Há vida após a morte
Podemos viver novamente com nossos entes queridos no céu.
A morte não é o fim
Muitos se perguntam o que acontece depois da morte. Alguns acreditam que deixamos de existir, enquanto outras pessoas acreditam em um céu e um inferno. As escrituras nos dizem que já vivíamos antes de virmos à Terra, e que por Jesus ter vencido a morte, continuaremos a viver depois que morrermos.
Conhecer o plano de Deus, e saber que a morte faz parte dele, pode nos ajudar a sentir consolo e paz. Embora lamentemos a morte de um ente querido, há esperança — a morte não é o fim.
Aprenda sobre o plano de Deus
Antes de nascer, você vivia com Deus, seu Pai Celestial. Ele o conhecia, o amava e o ensinou sobre as escolhas que conduziriam à felicidade duradoura. Esse período é chamado de vida pré-mortal.
Deus desejava que viéssemos à Terra para ganhar um corpo físico. Aqui, podemos enfrentar desafios e situações que nos ajudam a aprender e crescer, a fim de que possamos nos tornar mais semelhantes a Ele.
Deus sabia que cometeríamos erros e por isso Ele escolheu Jesus para vir à Terra e sofrer por nossos pecados. O sacrifício de Jesus Cristo nos permite ser perdoados e purificados de nossos pecados, para que possamos viver com Deus novamente um dia.
Aqui na Terra, não nos lembramos de quando vivemos com Deus. Por isso, precisamos ter fé e aprender a escolher entre o certo e o errado. A vida não é fácil, mas os momentos difíceis nos permitem apreciar a felicidade e a paz.
Jesus sofreu e morreu por nossos pecados. Porém, isso não elimina nossa responsabilidade — devemos escolher aceitar Jesus, nos arrependendo quando erramos, sendo batizados e guardando os Seus mandamentos.
Quando morremos, nosso espírito e corpo se separam. Nosso espírito vai para o mundo espiritual. É um lugar de descanso e felicidade para aqueles que fizeram boas escolhas, mas um estado de inferno para aqueles que fizeram más escolhas.
O mundo espiritual não é o destino final, nem o julgamento. Na verdade, por causa da justiça e do amor de Deus, o evangelho é ensinado às pessoas que estão no inferno e que nunca souberam a respeito de Jesus, recebendo assim a oportunidade de aceitá-Lo.
Jesus venceu a morte para que possamos viver novamente. Isso se chama Ressurreição. Quando ressuscitarmos, nosso espírito e nosso corpo serão reunidos. Nosso corpo será perfeito e nunca mais morrerá.
Jesus nos julgará de acordo com nossas ações e os desejos de nosso coração. Ele vai ser o mais misericordioso possível. Pelo fato de nossas ações e nossos desejos serem diferentes, no céu há vários reinos ou graus de glória.
Nosso Pai Celestial e Jesus vivem no reino celestial. Se você viver de acordo com os ensinamentos de Jesus e for limpo dos pecados por meio do sacrifício Dele, você viverá lá. Você habitará na presença de Deus e sentirá alegria duradoura.
As pessoas que se recusarem a aceitar o evangelho de Jesus Cristo, mas tiverem uma vida honrada, receberão um lugar no reino terrestrial.
Aqueles que continuam em seus pecados e não se arrependem receberão um lugar no mundo telestial.
O que acontece quando morremos?
Quando morremos, nosso espírito e corpo se separam. Mesmo que nosso corpo morra, nosso espírito — que é a essência de quem somos — continua. Nosso espírito vai para o mundo espiritual, que está dividido entre o paraíso e a prisão espiritual. Para aqueles espíritos que viveram uma vida digna, o paraíso é um lugar de repouso. Os familiares que faleceram antes de nós estarão lá nos esperando.