Criar uma família forte

Deus criou as famílias para que possamos encontrar a felicidade, aprender em um ambiente amoroso e nos preparar para a vida eterna juntos.

Cinco maneiras de manter sua família centralizada em Deus

Criar uma família é muito gratificante, mas pode ser difícil, especialmente no mundo de hoje. Seus filhos terão que enfrentar decisões mais difíceis do que aquelas que você enfrentou em sua juventude. Aqui estão cinco maneiras para fortalecer e proteger sua família contra as más influências do mundo.

1. Ensinar bons valores

Em Provérbios 22:6, lemos: “Instrui a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele”. Como pai ou mãe, é sua responsabilidade ensinar a seus filhos bons valores e princípios. Ensine a eles sobre Deus e o quanto Ele os ama. Ensine a eles que a honestidade é a melhor política. Ensine a eles a Regra de Ouro: trate os outros como você gostaria de ser tratado.

Valores claramente definidos ajudam a orientar nossas escolhas. À medida que seus filhos crescem, eles enfrentarão grandes desafios. Ensine-lhes a se apegarem firmemente aos padrões estabelecidos por Deus em relação a sexo, drogas, finanças, educação e muito mais. Você não conseguirá protegê-los de todas as situações que eles venham a enfrentar. O que você pode fazer é ensiná-los o certo e o errado. Explique que todas as escolhas, sejam boas ou más, têm consequências. Ao longo da vida de seus filhos, certifique-se de que eles saibam que você os ama, não importa o que aconteça, e ouça atentamente quando eles fizerem perguntas.

2. Orar juntos em família

Como diz o ditado: “A família que ora unida, permanece unida”. Deus abençoa as famílias que oram juntas com maior paz, amor e harmonia no lar. A oração familiar também é uma ótima maneira de ajudar as crianças menores a desenvolver o hábito de orar individualmente. A correria do dia a dia pode dificultar a oração em família. Mas esse é um esforço que vale a pena. Tente escolher um momento em que geralmente estão juntos, como a hora das refeições ou antes de dormir.

Aprenda a orar em família

3. Ler a palavra de Deus

Ao ler as escrituras em família, você convidará o Espírito a estar em sua casa. As histórias da Bíblia Sagrada e do Livro de Mórmon ensinam lições valiosas sobre fé e superação de desafios. Embora tenham acontecido há muito tempo, essas histórias ainda são relevantes hoje. Ajude seus filhos a compreender que podem encontrar coragem, inspiração e orientação nas escrituras.

O élder L. Tom Perry, um apóstolo moderno, disse: “Prometo-lhes que a oração familiar e o estudo diário das escrituras edificarão, dentro das paredes de seu lar, a segurança e a união que enriquecerão sua vida e prepararão suas famílias para enfrentar os desafios atuais e das eternidades”.

Deus vai abençoar sua família quando lerem juntos.

4. Ir à igreja juntos

As famílias se beneficiam tanto do aspecto espiritual como do aspecto social da Igreja. Seus filhos aprenderão tudo sobre os ensinamentos de Jesus e como aplicá-los à vida deles. Eles também podem fazer amigos na igreja, que irão ajudá-los e serão uma boa influência quando eles enfrentarem decisões difíceis e a pressão dos colegas. A Igreja ajuda a reforçar os valores ensinados em casa, como a honestidade e a bondade. É um compromisso de tempo, mas Deus nos abençoa quando o aceitamos.

Traga sua família para a igreja

5. Reservar uma noite da semana para a família

Os membros da Igreja reservam uma noite por semana para a família. Talvez, você já tenha ouvido falar da noite familiar. Nessas noites, os membros da família passam um tempo juntos, aprendem o evangelho, fazem um lanche e se divertem. A noite familiar pode ser adaptada à idade dos filhos. As criancinhas podem gostar de cantar, assistir a um vídeo edificante ou encenar histórias da Bíblia para que os demais adivinhem. As crianças mais velhas talvez prefiram uma aula mais formal, seguida de um jogo de futebol, filmes ou karaokê.

