que os mercadores e cambistas saíssem.
Ler e ponderar
Como você pode purificar seu próprio coração e mente em preparação para ouvir os ensinamentos de Jesus?
Em Jerusalém, Jesus Cristo estava cercado de apoiadores e também de críticos. Como o Mestre dos mestres, Ele nunca desperdiçou a oportunidade de compartilhar a verdade eterna. Na Sua última semana de vida, Ele compartilhou alguns de Seus ensinamentos mais importantes. Mas Suas palavras não se destinavam apenas às pessoas presentes naquela ocasião. Seus ensinamentos durante todo o Seu ministério podem abençoar nossa vida também. Assista a algumas de Suas parábolas abaixo.
Ler e ponderar
Como você pode aplicar as lições das escrituras à sua própria vida?
Lembre-se de Jesus Cristo nesta época do ano
Acompanhe nossa série de WhatsApp e e-mails Por causa Dele.
Erro: O formulário não pôde ser enviado neste momento. Tente novamente ou atualize a página para recomeçar.
Durante Sua vida na Terra, Jesus Cristo ensinou a importância de amar a Deus e amar ao próximo.
“Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” — Mateus 22:37–39
Jesus ensinou que o amor a Deus e ao próximo é o alicerce de Seu evangelho. Perto do fim de Seu ministério, Ele ampliou esse ensinamento quando ensinou: “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei a vós. (…) Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (João 13:34–35). Quando amamos uns aos outros, é mais fácil ser como Jesus — somos mais pacientes, misericordiosos e compassivos com as pessoas ao nosso redor.
Ler e ponderar
Como seu amor a Deus pode ajudar você a amar e servir a outras pessoas?
Jesus celebrou o feriado sagrado da Páscoa com Seus apóstolos. Ele instituiu a sagrada ordenança do sacramento, na qual Seus discípulos foram convidados a comer e beber em lembrança Dele. Ele os ensinou sobre o poder consolador do Espírito Santo. E sabendo que Seu tempo com eles logo terminaria, Ele ordenou-lhes que amassem uns aos outros como Ele os amava. Esse amor, disse Ele, seria um sinal para as pessoas de que eles eram Seus discípulos.
Depois do que é frequentemente chamado de a Última Ceia, Jesus ordenou a Seus apóstolos que O seguissem durante a noite para um jardim tranquilo chamado Getsêmani. Apesar de seu Mestre lhes pedir que ficassem acordados com Ele, os discípulos exaustos adormeceram. Sozinho, Jesus começou a orar e logo foi tomado por uma agonia incompreensível. Ali no jardim, Ele começou o processo de tomar sobre Si os pecados e as dores do mundo. Esse foi o início de um ato de sacrifício que alcançaria sua conclusão final no dia seguinte na cruz, no Gólgota.
Mais tarde naquela noite, Judas Iscariotes traiu o Salvador entregando-O às autoridades locais, que prenderam Jesus e O levaram à casa de Caifás, o sumo sacerdote. Ali, Jesus aguardaria Seu julgamento até a manhã seguinte.
Ler e ponderar
Jesus instituiu o sacramento para que sempre nos lembrássemos Dele e de Seu sacrifício. Como você pode honrá-Lo e se lembrar Dele diariamente?
Depois de vários interrogatórios injustos, Jesus Cristo foi sentenciado à morte por crucificação. Os soldados romanos zombaram Dele, açoitaram-No e pregaram-No na cruz. Mas, em vez de condená-los, Jesus Cristo implorou a Seu Pai: “Perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23:34). Mesmo em Seu momento mais desesperador, Jesus falou sobre amor e redenção. Em Seu último suspiro, Jesus Se dirigiu a Seu Pai. “Está consumado”, disse Ele (João 19:30). Um testemunho improvável veio de um centurião romano e daqueles que estavam com ele: “Verdadeiramente este era o Filho de Deus” (Mateus 27:54). Essa percepção é tão inspiradora hoje quanto foi naquela época.
Ler e ponderar
Jesus Cristo é o exemplo supremo de perdão. Como você pode se perdoar mais e perdoar mais outras pessoas em sua vida?
