O que acontece depois da morte?
Quando morremos, nosso espírito — a essência de quem somos — continua vivo.
Todos passam por diferentes experiências na vida, mas em algum momento todos nós enfrentaremos a morte. Ao entender como a morte se encaixa no plano de Deus, você pode encontrar conforto quando estiver sofrendo pela perda de um ente querido ou quando analisar sua própria mortalidade.
Antes de vir à Terra, você vivia com Deus como espírito, mas sem um corpo físico. Assim como seus pais aqui na Terra, que o encaminharam para o mundo para aprender e crescer, seu Pai Celestial enviou você — Seu filho — à Terra para que pudesse receber um corpo e aprender a se tornar mais semelhante a Ele.
Deus ama você e Ele quer que você volte a viver com Ele e com seus entes queridos em alegria e paz para sempre. Quando alguém que você ama morre, o que pode parecer um fim angustiante é apenas uma separação temporária.
O que acontece depois da morte?
Quando morremos, nosso espírito — a essência de quem somos — continua vivo. O espírito das pessoas que morrem vai para o mundo dos espíritos, que é dividido entre paraíso e prisão, para esperar o Dia do Juízo.
Para as pessoas boas, o paraíso é um lugar de felicidade, onde encontram membros da família que faleceram antes delas. O Livro de Mórmon ensina que é um “estado de descanso, um estado de paz, onde [descansaremos] de todas as [nossas] aflições e de todos os [nossos] cuidados e tristezas” (Alma 40:12).
Para as pessoas que viveram uma vida iníqua, a prisão espiritual é um lugar triste onde terão o “conhecimento perfeito de todas as [suas] culpas” (2 Néfi 9:14). As pessoas que não tiveram a oportunidade na Terra de aceitar Jesus Cristo como seu Salvador, ou escolheram não aceitá-Lo, são ensinadas o evangelho de Jesus Cristo (ver 1 Pedro 3:18–19).
Como parte do plano de Deus, Jesus Cristo sofreu e morreu por todos nós — inclusive por você. Ele viveu sem pecados aqui na Terra, depois Ele sofreu por seus pecados para que, quando você se arrependesse, pudesse se tornar digno de viver com Deus novamente.
Depois de sofrer por nossos pecados no Jardim do Getsêmani e na cruz, Jesus morreu e ressuscitou dos mortos. Todos ressuscitarão por causa de Seu poder sobre a morte. Na ressurreição, seu espírito será reunido com seu corpo perfeito e imortal, livre de doenças e dores.
Nem a salvação nem a Ressurreição seria possível sem o nosso Salvador, Jesus Cristo.
As escrituras antigas e as revelações modernas de Deus nos ensinam que há mais na vida após a morte do que apenas “céu” ou “inferno”. Jesus declarou: “Na casa de meu Pai há muitas moradas” (João 14:2). No Juízo Final, seremos designados para um dos três graus de glória, com base em nossas ações e nossos desejos terrenos. Nas escrituras, a glória desses três reinos é comparada com o sol, a lua e as estrelas.
O reino celestial é reservado para aqueles que fielmente seguiram a Jesus Cristo ao receber Suas ordenanças, guardar Seus mandamentos e se arrepender de seus pecados. Essas pessoas vão viver com Deus e Jesus para sempre e se tornar “herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo” (Romanos 8:17).
O reino terrestrial será para as pessoas honradas que escolheram não aceitar o evangelho de Jesus Cristo nesta vida, mas que o fazem no mundo espiritual depois de morrerem. Será também para aqueles que não foram valentes em seguir o Salvador. Estes são os que “recebem a presença do Filho [Jesus], mas não da plenitude do Pai” (Doutrina e Convênios 76:77).
O reino telestial será um lugar para as pessoas que rejeitaram o evangelho de Jesus Cristo e escolheram continuar em seus pecados.