Batismo
O batismo é um convênio — ou uma promessa — que fazemos com Deus. Quando somos batizados, prometemos servi-Lo e seguir Seus mandamentos da melhor maneira que pudermos.
Siga o exemplo perfeito do Salvador
Se você já leu o Novo Testamento, provavelmente está familiarizado com a história em que Jesus visita João Batista para ser batizado.
“Então veio Jesus da Galileia a João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. João opunha-se-lhe, porém, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça.” — Mateus 3:13–15
Até mesmo Jesus, que nunca pecou, foi batizado para demonstrar obediência a Deus e ser o exemplo a ser seguido.
O batismo é necessário para entrar no céu
Jesus ensinou que precisamos ser batizados para voltar a viver na presença de Deus depois desta vida.
“Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.” — João 3:5
O batismo significa “nascer da água”. Ele possibilita que sejamos purificados de nossos pecados, o que é necessário para voltarmos à presença de Deus.
O batismo deve ser realizado por imersão
Os batismos em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são realizados por imersão, ou seja, a pessoa é mergulhada completamente na água e, em seguida, é retirada da água. A Bíblia nos diz que “sendo Jesus batizado, [Ele] saiu logo da água” (Mateus 3:16). O batismo por imersão é um perfeito simbolismo, não só da lavagem dos pecados, mas também da morte, do sepultamento e da ressurreição. O batismo significa o fim de seu antigo estilo de vida e o nascimento para uma vida com o compromisso de seguir valores cristãos (ver Romanos 6:3–6).
Os santos dos últimos dias acreditam que o batismo deve ser realizado por alguém que possua a devida autoridade do sacerdócio. Essa autoridade diretamente de Jesus Cristo foi devolvida por meio da restauração de Sua Igreja.
O batismo e o Espírito Santo
Embora o batismo seja um acontecimento importante, ele não está completo até que se receba o dom do Espírito Santo (ou do Santo Espírito). Receber o Espírito Santo é nascer do Espírito (ver João 3:5). O dom do Espírito Santo nos é dado após o batismo, para que possamos receber a ajuda, o consolo e a orientação de Deus ao longo da vida.
As promessas do batismo
“Carregar os fardos uns dos outros, para que fiquem leves” (Mosias 18:8).
“Chorar com os que choram; sim, e consolar os que necessitam de consolo” (Mosias 18:9).
“Para que ele possa derramar seu Espírito com mais abundância sobre vós” (Mosias 18:10).
“Servir de testemunhas de Deus em todos os momentos e em todas as coisas e em todos os lugares” (Mosias 18:9).
“Servi-lo e guardar seus mandamentos” (Mosias 18:10).
“Para que sejais redimidos por Deus e contados com os da primeira ressurreição, para que tenhais a vida eterna” (Mosias 18:9).
Você pode ser batizado
O apóstolo Pedro também deixou claro que o batismo é um mandamento para todas as pessoas: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2:38).
Antes de ser batizado, você demonstra seu desejo de guardar os mandamentos de Deus, arrependendo-se das coisas que fez de errado. Isso pode exigir confessar seus pecados antes de ser batizado (ver Mateus 3:6) ou restituir os erros que puder.
Quando você é batizado, tem a chance de começar uma nova vida — uma vida dedicada a seguir a Jesus Cristo. Seus pecados são perdoados, e você pode se dedicar novamente a fazer escolhas que conduzem à felicidade. Depois que você for batizado e receber o dom do Espírito Santo, Ele vai ajudá-lo, consolá-lo e guiá-lo em seus esforços.
Perguntas frequentes
As perguntas a seguir são dúvidas frequentes sobre os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Clique aqui para ver a lista completa.