Entender as bem-aventuranças

As bem-aventuranças nos ajudam a entender melhor as bênçãos que Deus tem para nós e o que significa ser um seguidor de Jesus.

Jesus Cristo ensina Seus discípulos no Sermão da Montanha

O que são as bem-aventuranças?

Jesus Cristo ensinou Seu evangelho e mostrou como podemos ser discípulos fiéis em um sermão chamado de Sermão da Montanha. Nele, Jesus também deu oito ensinamentos importantes chamados de bem-aventuranças. A palavra bem-aventurança significa “ventura sublime” ou “estado de completa felicidade”. As bem-aventuranças destacam as bênçãos maravilhosas que foram prometidas a nós se desenvolvermos certas características de retidão.

1

“Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.”

Ser pobre de espírito é ser humilde e ensinável. Jesus quer que sempre reconheçamos humildemente nossa necessidade Dele.

2

“Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.”

Enfrentaremos desafios e problemas que vão nos testar. Quando lamentamos nossas perdas ou provações, recebemos a promessa de que seremos abençoados se perseverarmos. Deus enviará Seu Espírito Santo para nos consolar em momentos de necessidade.

3

“Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.”

Ser manso é ser gentil, bondoso, paciente e tolerante — não orgulhoso, superior ou convencido. O Salvador demonstrou Sua mansidão ao estar disposto a Se submeter à vontade de Deus. Mesmo em um momento de extrema agonia, Ele disse a Deus: “Não se faça a minha vontade, senão a tua” (Lucas 22:42).

4

“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos.”

Podemos nos aproximar de Deus ao tentarmos seguir Seus ensinamentos e aprender mais sobre Ele. Quanto mais conhecimento buscarmos, mais Ele nos abençoará.

5

“Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.”

Jesus Cristo foi um exemplo perfeito de perdão e misericórdia. Mesmo quando estava sofrendo na cruz, Ele disse: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23:34). Como todos precisamos de misericórdia, todos precisamos demonstrar misericórdia.

6

“Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus.”

Deus Se mostrará a nós se formos puros de coração. Se nos esforçarmos sinceramente para ser como Deus, nossos motivos e nossas ações serão honrados, e nosso coração será puro.

7

“Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.”

Outro nome que Jesus tem é o de “Príncipe da Paz”. Jesus nos incentiva a seguir Seu exemplo, amando a todos para que possamos viver juntos em harmonia.

8

“Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.”

Podemos enfrentar críticas da sociedade ou de outros grupos pelo modo como vivemos, pelo que acreditamos e pelas coisas que fazemos. Defenda corajosamente os princípios de Deus e de Sua Igreja. Deus o abençoará por isso tanto nesta vida quanto na eternidade.

Saiba mais sobre a Bíblia, Jesus e Seus ensinamentos