Oito coisas que o Livro de Mórmon ensina sobre Deus
O Livro de Mórmon, assim como a Bíblia, é um livro de escrituras que contém a palavra de Deus dada a nós por intermédio de Seus profetas. Aqui estão oito verdades preciosas que ele nos ensina sobre Deus, nosso amoroso Pai Celestial.
Deus é real.
O Livro de Mórmon testifica que Deus realmente existe. As pessoas em todo o Livro de Mórmon aprendem sobre Deus e ouvem e veem sinais Dele. Um exemplo é Néfi, um jovem rapaz que tinha “grande desejo de saber dos mistérios de Deus” (1 Néfi 2:16). Suas orações com o objetivo de conhecer Deus foram respondidas: “Eis que ele me visitou e enterneceu meu coração, de maneira que acreditei” (1 Néfi 2:16). Cada um de nós pode saber que Deus é real buscando-O por meio da oração.
A mão de Deus está em todas as coisas.
No Livro de Mórmon, um homem exigiu que o profeta Alma lhe mostrasse um sinal para provar a existência de Deus. “Todas as coisas mostram que existe um Deus”, ressaltou Alma. “Sim, até mesmo a Terra e tudo que existe sobre a sua face, sim, e seu movimento, sim, e também todos os planetas que se movem em sua ordem regular testemunham que existe um Criador Supremo” (Alma 30:44). Se a procurarmos, poderemos ver a mão de Deus em toda a beleza ao nosso redor.
Deus tem um corpo.
Deus Se manifestou ao povo do Livro de Mórmon, assim como havia se manifestado ao povo da Bíblia. O livro de Mosias nos ensina que “o homem fora criado à imagem de Deus” (Mosias 7:27). Isso significa que você foi criado para se parecer com Ele e que Ele tem um corpo físico.
Deus deseja conversar com você.
Na maioria das vezes, Deus Se comunica por meio do Espírito Santo. Mas, em algumas ocasiões, as pessoas já ouviram o próprio Deus falar; geralmente para prestar testemunho de Seu Filho, Jesus Cristo. No Livro de Mórmon, lemos a respeito de um grande grupo de pessoas que ouviu Deus proclamar: “Eis aqui meu Filho Amado, em quem me comprazo e em quem glorifiquei meu nome — ouvi-o” (3 Néfi 11:7).
Deus ama Seus filhos.
Quando um anjo perguntou a Néfi se ele conhecia “a condescendência de Deus”, ele respondeu com sinceridade: “Sei que ele ama seus filhos; não conheço, no entanto, o significado de todas as coisas” (1 Néfi 11:16–17). Podemos seguir o exemplo de Néfi e nos apegar ao conhecimento de que Deus ama todos nós, Seus filhos, e deseja o melhor para nós, apesar das incertezas que enfrentamos na vida.
O amor de Deus é perfeito.
O amor de Deus por você não depende de sua situação social, de sua origem nem do seu amor por Ele. O amor de Deus é perfeito e infinito. Ele quer que todos nos acheguemos a Ele. O Livro de Mórmon ensina que Ele “convida todos a virem a ele e a participarem de sua bondade; e não repudia quem quer que o procure, negro e branco, escravo e livre, homem e mulher; e lembra-se dos pagãos; e todos são iguais perante Deus” (2 Néfi 26:33).
Deus tem um plano para você.
Deus conhece você perfeitamente porque Ele o criou para ser como você é. Ele tem um plano para ajudá-lo a voltar a seu lar celestial e ser feliz com Ele. O Livro de Mórmon ensina que Deus criou Seus filhos “para que tenham alegria” (2 Néfi 2:25).
Deus deseja que você volte a viver com Ele.
Por meio do sacrifício do Filho de Deus, Jesus Cristo, você pode se arrepender de seus pecados e voltar à presença de Deus. O profeta Samuel, do Livro de Mórmon, ensinou: “A ressurreição de Cristo redime a humanidade (…) e leva-a de volta à presença do Senhor” (Helamã 14:17).
Tanto na Bíblia quanto no Livro de Mórmon, podemos aprender que Deus existe, que Ele o ama e que Ele tem um plano para você. Viver Seu evangelho e aprender sobre Ele vai ajudá-lo a ser feliz nesta vida e na próxima.