Dez dicas para o estudo da Bíblia

A Bíblia tem muito a ensinar a cada um de nós. Aqui estão algumas dicas e estratégias para ajudar você a tirar o máximo de seus ensinamentos.

Uma mulher aprende sobre a Bíblia
1

Comece seu estudo com uma oração

Não importa quando ou onde você estude, é sempre uma boa ideia começar seu estudo com uma oração sincera. Seja sincero ao se dirigir a Deus. Depois, peça-Lhe sabedoria e entendimento ao ler. Peça orientação específica para sua vida. Quando terminar sua oração, diga “em nome de Jesus Cristo, amém”. Orar antes de estudar mostra a Deus que somos humildes e queremos Sua ajuda e orientação.

2

Você não precisa começar do início

A Bíblia é um livro muito longo, mas você pode começar quase de qualquer lugar. Por exemplo, se você quiser aprender sobre Jesus, pode começar com os evangelhos — Mateus, Marcos, Lucas e João — encontrados no Novo Testamento. Ou pode escolher um assunto ou personagem específico para estudar.

3

Escolha um assunto relevante para você

Há algum assunto sobre o qual está curioso? Graça, arrependimento, perdão ou força durante os desafios? Procure versículos específicos sobre qualquer assunto que escolher e estude cada um deles. Você também pode começar com os recursos encontrados no site da Igreja, que listam assuntos comuns e versículos relacionados às escrituras. Você pode então usar as palavras relacionadas para expandir seu estudo.

4

Conheça um personagem

Escolha uma pessoa ou grupo de pessoas na Bíblia e leia todos os versículos que encontrar sobre elas. Tente entender o contexto de cada versículo. Faça perguntas a si mesmo para ajudá-lo a conhecer essas pessoas melhor, como por exemplo: “Como essa pessoa conhece Jesus? Qual era o relacionamento deles? O que eu tenho em comum com essa pessoa? O que posso aprender com a vida dela?”

5

Escreva o que aprender

Não se esqueça das coisas que a Bíblia tem para ensinar a você ou das coisas que o Espírito Santo lhe ensina por meio de seu estudo. Use um diário ou caderno para anotar as ideias que você tiver ao ler. Quanto mais respeito mostrarmos pelas coisas que aprendemos, mais Deus vai querer compartilhá-las conosco.

6

Ouça a Bíblia on-line

Às vezes, todos nós precisamos de uma mudança de ritmo para nos ajudar a ver (ou ouvir) de uma perspectiva diferente. Você pode ouvir a Bíblia ao dirigir, exercitar-se ou fazer tarefas domésticas. Uma versão da Bíblia em áudio está disponível no site da Igreja. Você pode ler, ouvir e acessar guias de estudo úteis. Você também pode conversar on-line com nossos representantes sobre o download do aplicativo Biblioteca do Evangelho para dispositivos móveis que inclui a Bíblia, além de muito mais.

7

Leia ou compartilhe com outra pessoa

Seus familiares e amigos podem melhorar seu estudo. Identificamos diferentes significados ao lermos a Bíblia a partir de nosso ponto de vista. Se tiver dúvidas ou perguntas, pode conversar com eles a esse respeito. Vocês podem examinar versículos que sejam especialmente significativos. Você pode até publicar nas mídias sociais o que está aprendendo e perguntar a opinião de outras pessoas. Se você está procurando alguém com quem estudar, nossos missionários estão sempre disponíveis para estudar as escrituras com você.

8

Pesquise o que você não entende

É provável que, ao estudar a Bíblia, você se depare com termos que sejam confusos ou que simplesmente não entenda. Não hesite em pesquisar o significado de uma palavra ou frase em particular, ou mesmo de uma parábola inteira. A internet é o lar de milhões de outras pessoas que estudam a Bíblia e de muitos especialistas que podem ajudar em seu estudo.

9

Pare e ouça

É importante pesquisar e estudar a palavra de Deus, mas é igualmente importante desacelerar, acalmar a mente e ouvir. Quando reservamos um tempo para meditar depois de estudar a Bíblia, Deus pode iluminar nossa mente por meio de Seu Santo Espírito.

10

Não desanime

Aprender com a Bíblia é uma tarefa para toda a vida. Deus está satisfeito com qualquer esforço que fazemos para aprender com Suas palavras, não importa o quanto entendamos (ou não entendamos) ao lermos. Um entendimento maior virá com o tempo e o estudo consistente.

Saiba mais sobre a Bíblia, Jesus e Seus ensinamentos