A Família: Proclamação ao Mundo

Em 1995, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias divulgou uma declaração oficial sobre a importância das famílias. O documento delineia as responsabilidades de pais e mães e aborda tópicos importantes, como casamento, gênero, paternidade, maternidade e sexo. Leia os destaques abaixo.

Trechos de A Família: Proclamação ao Mundo
Casamento

“O casamento entre homem e mulher foi ordenado por Deus.”

Famílias eternas

“O plano divino de felicidade permite que os relacionamentos familiares sejam perpetuados além da morte.”

Sexo

“Deus ordenou que os poderes sagrados de procriação sejam empregados somente entre homem e mulher, legalmente casados.”

Paternidade e maternidade

“Os pais têm o sagrado dever de criar os filhos com amor e retidão, atender a suas necessidades físicas e espirituais, ensiná-los a amar e servir uns aos outros.”

Fidelidade no casamento

“Os filhos têm o direito de nascer dentro dos laços do matrimônio e de ser criados por pai e mãe que honrem os votos matrimoniais com total fidelidade.”

Responsabilidades no casamento

“O pai e a mãe têm a obrigação de ajudar-se mutuamente, como parceiros iguais.”

Responsabilidade perante Deus

“Advertimos que as pessoas que violam os convênios de castidade, que maltratam o cônjuge ou os filhos, ou que deixam de cumprir suas responsabilidades familiares, deverão um dia responder perante Deus pelo cumprimento dessas obrigações.”

Fortalecer as famílias

“Conclamamos os cidadãos e governantes responsáveis de todo o mundo a promoverem as medidas designadas para manter e fortalecer a família como a unidade fundamental da sociedade.”

Perguntas frequentes

As pessoas têm muitas perguntas sobre os “mórmons”, ou mais respeitosamente, os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Clique aqui para ver a lista completa.

Quando os santos dos últimos dias se casam, eles entendem que o casamento deve durar para sempre. A cerimônia de casamento no templo contém as palavras “para o tempo e toda a eternidade”, em vez de “até que a morte os separe”. Porém, não são as palavras que tornam possível o casamento eterno — é o poder de Deus. Filhos nascidos de pais casados no templo estão, automaticamente, “selados” a eles. As famílias que se unem À Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias depois do casamento, também podem ir ao templo para serem seladas para sempre.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem muitas tradições culturais e costumes que focam na família. Por exemplo, os membros da Igreja reservam uma noite por semana para a noite familiar. No decorrer da semana, são realizadas outras reuniões da Igreja, tais como noites de integração, atividades esportivas ou reuniões de jovens. Muitas de nossas tradições são comuns, como passar o Natal e o Ano Novo com a família, enquanto outras são mais exclusivas, como conceder uma bênção sagrada aos bebês recém-nascidos durante uma reunião da igreja. Como família, oramos juntos, lemos as escrituras juntos e, no primeiro domingo de cada mês, até jejuamos juntos por 24 horas.

Não. Os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias têm famílias de todos os tamanhos. Há um tamanho recomendado para as famílias? Novamente, não. Essa é uma decisão muito pessoal. Famílias amorosas podem ser grandes, pequenas ou médias.

Explore mais tópicos

Sua família pode ser eterna

Jesus Cristo possibilita que nos reunamos com nossa família e nossos antepassados depois desta vida.
SAIBA MAIS

Como é a Igreja?

A Igreja é um refúgio contra o caos da vida diária; um tempo para nos concentrar em adorar a Deus e amar nosso próximo.
SAIBA MAIS

Nossos membros e programas

A Igreja não é apenas um lugar para adorar a Deus — também é um lugar para servi-Lo.
SAIBA MAIS

Seguir Jesus Cristo

Quem é Jesus Cristo? Jesus é o Salvador do mundo. Ao segui-Lo, podemos encontrar mais paz e felicidade na vida.
SAIBA MAIS
Mormon.org Chat está digitando…