Cuidar dos necessitados

A Igreja de Jesus Cristo tem uma missão de cuidar de todos os filhos de Deus. Isso inclui tanto a saúde espiritual quanto o bem-estar físico das pessoas.

Um rapaz está sentado em uma varanda com uma mulher mais velha enquanto conversam e desfrutam o evangelho de Jesus Cristo

Esforços locais

Há muito tempo, Jesus nos disse: “Amarás o teu próximo”. Para nós, isso significa garantir que as pessoas ao nosso redor tenham o que precisam. Aqui estão alguns exemplos:

Ofertas de jejum

Em toda a Igreja, os membros são incentivados a jejuar no primeiro domingo de cada mês. Isso significa ficar sem comida e bebida por duas refeições. Isso nos ajuda a nos tornar mais sensíveis espiritualmente. Também ajuda a cuidar dos necessitados. Como? Quando jejuamos, doamos o valor das refeições de que nos abstemos para um fundo que vai cuidar dos membros da congregação que precisam de ajuda financeira. Esse dinheiro é chamado de oferta de jejum. Saiba mais sobre o motivo de jejuarmos aqui.

Serviços de bem-estar

Quem decide onde usar as ofertas de jejum? Os líderes locais chamados de bispos e presidentes de ramo estão encarregados de garantir que os mais necessitados recebam essa ajuda — confidencialmente, é claro. As pessoas que estão recebendo ajuda da Igreja estabelecem um plano com o bispo para tornarem-se autossuficientes.

Armazém de alimentos

As ofertas de jejum e outras doações ajudam a abastecer os armazéns patrocinados pela Igreja, onde os necessitados podem buscar alimentos e outros suprimentos. A qualquer momento, os alimentos e suprimentos dos armazéns também vão para aqueles cujas vidas foram afetadas de maneira inesperada por desastres naturais, guerras ou outros eventos catastróficos.

Iniciativas globais

Às vezes, o “próximo” da frase “amarás o teu próximo” é aquele que mora longe de nossa vizinhança. Não importa onde vivamos no mundo, somos todos irmãos e irmãs, por isso a Igreja realiza programas humanitários em quase 200 países. Saiba mais sobre as iniciativas da Igreja para cuidar dos necessitados.

Mãos Que Ajudam

Quer estejam limpando após um desastre ou apenas recolhendo o lixo, os coletes e as camisas amarelas dos voluntários do programa Mãos Que Ajudam estão em todo o mundo. Saiba mais sobre esse programa de serviço aqui.

Água potável

A água potável é algo que muitas pessoas não valorizam — e que falta a muitas outras pessoas. O programa de água potável leva voluntários com tempo e habilidades para criar sistemas de água potável e esgoto em todo o mundo, garantindo que os habitantes locais tenham as ferramentas para manter o sistema funcionando mesmo depois dos voluntários irem embora.

Cuidados com a mãe e o recém-nascido

Em lugares com acesso a cuidados de saúde modernos, o parto hoje em dia é uma experiência relativamente segura. Mas, para muitas mulheres e crianças em países em desenvolvimento, é uma outra história. Trabalhamos com organizações locais para ajudar em reanimação neonatal, cuidar dos recém-nascidos e melhorar a sobrevivência materna.

Ajuda aos refugiados

Quando as pessoas não têm mais um lar para onde voltar, geralmente precisam de ajuda para seguir em frente. Os refugiados podem precisar de necessidades básicas como alimentos, água, remédios e roupas. Trabalhamos com vários parceiros e agências de reassentamento para ajudar as pessoas a começar uma nova vida.

Um grupo de jovens faz trabalho voluntário em um banco de alimentos
Gostaria de participar? Venha servir com a gente.
Sirva agora

Veja outras maneiras pelas quais sua comunidade pode acrescentar algo à sua vida.