É difícil imaginar a angústia que os seguidores de Jesus Cristo sentiram um dia depois de Sua morte. Na noite anterior, Seu corpo tinha sido carinhosamente preparado e levado para um sepulcro. Agora, eles começavam a tentar entender como a vida poderia continuar sem Ele. Certamente Sua morte havia tirado algo deles, mas o que haviam perdido não era nada comparado a tudo o que Sua vida tinha dado. Quer eles o compreendessem ou não, Jesus Cristo havia forjado um novo caminho para todos os que O seguiriam, iluminados por uma esperança que brilha mais do que qualquer escuridão que possamos encontrar.
Ler e ponderar
Quando Jesus ajudou você a encontrar consolo nos momentos difíceis?
De manhã cedo, Maria Madalena, amiga e seguidora de Jesus, foi até o sepulcro para cuidar do corpo de Jesus Cristo. Para seu espanto, ela encontrou o sepulcro vazio. Mais tarde, enquanto chorava do lado de fora do sepulcro, um homem se dirigiu a ela — um jardineiro, ela supôs. Mas então Ele disse seu nome: “Maria”. E ela viu. Era Jesus Cristo, vivo novamente. Saber disso era maravilhoso demais para guardar para si mesma. Sua fé a impeliu a correr alegremente para contar aos outros.
Este é um testemunho que ainda inspira as pessoas hoje em dia. Você pode saber, assim como ela, que Jesus Cristo vive. Graças a Ele, todos viverão novamente. Se seguirmos a Cristo, podemos encontrar a verdadeira felicidade na Terra e esperar ansiosamente pela alegria eterna na vida após a morte.
Agradecemos por nos acompanhar ao longo desta Semana Santa. Durante a leitura dos versículos abaixo, reflita sobre tudo que você aprendeu esta semana.
Ler e ponderar
O que você sente quando pensa na Ressurreição de Jesus Cristo?
Aproxime-se mais de Jesus Cristo durante a Semana Santa – e durante toda a semana. Os missionários podem ajudar você.
É possível mudar. Comece sua jornada hoje conversando com os missionários de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Solicite uma visita.
Obrigado! Você receberá uma mensagem de confirmação em breve.
Você receberá algumas mensagens por e-mail e outro serviço de mensagens (por exemplo, SMS ou WhatsApp) para confirmar sua solicitação e ajudá-lo a se preparar para sua visita.
Os missionários de sua área entrarão em contato com você em breve.
Estão animados para falar com você sobre os ensinamentos de Jesus Cristo. Podemos nos reunir pessoalmente ou on-line.
Erro: O formulário não pôde ser enviado neste momento. Tente novamente ou atualize a página para recomeçar.
Mateus 21:1–11
1 E quando se aproximaram de Jerusalém, e chegaram a Betfagé, ao Monte das Oliveiras, enviou então Jesus dois discípulos, dizendo-lhes:
2 Ide à aldeia que está defronte de vós, e logo encontrareis uma jumenta presa, e um jumentinho com ela; desprendei-a, e trazei-mos.
3 E se alguém vos disser alguma coisa, direis que o Senhor precisa deles; e logo os enviará.
4 Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta, que diz:
5 Dizei à filha de Sião: Eis que o teu Rei aí te vem, manso, e assentado sobre uma jumenta, e sobre um jumentinho, filho de animal sujeito ao jugo.
6 E indo os discípulos, e fazendo como Jesus lhes ordenara,
7 Trouxeram a jumenta e o jumentinho, e sobre eles puseram as suas vestes, e ele sentou-se em cima.
8 E muitíssima gente estendia as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores, e os espalhavam pelo caminho.
9 E a multidão que ia adiante, e a que o seguia, clamavam, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor; Hosana nas alturas!
10 E entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, dizendo: Quem é este?
11 E a multidão dizia: Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galileia.
Lucas 19:29–44
29 E aconteceu que, chegando perto de Betfagé, e de Betânia, ao monte chamado das Oliveiras, mandou dois dos seus discípulos,
30 Dizendo: Ide à aldeia que está defronte, e aí, ao entrar, achareis preso um jumentinho em que nenhum homem ainda se assentou; soltai-o e trazei-o;
