O que é o Livro de Mórmon?

O Livro de Mórmon é outra testemunha de Jesus Cristo.

...
O Livro de Mórmon em 60 segundos. Você está preparado? Vamos lá.
1:22

Quatro coisas que todos devem saber sobre o Livro de Mórmon

O Livro de Mórmon é um registro antigo que ensina sobre Jesus. Os homens, mulheres e famílias descritas no Livro de Mórmon passaram por desafios em sua vida, assim como nós. Podemos nos identificar com suas histórias e ser inspirados a nos tornarmos melhores e a ajudarmos outras pessoas, assim como fez Jesus. Aqui estão quatro coisas que você deve saber sobre este livro sagrado:

1. O Livro de Mórmon, assim como a Bíblia, é a palavra de Deus.

Assim como Deus falou a Moisés e Noé na Bíblia, Ele também instruiu seus profetas nas Américas a manter um registro de Seus ensinamentos e de Suas leis. Seus escritos, por fim, foram compilados em um livro por um profeta chamado Mórmon. As palavras do Livro de Mórmon confirmam a vida e o ministério de Jesus, assim como o Seu ato para nos salvar do pecado e vencer a morte. Na verdade, o ponto alto do Livro de Mórmon é a visita de Jesus ao povo que vivia nas Américas antigamente.

Na Bíblia, Paulo ensinou: “Pela boca de duas ou três testemunhas será confirmada toda palavra” (2 Coríntios 13:1). Quando Deus ensina um princípio importante, Ele envia duas fontes para confirmá-lo. O Livro de Mórmon e a Bíblia são testemunhas um do outro. Sendo que muitas pessoas hoje em dia se afastam de Deus e da religião, o fato de termos mais de uma testemunha de Sua palavra pode nos ajudar a permanecer no caminho (ver 2 Néfi 29:7–8).

Descubra por si mesmo se o Livro de Mórmon é verdadeiro

2. Ele pode trazer paz e significado para sua vida

O Livro de Mórmon é um guia sobre como ter uma vida cheia de paz e felicidade.

Um apóstolo moderno, Marion G. Romney, prometeu que, ao lermos o Livro de Mórmon, “o espírito desse grande livro envolverá o lar e os que nele habitam. O espírito de reverência crescerá, assim como o respeito e a consideração mútuos. As discórdias desaparecerão. Os pais vão aconselhar os filhos com mais amor e sabedoria. Os filhos ficarão mais atentos e obedientes aos conselhos dos pais. Haverá mais retidão. A fé, a esperança e a caridade — o puro amor de Cristo — serão abundantes em nosso lar e em nossa vida, trazendo consigo paz, alegria e felicidade”.

3. Milhões de pessoas já leram o Livro de Mórmon

Milhões de pessoas em todo o mundo leram o livro em sua própria língua. Eles perguntaram em oração se ele era a palavra de Deus. E receberam a resposta: “Sim!” O Livro de Mórmon promete que, se você perguntar a Deus, Ele vai responder que é verdadeiro. O que leva a outra pergunta: se você receber essa resposta de Deus, você a aceitará?

4. Podemos entregar um exemplar gratuito do Livro de Mórmon em sua casa

Se quiser um Livro de Mórmon, você pode recebê-lo sem nenhum custo. Representantes da Igreja vão entregá-lo em mãos, independentemente de onde você mora. Os missionários ficariam felizes em mostrar a você algumas de suas histórias favoritas.

Gostaríamos muito de ler o Livro de Mórmon com você

Perguntas frequentes

Aqui está um pequeno resumo dessa incrível história que se estende por mil anos:

Em suma, o Livro de Mórmon é a história de uma família. Leí era um profeta em Jerusalém. Deus ordenou a ele em um sonho que saísse de Jerusalém com sua família, pois a cidade seria conquistada. Eles atravessaram o oceano, vindo para as Américas. Lamã e Lemuel, os filhos mais velhos, não acreditaram na inspiração recebida por seu pai, Leí. Eles estavam sempre reclamando. O irmão mais novo, Néfi, tinha muita fé. Ele foi escolhido por Deus para liderar a família e ser seu mestre.

A família acabou se dividindo em dois grupos: os Nefitas e os Lamanitas. Esses grupos estavam sempre em guerra, e sua fé era constantemente testada. Essa fé preenche as páginas do Livro de Mórmon na forma de sermões vigorosos, lições de vida e experiências espirituais.

Depois que Jesus ressuscitou, Ele apareceu ao povo nas Américas. Ele os ensinou sobre o batismo e sobre o perdão. Curou os doentes e abençoou as crianças. Cristo estabeleceu Sua Igreja. Ao contrário do povo em Jerusalém, eles deram ouvidos a Jesus. Depois disso, viveram em paz por centenas de anos.

Com o passar do tempo, as pessoas perderam a fé, e a guerra se iniciou novamente, destruindo quase toda a população.

Assim como a Bíblia, o Livro de Mórmon tem muitos autores. É uma coleção de diários e histórias passadas de um escritor para outro, por um período de aproximadamente mil anos. O primeiro autor é o profeta Néfi, que saiu de Jerusalém com sua família em 600 a.C. e navegou para a América. Néfi passou o registro para seu irmão mais novo, que depois o entregou a seu filho. Cada autor passou os registros a alguém em quem confiava. Mórmon era o nome do profeta que reuniu todos os escritos em um só livro, sendo por isso chamado o Livro de Mórmon.

Em 1823, Joseph Smith foi guiado aos registros antigos e os traduziu pelo poder de Deus.

O Livro de Mórmon apoia a Bíblia e muitas vezes esclarece os ensinamentos de Jesus Cristo. Na Bíblia, tanto Marcos quanto Lucas relatam as mesmas histórias de Jesus, mas você pode aprender muito quando compara as duas perspectivas.

Juntos, o Livro de Mórmon e a Bíblia contêm milhares de anos de inspiração, orientação e instrução. Ao estudar os dois livros, você pode obter uma melhor compreensão de quem é Deus e o que Ele quer para você.

Explore mais tópicos

A Igreja de Jesus Cristo

Quando estava na Terra, Jesus Cristo estabeleceu Sua Igreja. Aquela mesma Igreja existe hoje em dia.
SAIBA MAIS

Tudo sobre os missionários

Os missionários compartilham uma mensagem de alegria sobre o plano de Deus e sobre a missão divina de Jesus Cristo.
SAIBA MAIS

Achegar-se a Deus

Ele é nosso Pai. Ele criou o mundo e todos nós. Ele nos conhece e nos ama.
SAIBA MAIS

Nossos membros e programas

A Igreja não é apenas um lugar para adorar a Deus — é também um lugar para servi-Lo.
SAIBA MAIS
Mormon.org Chat está digitando…