Três maneiras fáceis de santificar o Dia do Senhor

A Bíblia ensina que o Dia do Senhor é um dia de descanso que precisamos santificar. Mas o que isso significa exatamente? Como você pode santificá-lo?

Um homem estuda as escrituras com seu filho

Deus criou o mundo em seis dias e, no sétimo dia, descansou (ver Gênesis 1:1–Gênesis 2:2). Esse sétimo dia é o Dia do Senhor. Quando Deus deu a Moisés os Dez Mandamentos, um de Seus mandamentos era “lembra-te do dia do sábado, para o santificar” (Êxodo 20:8).

A palavra Dia do Senhor vem de uma palavra hebraica que significa “descansar do trabalho”. A palavra santo significa algo que é sagrado ou devotado a Deus. Deus quer que façamos com que o domingo, o Dia do Senhor, seja diferente dos outros dias da semana ao descansarmos de nossa rotina diária normal e devotarmos nossos pensamentos e nosso tempo a Ele. Aqui estão três coisas que qualquer pessoa pode fazer para santificar o Dia do Senhor:

1

Adorar a Deus no Dia do Senhor

Uma das melhores maneiras de santificar o Dia do Senhor é dedicar tempo à adoração a Deus. Nos outros seis dias da semana, é fácil ficar envolvido em todas as nossas responsabilidades. Aos domingos, você pode reservar um tempo para voltar seus pensamentos e seu coração a Deus. Podemos frequentar as reuniões da Igreja. Podemos ler a Bíblia e outros livros de escrituras. E podemos conversar com Deus em oração. Essas atividades podem nos ajudar a nos sentir mais próximos de Deus, mesmo depois que o Dia do Senhor tiver terminado.

2

Preparar-se durante a semana para santificar o Dia do Senhor

Os domingos podem facilmente se tornar tão atarefados quanto os outros dias da semana se não houver planejamento. Planeje o restante da semana com o Dia do Senhor em mente para que tenha tempo suficiente para descansar e adorar. Limpe sua casa, cuide de assuntos e realize outras tarefas no sábado, quando possível. Dessa forma, você vai sentir que o Dia do Senhor é realmente diferente e sagrado. 

3

Escolher atividades edificantes no Dia do Senhor

O Dia do Senhor pode ser um tempo para descansarmos de nossos labores, mas isso não significa que não podemos fazer nada no domingo. Podemos escolher fazer atividades que se concentrem em Deus, na família e no serviço ao próximo. Aqui estão algumas ideias de atividades edificantes:

  • Visitar a família e os amigos.

  • Escrever em seu diário.

  • Aprender mais sobre seus antepassados e a história da família.

  • Fazer uma caminhada e desfrutar as criações de Deus.

  • Levar alimento a alguém que esteja doente.

  • Ligar ou enviar uma mensagem de texto para um amigo em quem você está pensando.

  • Planejar ou participar de um projeto de serviço.

  • Fazer uma noite de jogos em família semanalmente.

Deus prometeu bênçãos incríveis àqueles que santificam o Dia do Senhor. Isso fortalecerá seu relacionamento familiar. Isso lhe dará mais foco e confiança. À medida que demonstrar ao Senhor seu amor por Ele ao santificar o Dia do Senhor, você sentirá mais o amor Dele em sua vida.

Uma família canta hinos na igreja

Bem-vindo! Ficaremos muito felizes em ver você no domingo.

Encontre um capela perto de você.

Adoramos juntos e nos ajudamos mutuamente para que nos tornemos melhores