Dez dicas para ajudar você a estudar o Livro de Mórmon

Experimente as sugestões abaixo para tirar o máximo proveito dos ensinamentos do Livro de Mórmon.

Uma família estuda o Livro de Mórmon na sala de estar
1

Comece seu estudo com uma oração

Você tirará o máximo proveito de seu estudo com a ajuda de Deus. Comece sua oração dirigindo-se a Deus. Depois, peça a Ele sabedoria e entendimento ao ler. Você pode até pedir orientação para um problema específico ou uma decisão em sua vida. Quando terminar, encerre sua oração com as palavras: “Em nome de Jesus Cristo, amém”. Orar antes de estudar mostra a Deus que você é humilde e deseja a ajuda e orientação Dele ao ler.

2

Escolha um assunto de seu interesse

Você aprendeu sobre algum assunto durante uma aula no domingo ou em uma reunião com os missionários sobre o qual você gostaria de saber mais? Comece com os recursos encontrados no índice no verso de seu exemplar do Livro de Mórmon. Ele relaciona os assuntos mais comuns e os versículos das escrituras associados a esses tópicos. Se um verbete incluir palavras relacionadas ao assunto (junto com a frase “ver também”), você pode usar essas palavras para expandir seu estudo (se estiver usando o aplicativo do Livro de Mórmon, você encontrará tópicos de estudo no “guia de referência” do aplicativo).

3

Cruze referências com a Bíblia

O Livro de Mórmon e a Bíblia apoiam um ao outro em seus ensinamentos e testemunhos de Jesus Cristo. Ao estudar o Livro de Mórmon, verifique as notas de rodapé das escrituras relacionadas na Bíblia e procure-as.

4

Assista aos vídeos do Livro de Mórmon

Assista a uma coletânea de vídeos do Livro de Mórmon que ajuda a fazer com que as histórias das escrituras ganhem vida.

5

Leia ou ouça o Livro de Mórmon on-line

O Livro de Mórmon está disponível para download no aplicativo do Livro de Mórmon. Você pode ler ou ouvir o texto on-line e acessar muitos guias de estudo úteis.

6

Escreva em seu diário enquanto estuda

Não se esqueça das coisas que aprender ao estudar o Livro de Mórmon, ou das coisas que o Espírito Santo lhe ensinar durante seu estudo. Use um diário ou caderno para anotar as ideias que você tiver ao estudar. Anotar suas ideias vai ajudá-lo a se lembrar das coisas que aprendeu, e você poderá consultá-las posteriormente.

7

Personalize seu exemplar

Pegue um conjunto de lápis de cor ou marcadores de texto para marcar seu exemplar do Livro de Mórmon durante sua leitura. Não hesite. Escolha cores diferentes para assuntos diferentes, faça anotações nas margens ou faça desenhos que ajudem você a entender o que está lendo.

8

Escolha alguém para estudar a respeito

Escolha uma pessoa do Livro de Mórmon sobre a qual você pode estudar e leia a história dela várias vezes. Faça perguntas a si mesmo para ajudá-lo a conhecê-la melhor, como: O que tenho em comum com essa pessoa? O que posso aprender com a vida dela? Como eu agiria se estivesse no lugar dela? Como Deus influenciou a vida dela?

9

Pare e ouça

Por mais importante que seja ler a palavra de Deus, é igualmente importante reservar um tempo para fazer uma pausa, acalmar a mente e refletir. Reserve um tempo para meditar depois de estudar o Livro de Mórmon e permita que Deus ilumine você por meio do Espírito Santo.

10

Leia ou compartilhe com outra pessoa

Os membros da família e os amigos podem trazer uma nova perspectiva para seu estudo. Se tiver dúvidas ou perguntas, você pode conversar com eles a esse respeito. Vocês podem examinar versículos que sejam especialmente significativos. Se estiver procurando alguém com quem estudar, você pode estudar com os missionários.

Saiba mais sobre o Livro de Mórmon e seus ensinamentos