De onde viemos?

Para entender seu propósito aqui, é importante saber de onde você veio. Em resumo, seu espírito viveu no céu antes de você nascer.

A Via Láctea brilhando no céu à noite

Já vivemos na presença de Deus

Antes da criação da Terra, todos vivíamos com Deus, nosso Pai Celestial. Ele queria que aprendêssemos com as experiências aqui na Terra para nos ajudar a nos tornar mais semelhantes a Ele. Assim como os filhos saem de casa para a faculdade, precisávamos deixar o lar celestial para crescer por nós mesmos, aprender com nossos erros, encontrar alegria e desenvolver fé. Para progredir, precisávamos de um ambiente que nos testasse e nos desafiasse. Assim, Deus criou esta Terra e nos ensinou sobre Seu plano para nossa felicidade. Todos nós estamos aqui porque confiamos em Seu plano, que tem como objetivo permitir que voltemos a viver com Ele novamente.

“E o pó voltar à terra, como o era, e o espírito voltar a Deus, que o deu” — Eclesiastes 12:7.

Saiba mais sobre o plano de Deus para nós

De onde vim?

Antes de nascer, você vivia com Deus, seu Pai Celestial. Ele o conhecia, o amava e o ensinou sobre as escolhas que conduziriam à felicidade duradoura. Esse período é chamado de vida pré-mortal.

Deus apresentou Seu plano para nós

Deus desejava que viéssemos à Terra para ganhar um corpo físico. Aqui, podemos enfrentar desafios e situações que nos ajudam a aprender e crescer, a fim de que possamos nos tornar mais semelhantes a Ele.

Jesus foi escolhido como nosso Salvador

Deus sabia que cometeríamos erros e por isso Ele escolheu Jesus para vir à Terra e sofrer por nossos pecados. O sacrifício de Jesus Cristo nos permite ser perdoados e purificados de nossos pecados, para que possamos viver com Deus novamente um dia.

Qual é meu propósito na vida?

Aqui na Terra, não nos lembramos de quando vivemos com Deus. Por isso, precisamos ter fé e aprender a escolher entre o certo e o errado. A vida não é fácil, mas os tempos difíceis nos permitem apreciar a felicidade e a paz.

O sacrifício de Jesus

Jesus sofreu e morreu por nossos pecados. Porém, isso não tira nossa responsabilidade — devemos escolher aceitar Jesus nos arrependendo quando cometemos erros, sendo batizados e guardando Seus mandamentos.

Para onde vamos após a morte?

Quando morremos, nosso espírito e corpo se separam. Nosso espírito vai para o mundo espiritual. O mundo espiritual é um lugar de descanso e felicidade para aqueles que fizeram boas escolhas e um lugar para aprender e progredir para aqueles que ainda não receberam o evangelho de Jesus Cristo. Para os espíritos que rejeitaram Jesus Cristo, é um lugar para sofrer por seus pecados.

O mundo espiritual

O mundo espiritual não é o destino final, nem o julgamento. Na verdade, por causa da justiça e do amor de Deus, o evangelho é ensinado às pessoas que estão no inferno e que nunca souberam a respeito de Jesus, recebendo assim a oportunidade de aceitá-Lo.

Todos viveremos de novo

Jesus venceu a morte para que possamos viver novamente. Isso é a Ressurreição. Quando ressuscitarmos, nosso espírito e nosso corpo serão reunidos. Nosso corpo será perfeito e nunca mais morrerá.

Julgamento

Jesus nos julgará de acordo com nossas ações e os desejos de nosso coração. Ele vai ser o mais misericordioso possível. Pelo fato de nossas ações e nossos desejos serem diferentes, no céu há vários reinos ou graus de glória.

O reino celestial

Nosso Pai Celestial e Jesus vivem no reino celestial. Se você viver de acordo com os ensinamentos de Jesus e for limpo de seus pecados por meio do sacrifício Dele, você viverá lá. Você habitará na presença de Deus e sentirá alegria duradoura.

O reino terrestrial

As pessoas que se recusarem a aceitar o evangelho de Jesus Cristo, mas tiverem uma vida honrada, receberão um lugar no reino terrestrial.

O reino telestial

Aqueles que continuam em seus pecados e não se arrependem receberão um lugar no mundo telestial.

O propósito da vida na Terra

Como parte do plano de Deus, ganhamos um corpo físico ao nascer. Enfrentamos muitos desafios e tentações, mas também sentimos felicidade e amor. Para aprendermos pela fé, Deus nos fez esquecer de nossa vida no céu. Ele também nos deu a liberdade de escolher para que pudéssemos decidir por nós mesmos entre o bem e o mal. A vida terrena se tornou um campo de provações onde nossas decisões de viver uma vida boa e seguir a Deus determinariam se estaríamos prontos para voltar e viver com Ele novamente algum dia.

Deus deu Seu Filho para ser nosso Salvador

O Pai Celestial sabia que, durante esta vida, nenhum de nós seria perfeito. Deus providenciou um Salvador para nós para superarmos nossos pecados e erros. Ele enviou Seu Filho Amado, Jesus Cristo, para permitir que fôssemos perdoados e para nos ensinar como voltar à presença de nosso Pai Celestial.

Jesus Cristo convida todas as pessoas a se achegarem a Ele

Os missionários podem explicar em detalhes o plano de salvação e o papel de Jesus Cristo, e ficarão felizes em responder a quaisquer perguntas que você tenha. O conhecimento do plano de Deus pode mudar sua perspectiva e ajudá-lo a viver com mais esperança, alegria e propósito.

Você pode conhecer o plano de Deus por meio do Livro de Mórmon

Você pode saber por si mesmo sobre a realidade do plano de Deus. Também pode saber como os ensinamentos de Jesus Cristo podem ajudá-lo a viver com mais propósito, esperança e felicidade, mesmo em momentos de dificuldade ou incerteza. Essas verdades são ensinadas de maneira clara no Livro de Mórmon. Receba seu próprio exemplar deste livro gratuitamente.

Saiba mais sobre o propósito da vida e o amor de Deus por você