Uma vida saudável

Talvez você saiba que os santos dos últimos dias não ingerem bebidas alcoólicas nem fumam. Mas você sabe por quê?

Uma família joga futebol em um parque, vivendo a Palavra de Sabedoria

O que é a Palavra de Sabedoria?

Em toda a Bíblia, Deus pediu a Seu povo que se abstivesse de certos alimentos. Hoje, não é diferente. Deus deu sábios conselhos para ajudar todos os Seus filhos a serem saudáveis. Essa revelação chama-se Palavra de Sabedoria. Ela delineia maneiras inspiradas de melhorar nosso bem-estar físico e espiritual. Nela, somos aconselhados a comer alimentos nutritivos e a evitar substâncias viciantes.

O que fazer e não fazer de acordo com a Palavra de Sabedoria

Fazer: Comer frutas e legumes

“Toda erva em sua estação e toda fruta em sua estação; todas essas para serem usadas com prudência e ação de graças” (Doutrina e Convênios 89:11).

Não fazer: Ingerir bebidas alcoólicas

“E também bebidas fortes não são para o ventre, mas para lavar vosso corpo” (Doutrina e Convênios 89:7).

Fazer: Comer carne com moderação

“Sim, também a carne de animais e a das aves do ar, eu, o Senhor, indiquei para uso do homem, com gratidão; contudo, devem ser usadas moderadamente” (Doutrina e Convênios 89:12).

Não fazer: Fumar ou usar tabaco

“E também tabaco não é para o corpo nem para o ventre e não é bom para o homem” (Doutrina e Convênios 89:8).

Fazer: Exercitar-se regularmente

“Para cuidarem bem do corpo, comam alimentos nutritivos, exercitem-se regularmente e durmam o suficiente” (Para o Vigor da Juventude [livreto, 2011], p. 25).

Não fazer: Tomar café ou chá preto

“E também bebidas quentes não são para o corpo nem para o ventre” (Doutrina e Convênios 89:9).

Fazer: Comer grãos

“Todos os grãos são indicados para uso do homem e dos animais, para ser o esteio da vida” (Doutrina e Convênios 89:14).

Não fazer: Usar drogas ilegais ou abusar de medicamentos

“Qualquer substância nociva que as pessoas introduzam no corpo não está em harmonia com a Palavra de Sabedoria. Isso se aplica especialmente às drogas ilegais, que podem destruir aqueles que se tornam viciados nelas” (Sempre Fiéis: Tópicos do Evangelho, 2004, p. 127).

Também somos incentivados a dormir o suficiente, exercitar-nos regularmente e jejuar uma vez por mês — quando nos abstemos de duas refeições consecutivas — para nos ajudar a permanecer saudáveis, praticar disciplina e nos tornar mais sintonizados espiritualmente.

As bênçãos de viver a Palavra de Sabedoria

Aqueles que seguem o conselho de Deus dado na Palavra de Sabedoria recebem a promessa de que receberão saúde, encontrarão sabedoria e “correrão e não se cansarão; e caminharão e não desfalecerão” (D&C 89:18–20).

É incrível pensar que, quando a Palavra de Sabedoria foi revelada em 1833, o mundo não entendia a ciência por trás dos efeitos de coisas como a dieta, o álcool e o tabaco. Atualmente, a lei de saúde descrita na Palavra de Sabedoria é amplamente aceita mesmo nos círculos científicos. Pesquisadores têm mostrado repetidas vezes os efeitos colaterais negativos de ingerir bebidas alcoólicas, fumar e mascar fumo, incluindo doenças como cirrose, pancreatite e muitos tipos de câncer.

Também se descobriu que as pessoas que seguem a Palavra de Sabedoria tendem a viver mais. De 1980 a 2004, a UCLA realizou um estudo com membros da Igreja que seguem as diretrizes de saúde da Palavra de Sabedoria. Os resultados do estudo de 25 anos mostraram que esse estilo de vida estava associado a uma expectativa de vida mais longa.

Um homem corre por uma rua explicando os benefícios da palavra de sabedoria

Somos incentivados a cuidar de nosso corpo porque ele é uma dádiva de Deus. Entender esse relacionamento influencia a maneira como cuidamos de nós mesmos.

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?”

1 Coríntios 6:19

Quando tratamos nosso corpo como um templo e uma dádiva dada por Deus, recebemos bênçãos emocionais e espirituais, como um relacionamento mais próximo com Deus e uma maior percepção de nossa identidade divina.

Fica claro que a saúde física e o bem-estar espiritual andam de mãos dadas. Quer ajuda para melhorar sua saúde física e espiritual? Marque uma reunião com nossos missionários. Eles podem ajudá-lo a implementar os ensinamentos da Palavra de Sabedoria para que você possa receber bênçãos maiores em sua própria vida.

Saiba mais sobre nossas crenças