O que o Livro de Mórmon pode me ensinar sobre o Espírito Santo?

Assim como a Bíblia, o Livro de Mórmon ensina verdades importantes sobre o Espírito Santo.

Um homem estudando o Livro de Mórmon e aprendendo sobre o Espírito Santo

Entre outras coisas, o Livro de Mórmon registra a visita de Jesus a Seu povo na América antiga após Sua Ressurreição. Enquanto esteve lá, Ele ensinou o povo, realizou milagres e estabeleceu Sua Igreja. As pessoas desse povo antigo “oraram por aquilo que mais desejavam; e desejavam que o Espírito Santo lhes fosse dado” (3 Néfi 19:9). Os ensinamentos do Livro de Mórmon nos ajudam a entender por que o Espírito Santo é tão importante.

1

O mensageiro de Deus

O Livro de Mórmon nos ensina que Deus “se manifesta a todos os que nele creem, pelo poder do Espírito Santo” (2 Néfi 26:13). Por meio do Espírito Santo, podemos saber que Deus vive e sentir Seu amor por nós.

2

Uma dádiva após o batismo

No Livro de Mórmon, as pessoas que querem seguir a Jesus ou se filiar à Igreja Dele são batizadas. Depois do batismo, elas recebem o dom do Espírito Santo. “Àquele que for batizado em meu nome o Pai dará o Espírito Santo, como a mim; segui-me, pois; e fazei as coisas que me vistes fazer” (2 Néfi 31:12).

3

Uma fonte de inspiração

À medida que os profetas antigos oravam pedindo orientação, o Espírito Santo revelava a orientação de Deus para ajudá-los. O profeta Mórmon disse: “Pelo poder do Espírito Santo veio a mim a palavra do Senhor” (Morôni 8:7). Por meio do Espírito Santo, você pode receber inspiração e orientação para sua própria vida.

4

Uma testemunha do Pai Celestial e de Jesus

Um dos papéis mais importantes do Espírito Santo é prestar testemunho de Deus e de Jesus Cristo. “E o Espírito Santo dá testemunho do Pai e de mim; e o Pai dá o Espírito Santo aos filhos dos homens, por minha causa” (3 Néfi 28:11).

5

Aquele que confirma a verdade

Por meio “do poder do Espírito Santo”, podemos “saber a verdade de todas as coisas” (Morôni 10:5). O Espírito Santo confirma ao nosso coração tudo o que é certo e verdadeiro. Com relação ao Livro de Mórmon, seu último autor, Morôni, fez o seguinte desafio: “E quando receberdes estas coisas, eu vos exorto a perguntardes a Deus, o Pai Eterno, em nome de Cristo, se estas coisas não são verdadeiras; e se perguntardes com um coração sincero e com real intenção, tendo fé em Cristo, ele vos manifestará a verdade delas pelo poder do Espírito Santo” (Morôni 10:4).

6

Um santificador

O Espírito Santo tem um poder especial de nos limpar e purificar por meio do sacrifício redentor de Jesus Cristo (chamado de Expiação). No Livro de Mórmon, o Senhor ensina: “Vinde a mim e sede batizados em meu nome, a fim de que sejais santificados, recebendo o Espírito Santo, para comparecerdes sem mancha perante mim no último dia” (3 Néfi 27:20).

Leia mais sobre o Livro de Mórmon ou conheça outras crenças