A linguagem comum da Igreja

Aqui está um guia rápido para ajudar você com alguns termos e acrônimos desconhecidos à medida que aprende sobre nossa Igreja e comunidade.

Um grupo de mulheres fala após as reuniões de domingo

Você pode ter ouvido algumas palavras ou acrônimos que não entende. Isso porque, ao longo dos anos, muitos de nossos termos comuns se tornaram parte de nós — mas muitos provavelmente são estranhos para vocês. Compilamos alguns desses termos e suas definições abaixo para ajudá-lo a se sentir mais à vontade.

Mórmon

O nome “Igreja Mórmon” é um apelido que outras pessoas deram aos membros da Igreja porque acreditamos no Livro de Mórmon. O nome oficial da Igreja é A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Usamos o nome completo da Igreja sempre que possível como lembrete de que Cristo é o ponto central dela.

SUD

Você deve ter adivinhado este aqui. SUD é uma abreviatura de “Santo dos Últimos Dias”, geralmente se referindo a um membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. “Igreja SUD” é outro apelido; contudo, pedimos às pessoas que chamem a Igreja pelo nome completo: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Dessa maneira, todos podem saber que Jesus é o cerne de nossa religião e de nossas crenças. “Santos dos últimos dias” é uma boa maneira de se referir a seus amigos que são membros da Igreja.

Ala

Uma ala é uma congregação local. É um grupo de membros da Igreja que moram dentro de uma área geográfica específica. Uma ala geralmente é formada por algumas centenas de membros e é presidida por um líder voluntário da Igreja chamado de bispo. Você também pode ouvir o termo ramo. Os ramos são congregações muito menores em áreas com menos membros da Igreja.

Estaca

Uma estaca também é uma unidade geográfica da Igreja, formada por várias alas e ramos, semelhante a uma diocese católica. Eles têm reuniões ou conferências no edifício da “estaca” ou em uma capela maior. As estacas são presididas por um grupo voluntário de líderes que recebe o nome de presidência da estaca.

Domingo de jejum

Este não é um domingo de desjejum na igreja. No primeiro domingo de cada mês, os membros da Igreja jejuam, ou seja, ficam voluntariamente sem comer e beber durante duas refeições a fim de se aproximarem de Deus. A Igreja incentiva os membros a pegar o dinheiro que teriam gastado com alimentos e doá-lo como oferta para ajudar os necessitados.

Irmão, irmã e élder

Você pode nos ouvir usando palavras como irmão ou irmã para chamar uns aos outros, por exemplo, “irmão Alves” ou “irmã Souza”. Essa tradição tem origem na nossa crença de que somos todos filhos e filhas de Deus e, como tal, irmãos e irmãs uns dos outros.

Você também ouvirá as pessoas chamando os missionários de élder e síster enquanto estão servindo como missionários de tempo integral. Essa é uma pequena maneira de mostrar como esses rapazes e essas moças estão fazendo algo diferente e sagrado na vida deles enquanto servem. O título de élder ou síster também pode ser usado para homens e mulheres que servem em cargos gerais de liderança na Igreja.

Primária

Esse é o nome do nosso grupo da Igreja para crianças de 3 a 11 anos. As crianças da Primária cantam periodicamente em grupo durante a reunião sacramental e participam de outras atividades em grupo aos domingos e durante a semana.

Raios de Sol

Se alguém chama uma criança de 3 anos de idade de raio de sol, não é necessariamente porque ela é um pequeno raio de luz (embora alguns argumentem que são). É porque esse é o nome da classe das crianças para esses pequeninos. É a faixa etária mais jovem da Primária. O termo vem do hino “Brilhando, brilhando” (Músicas para Crianças, p. 38).

CTR

CTR significa “conserva tua rota”. É um lema que as crianças da Primária aprendem, e elas recebem um anel do CTR como lembrete para fazer o que é certo. Também é o nome de muitas das classes que as crianças da Primária frequentam (por exemplo, CTR 4 e CTR 8 são os nomes das classes para as crianças de 4 e 8 anos, respectivamente). Os adolescentes e os adultos às vezes continuam usando anéis do CTR ou colares com essas três letras.

Serão

Um serão da Igreja não se trata de trabalho após o expediente. Serão é um nome para uma reunião especial no domingo à noite que geralmente envolve um orador convidado e um lanche. Os serões podem acontecer uma ou duas vezes por ano e geralmente são realizados para os membros do programa dos jovens, ou seja, aqueles que têm 12 anos ou mais.

Reunião familiar

A reunião familiar acontece uma vez na semana e as famílias, ou um grupo de pessoas, são incentivadas a se reunirem para passar um tempo juntos, estudar os tópicos do evangelho e participar de atividades divertidas.

Há um lugar para todos aqui