31 E se alguém vos perguntar: Por que o soltais? assim lhe direis: Porque o Senhor necessita dele.
32 E indo os que haviam sido mandados, acharam como lhes dissera.
33 E soltando o jumentinho, seus donos lhes disseram: Por que soltais o jumentinho?
34 E eles disseram: O Senhor necessita dele.
35 E trouxeram-no a Jesus; e lançando sobre o jumentinho as suas vestes, puseram Jesus em cima.
36 E indo ele, estendiam no caminho as suas vestes.
37 E quando já chegava perto da descida do Monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos, regozijando-se, começou a dar louvores a Deus em alta voz, por todas as maravilhas que tinham visto,
38 Dizendo: Bendito o Rei que vem em nome do Senhor; paz no céu, e glória nas alturas!
39 E disseram-lhe dentre a multidão alguns dos fariseus: Mestre, repreende os teus discípulos.
40 E respondendo ele, disse-lhes: Digo-vos que, se estes se calarem, logo as pedras clamarão.
41 E quando já ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela,
42 Dizendo: Ah! se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! mas agora isso está encoberto aos teus olhos.
43 Porque dias virão sobre ti, em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te apertarão de todos os lados;
44 E te derrubarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem; e não deixarão em ti pedra sobre pedra, porquanto não conheceste o tempo da tua visitação.
Marcos 11:15–18
15 E foram a Jerusalém; e Jesus, entrando no templo, começou a expulsar os que vendiam e compravam no templo; e derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas.
16 E não consentia que ninguém levasse qualquer vaso pelo templo.
17 E os ensinava, dizendo: Não está escrito: A minha casa será chamada por todas as nações casa de oração? Mas vós a tendes feito covil de ladrões.
18 E os escribas e principais dos sacerdotes, tendo ouvido isso, buscavam ocasião para o matar; pois eles o temiam, porque toda a multidão estava admirada acerca da sua doutrina.
Mateus 22:36–40
36 Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
38 Este é o primeiro e grande mandamento.
39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Mateus 25:34–45
34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
35 Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
36 Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.
37 Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
38 E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
39 E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
40 E respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
42 Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
43 Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; enfermo, e na prisão, não me visitastes.
44 Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
45 Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos não o fizestes, não o fizestes a mim.
João 15:9–12
9 Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei neste meu amor.
10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; como eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.
11 Tenho-vos dito essas coisas, para que a minha alegria permaneça em vós, e a vossa alegria seja completa.
12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
Mateus 22:34–40
34 E os fariseus, ouvindo que fizera emudecer os saduceus, reuniram-se todos;
35 E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo:
36 Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
38 Este é o primeiro e grande mandamento.
39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Lucas 22:14–20, 39–54
14 E chegada a hora, pôs-se à mesa, e com ele, os doze apóstolos.
15 E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça;
16 Porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus.
17 E tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós;
18 Porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus.
19 E tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.
20 Semelhantemente tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós.
39 E saindo, foi, como costumava, para o Monte das Oliveiras; e também os seus discípulos o seguiram.
40 E quando chegou àquele lugar, disse-lhes: Orai, para que não entreis em tentação.
41 E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e pondo-se de joelhos, orava,
42 Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice, porém não se faça a minha vontade, senão a tua.
43 E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia.
44 E posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor fez-se como grandes gotas de sangue, que corriam até o chão.
45 E levantando-se da oração, veio para os seus discípulos, e achou-os dormindo de tristeza.
46 E disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos, e orai, para que não entreis em tentação.
47 E estando ele ainda a falar, eis que chegou a multidão; e um dos doze, que se chamava Judas, ia adiante deles, e chegou-se a Jesus para o beijar.
48 E Jesus lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho do Homem?
49 E os que estavam com ele, vendo o que ia suceder, disseram-lhe: Senhor, feriremos à espada?
50 E um deles feriu o servo do sumo sacerdote, e cortou-lhe a orelha direita.
51 E respondendo Jesus, disse: Deixai-os; basta. E tocando-lhe a orelha, o curou.
52 E disse Jesus aos principais dos sacerdotes, e capitães do templo, e anciãos, que tinham ido contra ele: Saístes, como contra um salteador, com espadas e varapaus?
53 Tendo estado todos os dias convosco no templo, não estendestes as mãos contra mim, porém esta é a vossa hora e o poder das trevas.
54 Então, prendendo-o, o conduziram, e o puseram na casa do sumo sacerdote. E Pedro seguia-o de longe.
Mateus 26:36–57
36 Então chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani, e disse aos discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou ali orar.
