Gratidão

Quando você era criança, provavelmente uma das primeiras palavras que seus pais lhe ensinaram foi “obrigado”. Isso porque a gratidão gera poder — poder para alegrar os dias e mudar a vida das pessoas.

Um jovem sorri ao pensar em suas bênçãos

O que é gratidão?

A gratidão é simples: é reconhecer as coisas boas que nos foram dadas e agradecer por elas. A gratidão se manifesta de várias maneiras. Às vezes, é tão simples quanto um reconhecimento silencioso de como você tem sorte. Às vezes, é uma palavra gentil, um cartão de agradecimento ou uma oração a Deus.

Louvai ao Senhor. Louvai ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.” — Salmos 106:1

Por que devo ser grato?

E se você não sentir que tem muita coisa para agradecer? Não importa quem você seja, expressar gratidão realmente ajuda a colocar a vida em perspectiva. Reserve um tempo hoje para fazer uma lista de todas as bênçãos de sua vida. Algumas dessas bênçãos poderiam incluir saúde, bons relacionamentos ou o conhecimento de Deus. Seja qual for sua situação, concentrar-se no que a vida tem de bom pode ajudá-lo a se tornar uma pessoa mais feliz. Não só isso, mas demonstrar gratidão também pode ajudá-lo a desenvolver seu relacionamento com Deus ao perceber o quanto Ele já lhe deu.

“Mas aqueles que põem de lado a jarra de amargura e erguem a taça da gratidão podem encontrar uma bebida purificadora de cura, paz e compreensão”.

— Élder Dieter F. Uchtdorf, do Quórum dos Doze Apóstolos, “Gratos em quaisquer circunstâncias”, A Liahona, maio de 2014, p. 70.

Pelo que devo ser grato?

Devemos ser gratos aos pais, familiares, amigos, professores e a todos que nos ajudaram de alguma forma. Pense em todas as pequenas maneiras pelas quais outras pessoas contribuíram para seu bem-estar: talvez alguém o tenha ajudado quando você estava em uma situação difícil, ou talvez alguém tenha dito algumas palavras gentis quando você mais precisava.

Acima de tudo, devemos ser gratos a Deus. Ele nos criou e nos dá o ar que respiramos todos os dias. Ele deu Seu Filho para que pudéssemos ser perdoados de nossos erros e ser limpos. Podemos demonstrar nossa gratidão tentando ser o melhor que pudermos. Podemos continuar a cometer erros às vezes, mas é aí que entra o sacrifício de Jesus — sempre podemos tentar de novo. Não é um bom motivo para sermos gratos?

Saiba mais sobre Deus e como se aproximar Dele