Por que a oração familiar é tão importante?

Você pode se comunicar com Deus, seu Pai Celestial, por meio da oração. Deus e Seus líderes inspirados têm aconselhado as famílias a orar juntas com frequência. Orar em família vai ajudá-lo a se aproximar de Deus e uns dos outros.

Um casal e seus filhos cruzam os braços em oração

O poder da oração

A oração traz bênçãos e paz ao seu lar

Deus “é galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6). Seu Pai Celestial quer realizar seus desejos justos. Jesus ensinou: “Orai ao Pai no seio de vossa família, sempre em meu nome, a fim de que vossas mulheres e vossos filhos sejam abençoados” (3 Néfi 18:21). Quando você ora em família, o Espírito Santo pode produzir sentimentos de consolo e um espírito de amor em seu lar. A oração familiar pode aliviar a tensão e trazer felicidade eterna para sua família. Pode ajudar você e o restante de sua família a se tornarem mais pacientes, bondosos, misericordiosos e humildes.

A oração fortalece sua família

Deus Se importa com você e sua família e espera que vocês se aproximem Dele por meio da oração em família. Orar em família aproxima você de Deus e uns dos outros. Quando você se ajoelha com sua família para orar, está fazendo mais do que falando com Deus. Vocês estão demonstrando fé. Vocês estão servindo a Deus por meio de suas orações. Orar em família fortalece seu amor quando oram uns pelos outros. As orações familiares podem abençoar seus filhos por muitas gerações.

A oração abençoa as outras pessoas

Quando sua família ora unida, lembrem-se das necessidades de outras pessoas. Ajude seus familiares a perceber que há pessoas ao seu redor que estão tristes, são menos afortunadas ou precisam de ajuda. Estejam atentos às autoridades que têm grandes responsabilidades e orem por elas. Por meio da oração, sua família pode olhar para o mundo externo e desenvolver um amor mais profundo por todas as pessoas.

Uma família ora em sua sala de estar

Oração diária com sua família

Aprenda a orar em família

A oração não precisa ser formal, eloquente ou memorizada. Podemos falar com Deus como falaríamos com qualquer outra pessoa. Ele quer que você fale com Ele sinceramente, de coração. Para começar sua oração, dirija-se a Deus dizendo: “Querido Pai Celestial”. E então converse com Deus. Expresse gratidão, diga a Ele como se sente e peça bênçãos que você ou seus filhos precisam. E então termine sua oração dizendo: “Em nome de Jesus Cristo. Amém”.

Quando orarem juntos em família, escolham uma pessoa para fazer a oração e peçam a todos que se ajoelhem, inclinem a cabeça com reverência e ouçam enquanto essa pessoa ora. Ensine os outros membros de sua família a orar e revezem-se orando todos os dias.

Orar com frequência

Deus nos aconselhou: “Clamai a ele em vossas casas, sim, por todos os de vossa casa, tanto de manhã, como ao meio-dia e à noite” (Alma 34:21). Esta vida é cheia de desafios, decisões difíceis e tentações. Ele quer que oremos a Ele com frequência para que Ele possa estar sempre conosco e com aqueles a quem mais amamos. Em outras palavras, “deixai que se encha o vosso coração, voltado continuamente para ele em oração” (Alma 34:27). Tenha a meta de orar em família pelo menos uma vez por dia e incentive os outros membros de sua família a orar individualmente também.

A oração também é uma maneira de agradecer a Deus pelas bênçãos que temos. Reservar um tempo para refletir com um coração cheio de gratidão nos ajuda a sentir o amor de Deus por nós e por nossa família.

Orar juntos

Encontre momentos em que possam orar juntos regularmente — seja antes do desjejum, logo após o jantar ou antes de dormir. Façam da oração familiar uma prioridade. Quando você e sua família oram a Deus “com toda a energia de seu coração” (Moroni 7:48), sua família pode receber forças para resistir às provações e aos desafios que muitas vezes separam muitas famílias. Você pode encher-se do amor de Deus uns pelos outros e pelas pessoas ao seu redor.

Conheça maneiras de fortalecer cada membro de sua família.