37 E levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito.
38 Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo.
39 E indo um pouco mais para adiante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; porém, não seja como eu quero, mas como tu queres.
40 E voltou para os seus discípulos, e achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo?
41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.
42 E indo uma segunda vez, orou, dizendo: Meu Pai, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade.
43 E voltando, achou-os outra vez adormecidos; porque os seus olhos estavam pesados.
44 E deixando-os, voltou, e orou pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras.
45 Então chegou junto dos seus discípulos, e disse-lhes: Dormi agora, e repousai; eis que é chegada a hora, e o Filho do Homem será entregue nas mãos dos pecadores.
46 Levantai-vos, partamos; eis que se aproxima o que me trai.
47 E estando ele ainda a falar, eis que chegou Judas, um dos doze, e com ele uma grande multidão com espadas e varapaus, enviada pelos principais dos sacerdotes e pelos anciãos do povo.
48 E o que o traía tinha-lhes dado um sinal, dizendo: O que eu beijar é ele; prendei-o.
49 E logo, aproximando-se de Jesus, disse: Eu te saúdo, Rabi. E beijou-o.
50 Jesus, porém, lhe disse: Amigo, a que vieste? Então, aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus, e prenderam-no.
51 E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou da espada e, ferindo o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe uma orelha.
52 Então Jesus disse-lhe: Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão.
53 Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e ele me daria mais de doze legiões de anjos?
54 Como, pois, se cumpririam as escrituras, que dizem que assim convém que aconteça?
55 Então disse Jesus à multidão: Saístes com espadas e varapaus para me prender como a um salteador? Todos os dias me assentava junto de vós, ensinando no templo, e não me prendestes.
56 Mas tudo isso aconteceu para que se cumpram as escrituras dos profetas. Então todos os discípulos, deixando-o, fugiram.
57 E os que prenderam Jesus o conduziram ao sumo sacerdote, Caifás, onde os escribas e os anciãos estavam reunidos.
Mateus 26:59–75
59 E os principais dos sacerdotes, e os anciãos, e todo o Sinédrio buscavam falso testemunho contra Jesus, para o poderem matar,
60 Mas não o achavam, apesar de se apresentarem muitas testemunhas falsas; mas por fim chegaram duas falsas testemunhas,
61 E disseram: Este disse: Eu posso derrubar o templo de Deus, e reedificá-lo em três dias.
62 E levantando-se o sumo sacerdote, disse-lhe: Não respondes coisa alguma ao que estes depõem contra ti?
63 Jesus, porém, guardava silêncio. E insistindo o sumo sacerdote, disse-lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus.
64 Disse-lhe Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que de agora em diante vereis o Filho do Homem assentado à direita da majestade divina, e vindo sobre as nuvens do céu.
65 Então o sumo sacerdote rasgou as suas vestes, dizendo: Blasfemou; para que precisamos ainda de testemunhas? Eis que bem ouvistes agora a sua blasfêmia.
66 Que vos parece? E eles, respondendo, disseram: É réu de morte.
67 Então cuspiram-lhe no rosto; e uns lhe davam socos, e outros o esbofeteavam,
68 Dizendo: Profetiza-nos, Cristo, quem é o que te bateu?
69 E Pedro estava assentado fora, no pátio, e aproximou-se dele uma criada, dizendo: Tu também estavas com Jesus, o galileu.
70 Mas ele negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes.
71 E saindo para o vestíbulo, viu-o outra criada, e disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o Nazareno.
72 E ele negou outra vez com juramento, dizendo: Não conheço tal homem.
73 E daí a pouco, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente também tu és deles, pois a tua fala te denuncia.
74 Então começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem. E imediatamente o galo cantou.
75 E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E saindo dali, chorou amargamente.
Mateus 27:1–61
1 E chegando a manhã, todos os principais dos sacerdotes, e os anciãos do povo formavam juntamente conselho contra Jesus, para o matarem;
2 E levaram-no manietado, e entregaram-no ao governador Pôncio Pilatos.
3 Então Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, devolveu, arrependido, as trinta moedas de prata aos principais dos sacerdotes e aos anciãos,
4 Dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo.
5 E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se, e foi enforcar-se.
6 E os principais dos sacerdotes, tomando as moedas de prata, disseram: Não é lícito colocá-las no cofre das ofertas, porque são preço de sangue.
