O propósito da vida

A vida é um tempo para crescer, viver pela fé, encontrar a felicidade e se preparar para voltar a viver com Deus.

Deus tem um plano para nossa felicidade

A vida tem propósito e significado. Deus, como nosso Pai amoroso, deseja que encontremos a felicidade e a alegria. Ele criou um plano que nos permite crescer, viver pela fé, formar uma família e voltar a viver com Ele um dia. O plano de Deus, geralmente chamado de plano de salvação, traz significado e contexto à nossa vida na Terra, pois responde perguntas importantes, tais como: “De onde eu vim?” “Por que estou aqui?” e “O que acontece depois da morte?

Aprenda sobre o plano de salvação de Deus
De onde vim?

Antes de nascer, você vivia com Deus, seu Pai Celestial. Ele o conhecia, o amava e o ensinou sobre as escolhas que conduziriam à felicidade duradoura. Esse período é chamado de vida pré-mortal.

Deus apresentou Seu plano para nós

Deus desejava que viéssemos à Terra para ganhar um corpo físico. Aqui, podemos enfrentar desafios e situações que nos ajudam a aprender e crescer, a fim de que possamos nos tornar mais semelhantes a Ele.

Jesus foi escolhido como nosso Salvador

Deus sabia que cometeríamos erros e por isso Ele escolheu Jesus para vir à Terra e sofrer por nossos pecados. O sacrifício de Jesus Cristo nos permite ser perdoados e purificados de nossos pecados, para que possamos viver com Deus novamente um dia.

Qual é o meu propósito na vida?

Aqui na Terra, não nos lembramos de quando vivemos com Deus. Por isso, precisamos ter fé e aprender a escolher entre o certo e o errado. A vida não é fácil, mas os momentos difíceis nos permitem apreciar a felicidade e a paz.

O sacrifício de Jesus

Jesus sofreu e morreu por nossos pecados. Porém, isso não elimina nossa responsabilidade — devemos escolher aceitar Jesus, nos arrependendo quando erramos, sendo batizados e guardando os Seus mandamentos.

Para onde vamos após a morte?

Quando morremos, nosso espírito e corpo se separam. Nosso espírito vai para o mundo espiritual. É um lugar de descanso e felicidade para aqueles que fizeram boas escolhas, mas um estado de inferno para aqueles que fizeram más escolhas.

O mundo espiritual

O mundo espiritual não é o destino final, nem o julgamento. Na verdade, por causa da justiça e do amor de Deus, o evangelho é ensinado às pessoas que estão no inferno e que nunca souberam a respeito de Jesus, recebendo assim a oportunidade de aceitá-Lo.

Todos viveremos de novo.

Jesus venceu a morte para que possamos viver novamente. Isso se chama Ressurreição. Quando ressuscitarmos, nosso espírito e corpo serão reunidos. Nosso corpo será perfeito e nunca mais morrerá.

Julgamento

Jesus nos julgará de acordo com as nossas ações e os desejos de nosso coração. Ele vai ser o mais misericordioso possível. Pelo fato de nossas ações e nossos desejos serem diferentes, no céu há vários reinos ou graus de glória.

O reino celestial

Nosso Pai Celestial e Jesus vivem no reino celestial. Se você viver de acordo com os ensinamentos de Jesus e for limpo dos pecados por meio do sacrifício Dele, você viverá lá. Você habitará na presença de Deus e sentirá alegria duradoura.

O reino terrestrial

As pessoas que se recusarem a aceitar o evangelho de Jesus Cristo, mas tiverem uma vida honrada, receberão um lugar no reino terrestrial.

O reino telestial

Aqueles que continuam em seus pecados e não se arrependem receberão um lugar no mundo telestial.

Escolheremos seguir a Deus?

Na vida, aprendemos e crescemos por meio de experiências pessoais, tanto agradáveis quanto dolorosas. Deus nos permite escolher entre o certo e o errado, entre servir ao próximo ou nos preocuparmos somente com nós mesmos. Ele promete grandes bênçãos àqueles que escolherem segui-Lo. O desafio é ter fé em Seu plano, mesmo que não tenhamos todas as respostas.

