O que é o dízimo?

A palavra dízimo significa “a décima parte”. O dízimo é uma doação, ou oferta, de um décimo de sua renda para o serviço de Deus.

Uma mulher preenche sua papeleta de dízimo à mesa da cozinha

Desde a antiguidade, Deus ordenou a Seu povo que desse um décimo de tudo o que ganhasse de volta a Ele. Esse mandamento ainda está em vigor hoje. Os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias devolvem um décimo de sua renda a Deus por meio de Sua Igreja. Esses fundos são usados para edificar a Igreja e levar adiante a obra de Deus em todo o mundo.

Deus promete grandes bênçãos àqueles que pagam o dízimo. Pagar o dízimo demonstra obediência e amor, e ajuda a fortalecer nossa fé em Deus.

O dízimo é um mandamento de Deus

A Bíblia nos ensina que Deus sempre ordenou a Seus filhos que pagassem dízimos. Abraão ofereceu dízimos (ver Gênesis 14:20). O dízimo era uma lei para os filhos de Israel (ver Números 18:21–28). Também foi ensinada e seguida por pessoas da América antiga, conforme registrado no Livro de Mórmon (ver 3 Néfi 24:8–12).

Em nossos dias, os profetas vivos ensinam sobre a importância contínua de pagar o dízimo. Quando somos obedientes aos mandamentos de Deus, Ele nos promete inúmeras bênçãos.

Pagar o dízimo demonstra amor a Deus e ao próximo

Quando pagamos o dízimo, nós nos aproximamos de Deus e ajudamos a levar Sua obra adiante. Jesus disse: “Se me amais, guardai os meus mandamentos” (João 14:15). Deus demonstra Seu amor por nós dando-nos tudo o que temos. Em troca, Ele pede que apoiemos Sua obra e que demonstremos nosso amor pelas pessoas. O dízimo ajuda a proclamar o evangelho e edificar o reino de Deus na Terra. Suas contribuições têm o potencial de abençoar a vida de muitas outras pessoas além de sua própria vida.

Pagar o dízimo fortalece a fé em Deus

O convite de Deus sobre o dízimo é claro: “Trazei todos os dízimos (…) e provai-me nisto (…) se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal, até que não haja mais lugar para a recolherdes” (Malaquias 3:10). Essa é uma promessa poderosa.

Você pode viver o princípio do dízimo em sua própria vida. Ao pagar o dízimo, você verá como Deus cumpre Suas promessas. Você passará a conhecê-Lo melhor, e sua fé Nele aumentará.

Saiba mais sobre nossas crenças