Os Dez Mandamentos

Deus nos deu mandamentos, ou regras, para seguir a fim de que vivamos uma vida mais feliz. Os Dez Mandamentos se aplicam a nós hoje como na época de Moisés. Seria sábio não apenas aprendê-los, mas também vivê-los.

Moisés guarda os 10 mandamentos

De onde os Dez Mandamentos vieram?

Depois que Deus libertou a antiga Israel da escravidão e os tirou do Egito por meio da liderança de Moisés, Ele deu a eles leis para seguirem. Dez leis muito importantes podem ser encontradas em Êxodo 20, na Bíblia. Elas são conhecidas como os Dez Mandamentos, e Deus ainda espera que Seus filhos as sigam. Elas se aplicam a cada um de nós.

1

“Não terás outros deuses diante de mim.” — Êxodo 20:3

Deus deseja o melhor para você. Se você colocar algo acima de Deus em sua vida, será mais difícil para Ele abençoá-lo.

2

“Não farás para ti imagem de escultura.” — Êxodo 20:4

Qualquer coisa que você adora mais do que a Deus é uma “imagem de escultura”. Carros, roupas, esportes e até mesmo nosso trabalho são coisas perigosas para adorar porque podem ser tiradas de nós e proporcionam apenas alegria e satisfação temporárias. Deus está sempre pronto para nos ajudar e é a fonte de felicidade duradoura.

3

“Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão.” — Êxodo 20:7

Isso pode significar usar o nome de Deus em vão, ou pode significar que você diz que é cristão, mas não vive ou age como Jesus gostaria que você agisse.

4

“Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.” — Êxodo 20:810

O domingo, ou o Dia do Senhor, é um dia em que todos podemos ir à igreja, adorar a Deus e aprender a ser pessoas e cristãos melhores. Santificar o Dia do Senhor significa fazer o melhor que pudermos para nos lembrar de Jesus Cristo ao longo do dia.

5

“Honra teu pai e tua mãe.” — Êxodo 20:12

É importante mostrar respeito a nossos pais. Esse respeito pode ser diferente para cada pessoa, mas devemos sempre tentar amar e cuidar daqueles que cuidaram de nós primeiro.

6

“Não matarás.” — Êxodo 20:13

Uma regra simples, porém, importante para qualquer pessoa.

7

“Não adulterarás.” — Êxodo 20:14

O homem e a mulher fazem promessas um ao outro quando se casam. Essas promessas são importantes, e quebrá-las causa profunda tristeza. O cumprimento dessas promessas ajuda o homem e a mulher a ter um casamento e uma vida feliz.

8

“Não furtarás.” — Êxodo 20:15

É importante para Deus que Seus filhos sejam honestos uns com os outros. Pegar qualquer coisa que não pertença a você é roubar e é contra o mandamento Dele.

9

“Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.” — Êxodo 20:16

Se você mente para alguém ou simplesmente omite a verdade, você está prestando “falso testemunho” e pode prejudicar outras pessoas. Mesmo que sua mentira não seja descoberta, você será prejudicado espiritualmente e se distanciará de Deus.

10

“Não cobiçarás.” — Êxodo 20:17

Cobiçar significa ter tanta inveja de algo que alguém tem que você quer ter aquilo desesperadamente. A cobiça torna a pessoa infeliz e a impede de colocar Deus em primeiro lugar. Esse mandamento ajuda você a não cair nesse mau hábito.

Saiba mais sobre a Bíblia, Deus e Seu amor