Como todos cometemos erros, Deus enviou Seu filho, Jesus Cristo, para que pudéssemos ser purificados e perdoados. Jesus torna possível que voltemos a viver em nosso lar com Deus. Quando aceitamos Jesus e seguimos Seu exemplo, nós nos tornamos menos egoístas e desfrutamos maior amor, paz e felicidade.

Descubra o propósito de Deus para você

Jesus é o caminho para a salvação e a felicidade duradoura

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). Deus enviou Jesus para nos salvar de nossos pecados. Os ensinamentos de Jesus guiam nossa vida e nos conduzem à felicidade duradoura. Seu sacrifício nos permite encontrar sentido na vida e crescer até nosso pleno potencial. Você e sua família podem começar a trilhar esse caminho hoje.

O Livro de Mórmon ensina sobre o propósito da vida

Assim como a Bíblia, o Livro de Mórmon contém instruções de Deus para seus filhos, que deseja que tenhamos sucesso na vida e encontremos felicidade. O povo do Livro de Mórmon passou por muitos desafios e teve que vencê-los pela fé. Podemos aprender mais sobre o significado da nossa vida por meio das suas experiências e ensinamentos.

Receba um exemplar gratuito do Livro de Mórmon

Perguntas frequentes

A felicidade é uma escolha. Podemos decidir ser felizes, mesmo quando as coisas dão errado. Precisamos lembrar que Deus nos ama e que “todas as coisas contribuem juntamente para o bem” (Romanos 8:28). Estamos aqui para crescer por meio de desafios, mas também para encontrar felicidade ao longo do caminho. Escolhemos a felicidade quando não nos comparamos a outras pessoas, quando somos gratos pelas coisas que temos, quando nos envolvemos com pessoas positivas, quando servimos ao próximo e quando reconhecemos a mão de Deus em nossa vida. O Livro de Mórmon nos diz que “os homens existem para que tenham alegria” (2 Néfi 2:25).

Essa é uma pergunta difícil. Tudo começa com as pequenas coisas. A primeira delas é ter o desejo de mudar e a esperança de que é possível. Você pode mudar com a ajuda de Deus. O Livro de Mórmon nos diz que “é por meio de coisas pequenas e simples que as grandes são realizadas” (Alma 37:6).

Escolha algumas pequenas coisas que você pode melhorar. Podem ser metas espirituais como orar, ler as escrituras ou ir à igreja. Você também pode estabelecer metas para superar maus hábitos ou pecados. Jesus pagou o preço por todos os nossos erros, nossos pecados e nossas tristezas, porque nenhum de nós é perfeito. Se você não sabe o que precisa mudar, experimente perguntar a Deus. Você também pode se reunir com os missionários, que vão ajudá-lo a saber mais sobre o que Deus espera de você.

É normal ficar triste. Você pode sentir tristeza e ainda assim manter a fé de que Deus o ama e que no final as coisas vão ficar bem.

Não tenha medo de falar com alguém sobre seus sentimentos, tais como um terapeuta, um membro da família, um amigo de confiança ou um líder religioso. Permita que eles o consolem, mesmo que não compreendam plenamente o que você está passando.

Você também pode encontrar paz no evangelho de Jesus Cristo. Deus está a seu lado, Ele se importa com você e o conhece individualmente. Jesus tomou sobre si todo o sofrimento do mundo para saber como ajudá-lo a vencer o seu sofrimento. Você pode se reunir novamente com seus entes queridos após a morte. Esses ensinamentos não eliminam toda a dor, mas podem trazer esperança e entendimento.

“E Deus enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas” (Apocalipse 21:4).

Explore mais tópicos

Há vida após a morte

Podemos viver novamente com nossos entes queridos no céu.
SAIBA MAIS

Seguir Jesus Cristo

Quem é Jesus Cristo? Jesus é o Salvador do mundo. Podemos encontrar mais paz e felicidade na vida quando O seguimos.
SAIBA MAIS

Criar uma família forte

Deus criou as famílias para que possamos encontrar a felicidade, aprender em um ambiente amoroso e nos preparar para a vida eterna juntos.
SAIBA MAIS

Nossos membros e programas

A Igreja não é apenas um lugar para adorar a Deus — também é um lugar para servi-Lo.
SAIBA MAIS
Mormon.org Chat está digitando…