Princípios do evangelho

Os princípios fundamentais do evangelho são: fé, arrependimento, batismo e receber o dom do Espírito Santo.

A fé é o primeiro princípio do evangelho. Quando você tem fé, você acredita em algo que não pode ver, mas sabe que existe. Assim como você sabe que o sol nascerá todas as manhãs, você também pode saber que Deus é real.

A fé é edificada quando colocamos à prova as promessas de Deus e, assim, vemos Suas bênçãos. Por exemplo, Deus prometeu que responderá nossas orações. Temos que orar primeiro, antes de vermos as bênçãos. O Livro de Mórmon compara a fé a uma semente. Temos que plantar a fé em nosso coração para que ela comece a crescer. Se formos pacientes e continuarmos a nutrir a semente, nossa fé vai crescer e se tornar forte como uma árvore (ver Alma 32:27–42).

Fortaleça sua fé. Leia o Livro de Mórmon.

Arrependimento

A Bíblia ensina que Deus é amoroso e que Ele perdoa Seus filhos tantas vezes quantas pedirem. Quando nos arrependemos e mudamos, Deus perdoa nossos erros. Do mesmo modo, precisamos seguir o exemplo de Jesus Cristo e perdoar aos outros.

O arrependimento não é um mero pedido de desculpas. Começa com o desejo real de mudar. É preciso confessar os pecados a Deus e a quem prejudicamos, fazer uma restituição, se possível, e tentar não cometer o mesmo pecado novamente. Obviamente, não seremos perfeitos, mas se formos sinceros em nossos esforços, a graça de Jesus Cristo nos ajudará a nos tornarmos limpos novamente.

Batismo

O batismo é um convênio — ou promessa — que você faz com Deus. Quando somos batizados, prometemos servi-Lo e seguir Seus mandamentos da melhor maneira que pudermos. Jesus disse: “Aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” (João 3:5). Isso significa que ser batizado, ou “nascer da água”, é um requisito para entrar no céu.

As promessas do batismo
VOCÊ PROMETE: servir ao próximo

“Carregar os fardos uns dos outros, para que fiquem leves” (Mosias 18:8).

VOCÊ PROMETE: demonstrar amor e compaixão

“Chorar com os que choram; sim, e consolar os que necessitam de
consolo” (Mosias 18:9).

DEUS PROMETE: dar-lhe o Espírito Santo

“(…) para que ele possa derramar seu Espírito com mais abundância sobre vós” (Mosias 18:10).

VOCÊ PROMETE: ser um bom exemplo

“Servir de testemunhas de Deus em todos os momentos e em todas as coisas e em todos os lugares”
(Mosias 18:9).

VOCÊ PROMETE: guardar os mandamentos de Deus

“Servi-lo e guardar seus mandamentos” (Mosias 18:10).

DEUS PROMETE: dar-lhe a vida eterna

“(…) para que sejais redimidos por Deus e contados com os da primeira ressurreição, para que tenhais a vida eterna” (Mosias 18:9).

Os batismos em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são realizados por imersão, ou seja, a pessoa é mergulhada completamente e, em seguida, é retirada da água. A Bíblia nos diz que “sendo Jesus batizado, [Ele] saiu logo da água” (Mateus 3:16). O batismo por imersão é um perfeito simbolismo, não só da lavagem dos pecados, mas também da morte, do sepultamento e da ressurreição. O batismo significa o fim de seu antigo estilo de vida e o nascimento para uma vida com o compromisso de seguir o exemplo de Jesus.

Descubra como você pode ser batizado

O Dom do Espírito Santo

Embora o batismo seja um acontecimento significativo, ele não é completo se não nascermos do Espírito (ver João 3:5), o que significa receber o dom do Espírito Santo pela imposição de mãos. O Espírito Santo nos é dado após o batismo, para que possamos receber a ajuda, o consolo e a orientação de Deus ao longo da vida.

Perguntas frequentes

As pessoas têm muitas perguntas sobre os “mórmons”, ou mais respeitosamente, sobre os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Clique aqui para ver a lista completa.

Deus proveu um meio para que todas as pessoas possam receber todas as Suas bênçãos — mesmo após a morte. O batismo, assim como outras ordenanças essenciais, pode ser realizado em favor de pessoas que morreram sem recebê-lo. Na Bíblia, o apóstolo Paulo falou sobre o batismo pelos mortos (ver 1 Coríntios 15:29), uma prática que hoje em dia ainda é realizada pelos membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Funciona assim: os membros da Igreja pesquisam a história da família deles para descobrir o nome das pessoas que morreram sem terem sido batizadas. Em seguida, os membros da Igreja são batizados no templo, em favor desses antepassados. Esse serviço em favor do próximo é feito por amor — e, como a vida continua após a morte, as pessoas já falecidas têm ciência das ordenanças feitas por elas e podem decidir aceitá-las ou não.

Sim. Jesus deixou claro que nascer da água e do Espírito é necessário para entrar no reino dos céus (ver João 3:1–13).

Os santos dos últimos dias acreditam que as pessoas devem ser capazes de discernir o certo do errado quando forem batizadas. É por isso que os membros da Igreja não praticam o batismo de bebês. As crianças podem ser batizadas a partir de 8 anos de idade.

Se o batismo foi realizado sem a devida autoridade, ou de maneira não condizente com o exemplo do Salvador, será necessário realizá-lo novamente. O batismo é um pré-requisito para se tornar membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Depois do batismo, aqueles que têm a devida autoridade do sacerdócio colocam as mãos sobre a cabeça da pessoa batizada para “confirmá-la” como membro da Igreja e para conferir o dom do Espírito Santo.

Explore mais tópicos

Como orar

Orar é mais fácil do que você imagina. Deus está lá, e vai ouvir e responder às suas orações.
SAIBA MAIS

Seguir Jesus Cristo

Quem é Jesus Cristo? Jesus é o Salvador do mundo. Podemos encontrar mais paz e felicidade na vida quando O seguimos.
SAIBA MAIS

Como é a Igreja?

A Igreja é um refúgio contra o caos da vida diária; um tempo para nos concentrar em adorar a Deus e amar nosso próximo.
SAIBA MAIS

Criar uma família forte

Deus criou as famílias para que possamos encontrar a felicidade, aprender em um ambiente amoroso e nos preparar para a vida eterna juntos.
SAIBA MAIS
Mormon.org Chat está digitando…