Por que Deus permite que coisas ruins aconteçam?

Enxergar a situação como um todo pode ajudá-lo a encontrar forças nos momentos difíceis.

Um homem se senta ao lado de uma mulher em uma cama de hospital

Como um Deus amoroso permite que Seus filhos sofram? Se Deus existe, por que Ele não impede que uma criança seja abusada? Por que Ele permite que uma mãe com três crianças pequenas desenvolva um câncer terminal ou que um motorista bêbado mate alguém?

Você pode ter perguntas parecidas com essas, como resultado das coisas mais dolorosas que você vivenciou em sua vida. Mesmo Jesus Cristo, enquanto sofria na cruz, clamou em agonia: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Marcos 15:34).

Seu propósito principal aqui na Terra é se tornar mais semelhante ao Pai Celestial, antes de voltar a viver com Ele em alegria e paz para sempre. Você pode encontrar força interior diante dos desafios ao entender por que ele permite que você passe por coisas dolorosas:

5e20ae0da7443b94633b8b1b2060481d7739a1f5
Para torná-lo melhor
Ler
Os momentos de dificuldade nos dão oportunidades de crescer e aprender. No livro de Isaías, lemos: “Eis que já te purifiquei (…); escolhi-te na fornalha da aflição” (Isaías 48:10). Assim como o fogo do ourives que purifica as placas de metal e molda um metal mais forte, suas dificuldades purificam e fortalecem você.
Voltar
5e20ae0da7443b94633b8b1b2060481d7739a1f5
Para ensiná-lo sobre empatia
Ler
Quando passamos por momentos difíceis, aprendemos a ter empatia pelos outros. A empatia que você desenvolve ao vivenciar dificuldades o tornam mais semelhante a Jesus Cristo, que deu o exemplo perfeito para seguirmos. Como Jesus sofreu e morreu pelos nossos pecados, Ele compreende perfeitamente o que você está passando e como ajudar você.
Voltar
5e20ae0da7443b94633b8b1b2060481d7739a1f5
Permitir o livre-arbítrio
Ler
Deus dá a cada um de Seus filhos a capacidade de escolher entre o certo e o errado. Infelizmente, isso significa que pessoas inocentes sofrerão devido às escolhas erradas de outras pessoas. Mas Deus prometeu que o sofrimento não durará para sempre. No Novo Testamento, lemos que depois desta vida, “Deus enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas” (Apocalipse 21:4). Tudo o que é injusto na vida será corrigido por meio de Jesus Cristo.
Voltar

Como posso encontrar felicidade apesar de minhas dificuldades?

Ao passar por suas próprias provações, você pode ser fortalecido ao se esforçar para seguir o exemplo perfeito do Salvador de confiar em Deus e em Suas promessas. Ele o ama e quer o melhor para você. Mantenha uma perspectiva eterna, confiando pacientemente que suas dores e tristezas serão um pequeno momento no curso de sua vida eterna e que a recompensa dos justos é grande.

Continue a fazer boas escolhas, mesmo quando a vida ficar difícil. Orar, estudar as escrituras e ouvir músicas inspiradoras podem ajudá-lo a sentir paz. Ajudar as outras pessoas em vez de se concentrar em seus próprios problemas pode aumentar seu sentimento de gratidão. Reservando o Dia do Senhor como um dia de descanso e para passar tempo com a família pode diminuir seu estresse.

Você pode encontrar maior cura, consolo e paz em Jesus, nosso Salvador. Na Bíblia Sagrada, lemos que o papel do Salvador foi “restaurar os contritos de coração, a apregoar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos” (Isaías 61:1). Jesus conhece sua dor porque Ele a sentiu primeiro. Ele pode curá-lo.

Uma silhueta de uma mulher ao pôr do sol
“E não somente isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança.”

— Romanos 5:3–4 (Novo Testamento)

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vô-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.”

— João 14:27 (Novo Testamento)

“Meu filho, paz seja com tua alma; tua adversidade e tuas aflições não durarão mais que um momento; e então, se as suportares bem, Deus te exaltará no alto.”

— Doutrina e Convênios 121:7–8

words and things

Explore mais tópicos