Batismo

O batismo é um convênio — ou uma promessa — que fazemos com Deus. Quando somos batizados, prometemos servi-Lo e seguir Seus mandamentos da melhor maneira que pudermos.

Um rapaz é batizado em uma pia batismal na igreja

Siga o exemplo perfeito do Salvador

Se você já leu o Novo Testamento, provavelmente está familiarizado com a história em que Jesus visita João Batista para ser batizado.

“Então veio Jesus da Galileia a João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. João opunha-se-lhe, porém, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça.” — Mateus 3:13–15

Até mesmo Jesus, que nunca pecou, foi batizado para demonstrar obediência a Deus e ser o exemplo a ser seguido.

Jesus Cristo sendo batizado por João Batista no rio Jordão
Jesus Cristo sendo batizado por João Batista no rio Jordão

Jesus é batizado por João

O batismo é necessário para entrar no céu

Jesus ensinou que precisamos ser batizados para voltar a viver na presença de Deus depois desta vida.

“Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.” — João 3:5

O batismo significa “nascer da água”. Ele possibilita que sejamos purificados de nossos pecados, o que é necessário para voltarmos à presença de Deus.

O batismo deve ser realizado por imersão

Os batismos em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são realizados por imersão, ou seja, a pessoa é mergulhada completamente na água e, em seguida, é retirada da água. A Bíblia nos diz que “sendo Jesus batizado, [Ele] saiu logo da água” (Mateus 3:16). O batismo por imersão é um perfeito simbolismo, não só da lavagem dos pecados, mas também da morte, do sepultamento e da ressurreição. O batismo significa o fim de seu antigo estilo de vida e o nascimento para uma vida com o compromisso de seguir valores cristãos (ver Romanos 6:3–6).

Os santos dos últimos dias acreditam que o batismo deve ser realizado por alguém que possua a devida autoridade do sacerdócio. Essa autoridade diretamente de Jesus Cristo foi devolvida por meio da restauração de Sua Igreja.

O batismo e o Espírito Santo

Embora o batismo seja um acontecimento importante, ele não está completo até que se receba o dom do Espírito Santo (ou do Santo Espírito). Receber o Espírito Santo é nascer do Espírito (ver João 3:5). O dom do Espírito Santo nos é dado após o batismo, para que possamos receber a ajuda, o consolo e a orientação de Deus ao longo da vida.

As promessas do batismo

VOCÊ PROMETE: Servir ao próximo

“Carregar os fardos uns dos outros, para que fiquem leves” (Mosias 18:8).

VOCÊ PROMETE: Demonstrar amor e compaixão

“Chorar com os que choram; sim, e consolar os que necessitam de consolo” (Mosias 18:9).

DEUS PROMETE: Dar a você o Espírito Santo

“Para que ele possa derramar seu Espírito com mais abundância sobre vós” (Mosias 18:10).

VOCÊ PROMETE: Ser um bom exemplo

“Servir de testemunhas de Deus em todos os momentos e em todas as coisas e em todos os lugares” (Mosias 18:9).

VOCÊ PROMETE: Guardar os mandamentos de Deus

“Servi-lo e guardar seus mandamentos” (Mosias 18:10).

DEUS PROMETE: A oportunidade de receber a vida eterna

“Para que sejais redimidos por Deus e contados com os da primeira ressurreição, para que tenhais a vida eterna” (Mosias 18:9).

Você pode ser batizado

O apóstolo Pedro também deixou claro que o batismo é um mandamento para todas as pessoas: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2:38).

Antes de ser batizado, você demonstra seu desejo de guardar os mandamentos de Deus, arrependendo-se das coisas que fez de errado. Isso pode exigir confessar seus pecados antes de ser batizado (ver Mateus 3:6) ou restituir os erros que puder.

Quando você é batizado, tem a chance de começar uma nova vida — uma vida dedicada a seguir a Jesus Cristo. Seus pecados são perdoados, e você pode se dedicar novamente a fazer escolhas que conduzem à felicidade. Depois que você for batizado e receber o dom do Espírito Santo, Ele vai ajudá-lo, consolá-lo e guiá-lo em seus esforços.

Perguntas frequentes

As perguntas a seguir são dúvidas frequentes sobre os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Clique aqui para ver a lista completa.

Encontre forças por meio de Jesus, de Seus ensinamentos e de uma comunidade amorosa