O que são templos?

Os templos são lugares sagrados de adoração onde podemos nos achegar a Deus.

A casa do Senhor

Os templos são literalmente casas de Deus na Terra. São lugares em que as pessoas podem ir para fazer promessas sagradas a Deus, sentir a paz do Espírito e fugir das exigências agitadas do dia a dia.

História dos templos

Os templos existem há muito templo. A Bíblia descreve em grandes detalhes o belo templo de Salomão. Moisés tinha o tabernáculo. Jesus ensinou no templo de Jerusalém. Hoje, há mais de 150 templos em todo o mundo, onde os membros fiéis de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias vão para adorar, refletir e aprender mais sobre o plano de felicidade de Deus.

Aprenda sobre templos hoje

As bênçãos do templo

Podemos sentir uma proximidade especial com Deus quando visitamos um templo, porque é a casa do Senhor. Esse sentimento pode trazer esperança quando temos desafios e orientação para nossa vida.

O templo também é o lugar em que recebemos as maiores bênçãos que Deus tem para nos oferecer. Quando um casal se casa no templo, o marido e a mulher são unidos “para o tempo e para toda a eternidade” em vez de “até que a morte os separe.” Os templos também são lugares para servir a nossos antepassados e entes queridos que já morreram. Fazemos isso por meio de cerimônias como o batismo em favor daqueles que nunca tiveram essa oportunidade em vida.

Os templos são diferentes das capelas

As reuniões dominicais normalmente são realizadas semanalmente nas capelas em todo o mundo, e os visitantes são sempre bem-vindos a participar. As capelas podem ser edifícios próprios ou até mesmo espaços alugados. Em ambos os casos, são locais onde os membros da Igreja se reúnem para a participar da Escola Dominical, tomar o Sacramento (ou comunhão) e ouvir discursos. Também são realizadas atividades durante a semana, como grupos de jovens e eventos esportivos.

Traga sua família para a Igreja

Perguntas frequentes

As pessoas têm muitas perguntas sobre os “mórmons”, ou mais respeitosamente, os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Clique aqui para ver a lista completa.

Jesus ensinou que o batismo é necessário para entrar no reino de Deus. Mas, o que acontece com aquelas pessoas que morreram sem ser batizadas, ou mesmo sem conhecer Jesus Cristo? Como poderão ser salvas?

Felizmente, Deus é amoroso e providenciou um meio para que todos possam receber todas as Suas bênçãos — mesmo após a morte. No templo, o batismo e outras ordenanças essenciais são realizadas em favor de pessoas que morreram sem ter tido essa oportunidade em vida. O apóstolo Paulo falou do batismo pelos mortos na Bíblia (ver 1 Coríntios 15:29) e os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias continuam essa mesma prática nos templos hoje.

Funciona assim: os membros da Igreja pesquisam a história de sua família para descobrir o nome das pessoas que morreram sem terem sido batizadas. Em seguida, os membros da Igreja são batizados no templo, em favor desses antepassados. Esse serviço em favor do próximo é feito por amor — e, como a vida continua após a morte, as pessoas já falecidas têm ciência das ordenanças feitas por elas e podem decidir aceitá-las ou não.

A família é essencial ao plano de Deus para nossa felicidade, e o casamento não deve durar apenas “até que a morte vos separe”. No templo, marido e mulher são unidos para sempre. A cerimônia de casamento é chamada de “selamento”, porque o casal é unido para esta vida e por toda a eternidade. Os noivos prometem honrar e amar um ao outro completamente e se comprometem a seguir os ensinamentos e o exemplo de Jesus. Por sua vez, é prometido ao casal que seu casamento e sua família vão perdurar até a próxima vida.

Depende. A entrada no templo é permitida apenas aos membros da Igreja que se esforçaram e se prepararam para tirar o máximo proveito dessa experiência. Porém, quando os templos são construídos e em outras ocasiões especiais, visitações públicas são realizadas a fim de que não membros possam visitá-los e ver a parte de dentro do edifício. Além disso, muitos templos têm centros de visitantes, e os jardins estão abertos a todos.

Explore mais tópicos

O propósito da vida

A vida é um tempo para crescer, viver pela fé, encontrar a felicidade e se preparar para voltar a viver com Deus.
SAIBA MAIS

A Igreja de Jesus Cristo

Quando estava na Terra, Jesus Cristo estabeleceu Sua Igreja. Essa mesma Igreja existe hoje.
SAIBA MAIS

Criar uma família forte

Deus organizou as famílias para que possamos encontrar felicidade, aprender em um ambiente amoroso e nos preparar para a vida eterna juntos.
SAIBA MAIS

O que a Bíblia Sagrada ensina?

A Bíblia sagrada nos ensina que, ao longo da história, Deus nunca deixou de amar Seus filhos.
SAIBA MAIS
Mormon.org Chat está digitando…