Como o Livro de Mórmon pode ajudar a fortalecer minha família?

Grande alegria vem dos relacionamentos familiares. As histórias do Livro de Mórmon muitas vezes mostram os membros da família em situações desafiadoras e destacam suas reações — tanto positivas quanto negativas. O Livro de Mórmon ensina que, quando você escolhe seguir a Jesus, seu casamento pode ser mais forte, você pode ser um pai ou uma mãe melhor e pode ter uma família mais feliz.

Elcio com uma prancha de surf
Elcio com uma prancha de surf

Minha familia é uma prioridade

O casamento traz bênçãos

O casamento faz parte do plano de Deus. O casamento cria o melhor ambiente possível para a criação dos filhos. O Livro de Mórmon destaca um grupo de pessoas, por exemplo, que “casavam-se e davam-se em casamento e eram abençoados” (4 Néfi 1:11) por guardarem os mandamentos de Deus.

Casal segurando sua criança e sorrindo

Ensinar às crianças o que é certo e o que é errado

A Bíblia diz: “Instrui a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22:6). O Livro de Mórmon também incentiva os pais a criar os filhos em retidão: “Ensiná-los-eis, porém, a andarem nos caminhos da verdade e da sobriedade; ensiná-los-eis a amarem-se uns aos outros e a servirem-se uns aos outros” (Mosias 4:15).

Ensinar as crianças sobre Jesus

O Livro de Mórmon nos ensina a nos concentrar em Jesus Cristo. O profeta Néfi escreveu: “Falamos de Cristo, regozijamo-nos em Cristo, pregamos a Cristo, profetizamos de Cristo e escrevemos de acordo com nossas profecias, para que nossos filhos saibam em que fonte procurar a remissão de seus pecados” (2 Néfi 25:26). Seus filhos serão abençoados quando você lhes ensinar sobre Jesus.

José Luiz sorri ao pensar em suas bênçãos
José Luiz sorri ao pensar em suas bênçãos

Conheça a Jose Luiz e sua família

Ensinar seus filhos a amar como Jesus ama

O amor é mais do que um sentimento; é uma escolha, que é especialmente importante no casamento e nos relacionamentos familiares. “Mas a caridade é o puro amor de Cristo e permanece para sempre; e para todos os que a possuírem, no último dia tudo estará bem” (Morôni 7:47). O amor de Jesus é chamado de caridade e dura para sempre. O casamento e a família são mais fortes quando edificados sobre esse amor duradouro.

Orar com sua família

A oração é uma ferramenta poderosa para as famílias. No Livro de Mórmon, Jesus ensinou sobre a importância da oração quando disse: “Orai ao Pai no seio de vossa família, sempre em meu nome, a fim de que vossas mulheres e vossos filhos sejam abençoados” (3 Néfi 18:21).

O profeta Alma buscou a Deus em oração em favor de seu filho. Mais tarde, seu filho mudou de vida e foi perdoado (ver Alma 36:20). Ele nasceu de novo — em parte despertado pelas orações de seu pai.

O perdão em família

O casamento e os relacionamentos familiares podem ser difíceis e muitas vezes exigem perdão frequente. O Livro de Mórmon nos ensina a perdoar as pessoas: “Sim, e tantas vezes quantas o meu povo se arrepender, perdoá-lo-ei de suas ofensas contra mim. E também vos perdoareis uns aos outros vossas ofensas” (Mosias 26:30–31). Nenhum casamento ou família é perfeito; mas, se perdoarmos uns aos outros e seguirmos o exemplo de Jesus, poderemos ser mais felizes.

Descubra mais assuntos