O que a Bíblia ensina sobre Jesus?

A Bíblia nos ensina sobre as parábolas, os milagres de Jesus e, o mais importante, Sua vida. Ele é o exemplo perfeito para nós. Por meio da Bíblia, podemos conhecer e amar Jesus.

Uma mulher lê as escrituras em sua sala de estar

Os quatro evangelhos

A vida de Jesus Cristo está detalhada nos quatro primeiros livros do Novo Testamento, que são conhecidos como os quatro evangelhos. Cada evangelho é atribuído a um apóstolo diferente de Jesus — Mateus, Lucas, Marcos e João. Em vez de cada evangelho continuar a partir de onde o outro parou, cada apóstolo oferece um relato do ministério de Jesus na antiga Judeia. Isso significa que temos quatro perspectivas diferentes sobre a vida de Jesus Cristo, cada uma com suas próprias percepções e seus próprios pontos de vista. Juntos, eles prestam um testemunho inesquecível dos ensinamentos de Jesus, de Seu exemplo e de Seu sacrifício dado por aqueles que os vivenciaram pessoalmente.

Os ensinamentos de Jesus

Durante Sua vida, os ensinamentos de Jesus Cristo assumiram muitas formas diferentes. Às vezes, eram respostas para perguntas que faziam a Ele. Outras vezes, eram sermões que Ele fazia a Seus seguidores que estavam reunidos, como o Sermão da Montanha. Com frequência, Seus ensinamentos eram em forma de parábolas — histórias simples que Ele contava para ilustrar princípios importantes do evangelho de uma maneira que seria entendida pelos que buscavam sinceramente a verdade.

Apesar das diferentes maneiras pelas quais Ele escolheu compartilhar Sua mensagem, surgiram temas comuns. Jesus ensinou a importância de sermos justos não apenas em nossas ações, mas também em nossos pensamentos, nossos sentimentos e nossas motivações. Ele expressou a necessidade de cuidar dos mais vulneráveis dentre nós, mas condenou a hipocrisia e o orgulho. Ele glorificava continuamente Seu Pai Celestial e incentivava Seus seguidores a fortalecer seu relacionamento com Deus por meio da oração.

As parábolas de Jesus

f34f594b631bbc29dce95cf588ae1dbda2b8b115
O filho pródigo
Ler
Jesus ensina o perdão por meio da história de um pai que recebe de volta um filho rebelde.
a3bccd6cb56ef6af42d00a089f6a209fbc89020d
O bom samaritano
Ler
Jesus ensina o princípio de amar o próximo por meio da história de um homem que deixou tudo para ajudar um desconhecido que havia sido espancado e roubado.
a0c2621d7e3f8b06dc2be176f672551d097c0e9c
A parábola da ovelha perdida
Ler
Jesus ensina o valor de cada alma por meio da história do pastor que deixa suas 99 ovelhas para encontrar a que está perdida.
84e1b8408397754874573d17eb33df755d0e296d
A parábola dos talentos
Ler
Jesus ensina a importância do crescimento pessoal por meio da história de três servos que recebem presentes que devem nutrir e desenvolver.

O exemplo de Jesus

Jesus nos mostrou a maneira de viver não apenas por meio de Suas palavras, mas por meio de Suas ações. Ao ler os quatro evangelhos, você verá exemplos de Jesus usando Seu tempo para curar os enfermos, alimentar os famintos e consolar os aflitos. Ele expressou amor pelas pessoas e estava disposto a defender o que sabia ser o certo. Ao contrário de Jesus, não conseguimos viver uma vida sem pecado, mas podemos fazer o nosso melhor para seguir o exemplo que Ele nos deu.

O sacrifício de Jesus

Não importa o quanto nos esforcemos para aprender os ensinamentos de Jesus Cristo e seguir Seu exemplo, cometeremos erros. É nesse momento que o verdadeiro poder de Jesus Cristo, conforme ensinado nos quatro evangelhos, entra em vigor. Lemos em João 3:16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Os quatro evangelhos nos ensinam que, durante a última semana de Sua vida, Jesus Cristo sofreu e morreu para pagar o preço por nossos pecados. Por Ele ter feito isso, podemos nos arrepender e ser perdoados para que um dia possamos voltar à presença de Deus. Depois que Jesus Cristo morreu, Ele ressuscitou milagrosamente. Como Jesus Cristo venceu a morte, todos podemos aguardar ansiosamente pela vida após a morte. De tudo o que podemos aprender sobre Jesus na Bíblia, a realidade de Seu sacrifício é o princípio mais poderoso que podemos entender.

