Os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias acreditam na Trindade?

Como muitos cristãos, nós acreditamos em Deus, o Pai, em Seu Filho Jesus Cristo e no Espírito Santo. No entanto, não acreditamos no conceito tradicional da Trindade. Acreditamos que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são três seres distintos, que são um em propósito.

Deus o Pai e Jesus Cristo Seu Filho

Três seres distintos

A primeira regra de fé da Igreja declara: “Cremos em Deus, o Pai Eterno, e em Seu Filho, Jesus Cristo, e no Espírito Santo”. Acreditamos que Eles são três personagens distintos, não um único ser. Nós os chamamos de Trindade.

Essa crença é informada pela Bíblia. O relato do batismo de Jesus no Novo Testamento é um ótimo exemplo da Trindade agindo em conjunto para cumprir a vontade do Pai Celestial. Em Mateus 3:16–17, lemos:

“E sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”.

João Batista batiza Jesus Cristo no rio Jordão com a presença do Espírito Santo e de Deus, o Pai

Naquele momento, todos os três membros da Trindade estavam presentes: Jesus, que estava sendo batizado; o Pai Celestial, cuja voz foi ouvida do céu; e o Espírito de Deus, conforme indicado pelo sinal da pomba.

Cada membro da Trindade tem um papel específico, unido no propósito de trazer todos os filhos de Deus de volta à Sua presença.

Papéis específicos

Deus

Deus é nosso amoroso Pai Celestial. Ele é o Pai de nosso espírito. Nós nos comunicamos com Ele por meio da oração, como fez o próprio Jesus Cristo. O Pai Celestial sempre ouve nossas orações. Ele foi o autor do plano de salvação, um plano para ajudar todos os Seus filhos a voltarem a viver com Ele. Como membros da Igreja, nós O amamos e O adoramos.

Jesus Cristo

Jesus Cristo é o filho do Pai Celestial. Ele é nosso Salvador e Redentor. Ele foi o Filho Unigênito de Deus, nascido de Maria. Ele viveu na Terra e ensinou o evangelho de Seu Pai. Ele foi rejeitado pelo mundo e crucificado na cruz. Graças à Sua vida perfeita e sem pecados, e ao sacrifício final, todos temos a esperança de voltar a viver com Ele e com nosso Pai Celestial novamente. Em João 3:16, lemos: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

O Espírito Santo

O Espírito Santo é o mensageiro e o revelador do Pai e do Filho. Sendo um personagem de espírito, Ele nos ajuda a aprender e reconhecer a verdade de todas as coisas, inclusive do evangelho. É por meio do Espírito Santo que Deus e Jesus Cristo comunicam Seu amor, Seu consolo e Sua paz a nós.

Um propósito

Embora a Trindade seja composta de três seres divinos distintos com certos papéis e características diferentes, Eles são perfeitamente unidos em propósito. Eles trabalham em harmonia para nos ajudar a conhecer a Deus, viver em retidão, ser perdoados e, por fim, voltar a viver com Eles novamente. Juntos, Eles trabalham para “levar a efeito a imortalidade e vida eterna do homem” (Moisés 1:39).

Saiba mais sobre nossas crenças