O que o Livro de Mórmon pode me ensinar sobre o arrependimento e o perdão?

Assim como a Bíblia, o Livro de Mórmon nos ensina sobre o arrependimento e o perdão, e por que eles são importantes.

Jesus Cristo sorrindo e convidando todas as pessoas a se achegarem a Ele
Jesus Cristo sorrindo e convidando todas as pessoas a se achegarem a Ele

Graças a Ele

O que é arrependimento?

O pecado nos torna impuros, e “nenhuma coisa impura pode herdar o reino de Deus” (Alma 40:26). Todos somos destituídos da glória de Deus. Para que possamos voltar a viver com Ele um dia, Ele providenciou um caminho para nos limparmos do pecado. Quando nos arrependemos e temos fé no Senhor Jesus Cristo, podemos “[comparecer] sem mancha (…) no último dia” (3 Néfi 27:20).

O que é perdão?

Como nosso Pai Celestial nos ama, Ele enviou Seu Filho Unigênito, Jesus Cristo, para sofrer por nossos pecados. Como Jesus deu Sua vida por nós, não teremos que sofrer por nossos pecados como Ele sofreu, se nos arrependermos. O sacrifício de Jesus “[satisfez] as exigências da justiça” (Mosias 15:9), permitindo que Deus nos perdoe misericordiosamente.

Jesus Cristo ajoelhado ora no Jardim do Getsêmani

Como posso me arrepender?

Todos podem se arrepender. Pode ser difícil fazer mudanças, mas é possível com a ajuda do Senhor. No Livro de Mórmon, o profeta Néfi ensinou que, quando o Senhor ordena que façamos algo, Ele também fornece um meio de fazê-lo: “O Senhor nunca dá ordens aos filhos dos homens sem antes preparar um caminho pelo qual suas ordens possam ser cumpridas” (1 Néfi 3:7). Deus vai ajudar você em seus esforços sinceros para seguir esses princípios de arrependimento.

Tenha fé

Ao acreditarmos em Jesus e em Seu poder de nos purificar do pecado, estaremos aptos a “exercer [nossa] fé para o arrependimento” (Alma 34:17). Tenha fé de que Jesus pode libertar você do pecado.

Reconheça o pecado e sinta tristeza

Em seguida, devemos reconhecer que pecamos e sentir verdadeiro remorso por isso. Isso deve levar a um desejo sincero de mudar. Essa tristeza pode ser dolorosa, mas o Livro de Mórmon ensina que, quando nossos pecados são perdoados, nossa tristeza será substituída por alegria (ver Alma 36:21).

Confesse seus pecados e faça a restituição

Quando nos arrependemos, devemos admitir honestamente nossos erros a Deus. No Livro de Mórmon lemos: “O que transgredir contra mim (…) se confessar seus pecados diante de ti e de mim e arrepender-se com sinceridade de coração, tu o perdoarás e eu também o perdoarei” (Mosias 26:29).

Além de confessar nossos pecados a Deus, precisamos fazer o melhor possível para restaurar tudo o que foi afetado por nossa ação — seja pedindo desculpas, dizendo a verdade ou reparando danos físicos.

Abandone o pecado e viva em retidão

O verdadeiro arrependimento envolve mudança. Quando reconhecemos nossos pecados, confessamos e nos esforçamos para fazer as coisas certas, devemos ser melhores ao seguirmos em frente. Isso significa evitar o pecado e encher nossa vida com escolhas corretas.

Nunca é tarde demais para se arrepender

Você já se perguntou se seus pecados ou erros estão além do perdão de Deus? O Livro de Mórmon contém esta promessa reconfortante do Senhor: “Sim, e tantas vezes quantas o meu povo se arrepender, perdoá-lo-ei de suas ofensas contra mim” (Mosias 26:30). Se você se arrepender sinceramente, sempre poderá ser perdoado.

Deus quer que você sinta a esperança e a alegria que vêm por receber o perdão e confiar Nele. Ao se esforçar para se arrepender de seus pecados e se tornar melhor a cada dia, você se sentirá mais próximo Dele e desfrutará mais paz em sua vida.

Descubra o Livro de Mórmon

Receba um exemplar digital gratuito do Livro de Mórmon e estude-o com os missionários por telefone ou vídeo.

Nome
Digite um e-mail válido
Sobrenome
Digite um e-mail válido
E-mail
Digite um valor
Selecione uma opção.

Descubra conteúdos relacionados