Como posso superar minhas dificuldades?
Todos passamos por sofrimentos, dificuldades e tristezas. Mas, independentemente do que estamos passando, nós sempre podemos encontrar esperança e consolo em Deus e em Suas promessas.
Por que coisas ruins acontecem a pessoas boas?
Como um Deus amoroso permite que Seus filhos sofram? É uma pergunta que muitas pessoas têm feito. Podemos obter algumas respostas pensando no propósito da vida na Terra, no papel de Jesus Cristo e em nosso destino eterno.
Para nos tornar melhores
Os momentos de dificuldade nos oferecem oportunidades de crescer e aprender. No livro de Isaías, lemos: “Eis que já te purifiquei (…); escolhi-te na fornalha da aflição” (Isaías 48:10). Deus quer que nos tornemos a melhor versão de nós mesmos. Isso pode muitas vezes ser doloroso, mas algumas lições só podem ser aprendidas por experiência própria.
Para nos ensinar empatia
Quando passamos por momentos difíceis, aprendemos a ter empatia pelos outros. Ter empatia nos torna mais semelhantes a Jesus Cristo, nosso exemplo perfeito. Como Jesus sofreu e morreu por nossos pecados, Ele compreende perfeitamente o que estamos passando e como nos ajudar.
Devido às más escolhas de outras pessoas
Deus dá a cada um de Seus filhos a capacidade de escolher entre o certo e o errado. Infelizmente, algumas pessoas decidem fazer coisas ruins que causam sofrimento a pessoas inocentes. Mas Deus prometeu que o sofrimento não durará para sempre. No Novo Testamento, lemos que, depois desta vida, “Deus enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas” (Apocalipse 21:4). Tudo o que é injusto na vida será corrigido por meio de Jesus Cristo.
Como Jesus suportou Seu sofrimento?
Jesus Cristo era perfeitamente sem pecado, mas sofreu mais do que podemos imaginar. Ele tomou todas as nossas dores, tentações, e “o seu suor fez-se como grandes gotas de sangue, que corriam até o chão” (Lucas 22:44). Nessa prova inimaginável, o Salvador até clamou, implorando a Deus: “Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; porém, não seja como eu quero, mas como tu queres” (Mateus 26:39).
Ele foi fiel até o fim, nunca perdendo a esperança ou desistindo. Ele confiava em Deus e acreditava em Seu plano. Ele orava regularmente a Deus e pedia forças para prosseguir. Ele sabia que Seu sofrimento tinha um propósito e que não duraria para sempre. Ele enfrentou cada desafio com fé, resiliência e paciência. Ele deu o exemplo supremo para cada um de nós.
Como posso enfrentar minhas próprias dificuldades e provações pessoais?
Ao passarmos por nossas próprias provações, devemos nos esforçar para seguir o exemplo perfeito do Salvador de confiar em Deus e em Suas promessas. Devemos manter uma perspectiva eterna, confiando pacientemente que nossas dores e tristezas não durarão para sempre e que a recompensa dos justos é grande. Devemos continuar a fazer boas escolhas, mesmo quando a vida é difícil. Ao orarmos, servirmos ao próximo e estudarmos a palavra de Deus, nós nos sentiremos mais perto Dele.
Podemos encontrar grande cura, consolo e paz em Jesus, nosso Salvador. Na Bíblia Sagrada, lemos que o papel do Salvador foi “restaurar os contritos de coração, a apregoar liberdade aos cativos, e a abertura da prisão aos presos” (Isaías 61:1). Jesus conhece nossa dor porque Ele a sentiu primeiro. Ele pode nos curar. Conheça mais sobre Seu sacrifício lendo as escrituras e ore para sentir Sua paz e Seu poder de cura em sua vida.