7 E tendo deliberado em conselho, compraram com elas o campo do oleiro, para sepultura dos estrangeiros.
8 Por isso foi chamado aquele campo, até o dia de hoje, Campo de Sangue.
9 Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias: Tomaram as trinta moedas de prata, preço do que foi avaliado, que os filhos de Israel avaliaram,
10 E deram-nas pelo campo do oleiro, segundo o que me ordenou o Senhor.
11 E foi Jesus apresentado ao governador, e o governador o interrogou, dizendo: És tu o Rei dos Judeus? E disse-lhe Jesus: Tu o dizes.
12 E sendo acusado pelos principais dos sacerdotes e pelos anciãos, nada respondeu.
13 Disse-lhe então Pilatos: Não ouves quanto testificam contra ti?
14 E nem uma palavra lhe respondeu, de sorte que o governador estava muito maravilhado.
15 Ora, por ocasião da festa, costumava o governador soltar um preso, escolhendo o povo aquele que quisesse.
16 E tinham então um preso bem conhecido, chamado Barrabás.
17 Portanto, reunindo-se eles, disse-lhes Pilatos: Qual quereis que vos solte? Barrabás, ou Jesus, chamado Cristo?
18 Porque sabia que por inveja o haviam entregado.
19 E estando ele assentado no tribunal, mandou sua mulher dizer-lhe: Não entres na questão desse justo, porque num sonho muito sofri por causa dele.
20 Mas os principais dos sacerdotes e os anciãos persuadiram a multidão que pedisse Barrabás e matasse Jesus.
21 E respondendo o governador, disse-lhes: Qual desses dois quereis vós que eu solte? E eles disseram: Barrabás.
22 Disse-lhes Pilatos: Que farei então de Jesus, chamado Cristo? Disseram-lhe todos: Seja crucificado.
23 O governador, porém, disse: Pois que mal fez ele? E eles clamavam ainda mais, dizendo: Seja crucificado.
24 Então Pilatos, vendo que nada conseguia, antes o tumulto crescia, pegando água, lavou as mãos diante da multidão, dizendo: Estou inocente do sangue deste justo; isso é convosco.
25 E respondendo todo o povo, disse: O seu sangue seja sobre nós e sobre nossos filhos.
26 Então soltou-lhes Barrabás, e tendo mandado açoitar Jesus, entregou-o para ser crucificado.
27 E logo os soldados do governador, conduzindo Jesus ao Pretório, reuniram junto dele toda a coorte.
28 E, despindo-o, o cobriram com uma capa escarlate;
29 E, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça, e em sua mão direita uma cana; e ajoelhando-se diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, Rei dos judeus!
30 E cuspindo nele, tiraram-lhe a cana, e batiam-lhe com ela na cabeça.
31 E depois de o haverem escarnecido, tiraram-lhe a capa, vestiram-lhe as suas vestes e o levaram para ser crucificado.
32 E quando saíam, encontraram um homem cireneu, chamado Simão, a quem constrangeram a levar a sua cruz.
33 E chegando ao lugar chamado Gólgota, que quer dizer: Lugar da Caveira,
34 Deram-lhe a beber vinagre misturado com fel; mas, provando-o, não quis beber.
35 E havendo-o crucificado, repartiram as suas vestes, lançando sortes, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta: Repartiram entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica lançaram sortes.
36 E assentados, o guardavam ali.
37 E por cima da sua cabeça puseram escrita a sua acusação: ESTE É JESUS, O REI DOS JUDEUS.
38 E foram crucificados com ele dois salteadores, um à direita, e outro à esquerda.
39 E os que passavam blasfemavam dele, meneando a cabeça,
40 E dizendo: Tu, que destróis o templo, e em três dias o reedificas, salva-te a ti mesmo; se és Filho de Deus, desce da cruz.
