O que a Bíblia ensina sobre a família?

A família está no centro do plano de Deus para a felicidade e o progresso de Seus filhos. A Bíblia Sagrada ensina que Deus estabeleceu famílias desde o princípio e nos mostra muitos exemplos de famílias fortes. Também nos ensina como ter uma família amorosa e feliz.

uma família se abraça e sorria

A primeira família: Adão e Eva

As primeiras pessoas na Terra formaram uma família. Desde o princípio, Deus abençoou e incentivou a formação de famílias, ordenando a Adão e Eva que frutificassem e se multiplicassem, e enchessem a Terra (ver Gênesis 1:28).

Honra teu pai e tua mãe

Um dos Dez Mandamentos dados a Moisés no Velho Testamento fala diretamente sobre o relacionamento entre pais e filhos: “Honra teu pai e tua mãe, para que os teus dias se prolonguem na terra que o Senhor teu Deus te dá” (Êxodo 20:12).

Jesus ensinou sobre o casamento

Jesus Cristo ensinou que o casamento é sagrado e essencial ao plano de Deus: “Desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea. Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, e serão os dois uma só carne; assim já não serão dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem” (Marcos 10:6–9).

Jesus cuidou de Sua família

Jesus cuidou de Sua família. Em todo o Novo Testamento, aprendemos como Jesus Cristo demonstrou amor pelos membros de Sua família, especialmente por Sua mãe, Maria. Mesmo em agonia na cruz, Jesus mostrou preocupação com o cuidado de Sua mãe: “Ora, Jesus, vendo ali a sua mãe, e o discípulo a quem ele amava estando presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa” (João 19:26–27).

Os exemplos da Bíblia ensinam a importância da família

No início do Velho Testamento, encontramos alguns exemplos bem conhecidos de famílias da Bíblia.

  • Abraão, Isaque e Jacó seguiram o mandamento de Deus de se casar e ter filhos.

  • Abraão e Sara exerceram fé para finalmente desfrutar as bênçãos de terem seu filho Isaque (ver Gênesis 21).

  • Sob a direção do Senhor, o servo de Abraão viajou uma longa distância para encontrar Rebeca, uma mulher justa, para ser esposa de Isaque (ver Gênesis 24).

  • Jacó, filho de Isaque, trabalhou por muitos anos para se casar e estabelecer sua própria família, que se tornou a casa de Israel (ver Gênesis 29–30).

Os ensinamentos de Paulo

O Apóstolo Paulo falava com frequência sobre os relacionamentos familiares. Ele aconselhou: “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isso é justo. Honra teu pai e tua mãe; que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor” (Efésios 6:1–4).

Saiba mais sobre a Bíblia e o amor de Deus