Cinco chaves para se criar uma família forte

Criar uma família é muito gratificante, mas também pode ser difícil, principalmente no mundo de hoje. Seus filhos podem enfrentar decisões mais difíceis do que vocês enfrentaram em sua juventude. Aqui estão cinco maneiras de fortalecer e proteger sua família em meio a provações e desafios difíceis.

Um pai segura carinhosamente o rosto do filho
1

Ensine bons valores

Em Provérbios 22:6, lemos: “Instrui a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele”. É sua responsabilidade como pai ou mãe ensinar a seus filhos bons valores e princípios. Ensine a eles sobre Deus e o quanto Ele os ama. Ensine a eles que a honestidade é a melhor política. Ensine a eles a Regra de Ouro: tratar os outros como gostaria de ser tratado.

Valores claramente definidos ajudam a orientar nossas escolhas. À medida que seus filhos crescem, eles enfrentarão grandes desafios. Ensine-lhes a se apegarem firmemente aos padrões estabelecidos por Deus em relação a sexo, drogas, finanças, educação, etc. Você não conseguirá protegê-los de todas as situações que eles venham a enfrentar. O que você pode fazer é ensiná-los o certo e o errado. Explique que todas as escolhas, sejam boas ou más, têm consequências. Ao longo da vida de seus filhos, certifique-se de que eles saibam que você os ama, não importa o que aconteça, e ouça atentamente quando eles fizerem perguntas.

Uma família tem um bom tempo junta
2

Faça uma reunião familiar semanal

Os santos dos últimos dias reservam uma noite por semana para a reunião familiar. Talvez, você já tenha ouvido falar da noite familiar. Nessas noites, os membros da família passam um tempo juntos, aprendem o evangelho, fazem um lanche e se divertem. A noite familiar pode ser adaptada a seus filhos, não importa a idade que tenham. As criancinhas podem gostar de cantar, assistir a um vídeo edificante ou encenar histórias da Bíblia para que os demais adivinhem. As crianças mais velhas talvez prefiram uma aula mais formal, seguida de um jogo de vôlei, boliche ou uma caminhada.

3

Orem juntos em família

Como diz o ditado: “A família que ora unida, permanece unida”. Deus abençoa as famílias que oram unidas com mais paz, amor e harmonia no lar. A oração familiar também é uma ótima maneira de ajudar as crianças menores a desenvolver o hábito de orar individualmente. Às vezes, agendas atarefadas podem dificultar a oração em família. Mas vale a pena o esforço. Tente escolher um momento em que geralmente estão juntos, como a hora das refeições ou antes de dormir.

4

Frequentem a Igreja juntos

As famílias se beneficiam tanto do aspecto espiritual como do aspecto social de ir à igreja. Na igreja, seus filhos aprenderão tudo sobre os ensinamentos de Jesus e como aplicá-los à vida deles. Eles também podem fazer amigos que tenham as mesmas crenças e que podem ser uma boa influência quando eles enfrentarem a pressão dos colegas e outras decisões difíceis. Os princípios aprendidos na Igreja ajudam a reforçar os valores ensinados em casa, como a honestidade e a bondade. É um compromisso de tempo, mas Deus nos abençoa quando o aceitamos.

5

Leia a palavra de Deus

Ao ler as escrituras em família, você convidará o Espírito a estar em sua casa. A Bíblia Sagrada e o Livro de Mórmon prestam testemunho de Jesus Cristo e ensinam lições valiosas sobre fé e sobre como vencer desafios. Embora tenham acontecido há muito tempo, essas histórias ainda são relevantes hoje. Ajude seus filhos a compreender que podem encontrar coragem, inspiração e orientação nas escrituras. Deus vai abençoar sua família quando lerem juntos.

Cremos em criar famílias fortes por meio do evangelho de Jesus Cristo.