41 E da mesma maneira também os principais dos sacerdotes, com os escribas, e anciãos, e fariseus, escarnecendo, diziam:
42 Salvou outros, a si mesmo não pode salvar-se. Se é o Rei de Israel, desça agora da cruz, e creremos nele.
43 Confiou em Deus; livre-o agora, se o ama; porque disse: Sou Filho de Deus.
44 E do mesmo modo o injuriaram também os salteadores que estavam crucificados com ele.
45 E desde a hora sexta houve trevas sobre toda a terra, até a hora nona.
46 E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?
47 E alguns dos que ali estavam, ouvindo isso, diziam: Este chama por Elias.
48 E logo um deles, correndo, tomou uma esponja, e encheu-a de vinagre, e pondo-a numa cana, dava-lhe de beber.
49 Os outros, porém, diziam: Deixa, vejamos se Elias vem livrá-lo.
50 E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito.
51 E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras.
52 E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados,
53 E saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos.
54 E o centurião e os que com ele guardavam Jesus, vendo o terremoto, e as coisas que haviam sucedido, tiveram grande temor, e disseram: Verdadeiramente este era o Filho de Deus.
55 E estavam ali olhando de longe muitas mulheres que tinham seguido Jesus desde a Galileia, servindo-o,
56 Entre as quais estavam Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu.
57 E caindo já a tarde, chegou um homem rico de Arimateia, por nome José, que também era discípulo de Jesus.
58 Este chegou a Pilatos, e pediu-lhe o corpo de Jesus. Então Pilatos mandou que o corpo lhe fosse dado.
59 E José, tomando o corpo, envolveu-o num fino e limpo lençol,
60 E o pôs no seu sepulcro novo, que havia lavrado numa rocha; e revolvendo uma grande pedra para a porta do sepulcro, foi-se.
61 E estavam ali Maria Madalena e a outra Maria, assentadas defronte do sepulcro.
João 14:15–16, 26–27
15 Se me amais, guardai os meus mandamentos.
16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre:
26 Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vô-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
Mateus 27:55–61
55 E estavam ali, olhando de longe, muitas amulheres que tinham seguido Jesus desde a Galileia, servindo-o,
56 Entre as quais estavam Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago e de aJosé, e a mãe dos filhos de Zebedeu.
57 E caindo já a tarde, chegou um homem rico de Arimateia, por nome aJosé, que também era bdiscípulo de Jesus.
58 Este chegou a Pilatos, e apediu-lhe o corpo de Jesus. Então Pilatos mandou que o corpo lhe fosse dado.
59 E José, tomando o corpo, envolveu-o num fino e limpo lençol,
60 E o pôs no seu sepulcro novo, que havia lavrado numa rocha; e revolvendo uma grande apedra para a porta do bsepulcro, foi-se.
61 E estavam ali Maria Madalena e a outra Maria, assentadas adefronte do sepulcro.
João 14:26–27
26 Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vô-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
João 20:1–18
1 E no primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra já tirada do sepulcro.
2 Correu, pois, e foi a Simão Pedro, e ao outro discípulo, a quem Jesus amava, e disse-lhes: Levaram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram.
3 Então Pedro saiu com o outro discípulo, e foram ao sepulcro.
4 E estes dois corriam juntos, porém o outro discípulo correu mais apressadamente do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro.
5 E abaixando-se, viu ali os lençóis; todavia não entrou.
6 Chegou, pois, Simão Pedro, que o seguia, e entrou no sepulcro, e viu ali os lençóis,
7 E que o lenço, que tinha sido posto sobre a sua cabeça, não estava com os lençóis, mas enrolado num lugar à parte.
8 Então entrou também o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro e viu, e creu.
9 Porque ainda não tinham compreendido a escritura, que era necessário que ele ressuscitasse dos mortos.
10 Retornaram, pois, os discípulos para casa.
11 E Maria estava chorando fora, junto ao sepulcro. Estando ela, pois, chorando, abaixou-se para o interior do sepulcro.
12 E viu dois anjos vestidos de branco, assentados onde jazera o corpo de Jesus, um, à cabeceira e outro, aos pés.
13 E disseram-lhe eles: Mulher, por que choras? Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram.
14 E tendo dito isso, voltou-se para trás, e viu Jesus em pé, porém não sabia que era Jesus.
15 Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei.
16 Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni! (que quer dizer Mestre).
17 Disse-lhe Jesus: Não me toques, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, e para meu Deus e vosso Deus.
18 Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos que vira o Senhor, e que ele lhe dissera essas coisas.
1 Coríntios 15:20–22
20 Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.
21 Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.
22 Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.