Depois da Ressurreição de Jesus Cristo, Ele organizou Seus discípulos para garantir que a obra de Seu evangelho continuasse. Um relato de suas viagens e experiências pode ser encontrado no Livro de Atos, que é o próximo livro logo depois dos quatro evangelhos do Novo Testamento. Mas o restante do Novo Testamento consiste em grande parte de uma série de escritos dos primeiros apóstolos. Muitas vezes são chamadas de epístolas, mas talvez seja mais fácil pensar nelas como cartas. Nessas epístolas, podemos encontrar muitos ensinamentos maravilhosos sobre Jesus Cristo dos primeiros apóstolos ao escreverem para fortalecer a fé dos primeiros conversos do cristianismo.

As epístolas do Novo Testamento

Cristo nas epístolas

2971f05f371a5c9912ad6408fc2ea517e8497bc7
1 João 4:19
Ler
“Nós o amamos porque ele nos amou primeiro.”
4fbc8ae67f97dcb8f6c598bda5174263c9bc3749
Romanos 8:16–17
Ler
“O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo.”
cbad48fee977310bef1d74257db923e7723897db
1 Coríntios 12:27
Ler
“Ora, vós sois o corpo de Cristo, e membros em particular.”
848218677ad5bb3e28f6afdece5f71710152f84b
1 João 1:7
Ler
“Porém, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado.”

O livro de Apocalipse

No Livro de Apocalipse, o apóstolo João detalha sua visão da Segunda Vinda de Jesus Cristo, quando Ele retornará à Terra em glória e estabelecerá Seu reino na Terra. Este é o momento em que todo o mundo vai saber que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Em Apocalipse 5:13, lemos: “E ouvi toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e todas as coisas que neles há, dizendo: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre”.

O Velho Testamento

Embora o Velho Testamento nunca se refira ao Salvador como “Jesus Cristo”, vemos muitos de Seus outros nomes ao longo de seus muitos livros de escrituras. Messias, Jeová, Emanuel, Redentor, Santo de Israel, Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz são apenas alguns dos nomes pelos quais Ele é identificado. Os profetas do Velho Testamento predisseram Seu nascimento, Seu ministério e Seu sacrifício de salvação. Por exemplo, no livro de Isaías, recebemos uma bela e multifacetada descrição do Messias que viria para redimir o povo de Deus. A Natividade é detalhada em Isaías 7:14, que diz:

“Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel”.

O ministério de Jesus Cristo é predito em Isaías 61:1, que diz:

“O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a apregoar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos”.

Recebemos um testemunho comovente do futuro sacrifício de Jesus em Isaías 53:4–5, que diz:

“Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Porém ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados”.

Esses versículos são apenas algumas das maneiras pelas quais o Velho Testamento nos direciona a Jesus Cristo. Na verdade, durante Seu ministério mortal, conforme detalhado no Novo Testamento, Jesus frequentemente enfatizava as próprias escrituras do Velho Testamento que Ele estava cumprindo. Suas palavras forneciam uma ponte entre as duas metades da Bíblia Sagrada, unindo-as em uma só voz, declarando que Jesus Cristo é o Filho de Deus, o Redentor de Israel e o Salvador de toda a humanidade.

Simbolismo do Velho Testamento

8dafc299ee63c1ccba9308663f3e2569b5f15e83
Abraão e Isaque
Ler
Quando Abraão se deparou com o sacrifício de seu primogênito, isso simbolizou o sacrifício incomensurável que o Pai Celestial faria por meio da morte de Seu Filho Primogênito, Jesus Cristo.
714faf5f97006a668909b3b72f24caac5a72a243
A serpente no deserto
Ler
Quando serpentes venenosas atacaram, Moisés segurou uma haste no deserto para salvar a vida dos israelitas, para a qual só precisavam olhar para serem curados. Da mesma forma, devemos olhar para Jesus Cristo como a única fonte verdadeira de salvação.
f9980efae0149739b4192d59ceb64c15312ca665
A lei de Moisés
Ler
Quando Deus instruiu Moisés a estabelecer uma lei de sacrifícios de animais entre seu povo, foi um símbolo do sacrifício que Jesus Cristo faria por nós.
82f59f7e01468d09fa417c548921219ffef40203
Jonas e o grande peixe
Ler
Quando Jonas foi tragado por um grande peixe, ele permaneceu nas entranhas dele por três dias antes de ser entregue de volta à luz do dia, lembrando-nos dos três dias em que Cristo permaneceria na sepultura antes de ressuscitar gloriosamente.

Saiba mais sobre a Bíblia, Jesus e Seus ensinamentos