Sou bom o suficiente?

Por meio de Jesus Cristo, Deus providenciou um meio para nos arrependermos de nossos pecados e para sermos dignos para retornar à Sua presença.

Jesus cura um homem no tanque de Betesda

Deus não enviou você aqui para fracassar. Ele ama você e Ele quer que você tenha sucesso.

Quando Deus nos enviou à Terra para sermos testados, Ele sabia que cada um de nós faria escolhas erradas e que nossos erros nos tornariam indignos de viver em Sua presença novamente depois de morrermos. Então, Ele nos enviou um Salvador, Jesus Cristo, para sofrer e morrer por nossos pecados, em um ato que chamamos de Expiação.

Jesus Cristo pagou o preço por todos os pecados. Talvez você pode sentir que seus pecados são muito graves ou que cometeu o mesmo erro muitas vezes. Alguns pecados são mais fáceis de corrigir do que outros, mas por meio de Jesus Cristo você pode se arrepender e ser perdoado.

O élder Jeffrey R. Holland, um apóstolo atual, ensinou: “Mas, por mais tardios que se imaginem, por mais chances que achem que perderam, por mais erros que sintam ter cometido ou talentos que achem que não têm, ou por mais longe do lar, da família e de Deus que achem que se afastaram, testifico-lhes que vocês não foram para além do alcance do amor divino. Não lhes é possível afundar tanto a ponto de não ver brilhar a infinita luz da Expiação de Cristo” (Jeffrey R. Holland, “Os trabalhadores da vinha”, A Liahona, maio de 2012).

Um rapaz sentado ponderando

Começando Hoje

Começando hoje, podemos recomeçar, nos arrepender e reavaliar tudo na vida por causa do sacrifício e Ressurreição de Jesus Cristo.

1:45

O que é arrependimento?

O verdadeiro arrependimento é muito mais do que um mero pedido de desculpas. É uma mudança de coração que inclui se afastar do pecado e se voltar para Deus para obter ajuda e perdão. Na Bíblia, Isaías ensinou o poder do arrependimento para limpar completamente nossos pecados:

“Ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã” (Isaías 1:18).

O arrependimento é uma experiência pessoal com Jesus. Pode levar mais tempo para nos arrependermos de alguns pecados do que de outros. Embora o processo do arrependimento não deve ser visto como uma lista de coisas a serem feitas, esses princípios podem ajudá-lo se você não tiver certeza por onde começar:

  • Ter fé que o arrependimento é possível por meio de Jesus Cristo.
  • Reconhecer que você pecou.
  • Sentir tristeza genuína e remorso pelos seus pecados.
  • Abandonar o pecado.
  • Confessar seus pecados a Deus por meio da oração.
  • Fazer restituições dentro do que for possível.
  • Continuar fazendo esforços sinceros para ser melhor.

As bênçãos do arrependimento

O pecado é um fardo pesado que nos enche de remorso e tristeza. O arrependimento remove esses sentimentos e os substitui por alegria. Alma, um profeta do Livro de Mórmon, descreveu sua felicidade depois que se arrependeu: “Nada pode haver tão belo e doce como o foi minha alegria” (Alma 36:21). Quando nos arrependemos plenamente, somos perdoados e curados. Sentimos paz, alegria, liberdade e confiança.

Deus será paciente com você à medida que você se esforçar para vencer maus hábitos, dependências, e fizer mudanças reais em sua vida. Essas mudanças são possíveis por meio de Jesus Cristo e de Seu sacrifício. Não importa quanto tempo leve, vale a pena.

Coroa de espinhos
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

— João 3:16 (Novo Testamento)

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e purificar-nos de toda a injustiça.”

— 1 João 1:9 (Novo Testamento)

“Sempre, porém, que se arrependiam e pediam perdão com verdadeiro intento, eram perdoados.”

— Morôni 6:8 (Livro de Mórmon)

words and things

Explore mais tópicos