Por que o casamento é importante?

O casamento é muito mais do que um contrato civil com benefícios legais. O casamento é uma parte essencial do plano de Deus. A Bíblia ensina as expectativas de Deus a respeito do casamento e dá conselhos práticos sobre o relacionamento.

Um jovem casal se abraça

O casamento é um relacionamento

O casamento é um conceito eterno. É um relacionamento amoroso, íntimo e abnegado entre um homem e uma mulher que dura por toda a eternidade.

Um relacionamento de amor

A Bíblia ensina: “Maridos, amai vossas esposas” (Efésios 5:25) e “ensinai as moças (...) a amarem seus maridos (Tito 2:4). O amor no casamento pode ser mais profundo e altruísta do que em qualquer outro relacionamento. É esse tipo de amor que Jesus espera de Seus seguidores, e é a virtude da qual os casais mais precisam.

Um relacionamento de intimidade

O casamento envolve proximidade espiritual, emocional e física. No Velho Testamento, aprendemos: “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gênesis 2:24). O marido e a mulher devem ser unidos em tudo o que for possível.

A intimidade sexual é uma expressão de amor que traz felicidade e união ao casamento. É também o poder pelo qual os casais casados podem se multiplicar e encher a Terra (ver Gênesis 1:28). A intimidade é uma bênção que pode levar à incomparável alegria dos filhos como parte da unidade familiar eterna.

Um relacionamento de altruísmo

O Salvador ensinou: “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos” (João 15:13). Os casais podem aprender uma lição poderosa com esse ensinamento. Como cônjuge, espera-se que você basicamente deixe de lado sua vida antiga e sacrifique muitos de seus desejos pessoais por seu amigo mais próximo — seu marido ou sua esposa. Quanto mais você for capaz de colocar seu cônjuge em primeiro lugar e manter o foco no sucesso de sua parceria, mais forte será seu casamento.

Descubra o plano de Deus para sua família. Converse com os missionários.

As relações familiares se tornam mais sólidas por meio de Jesus Cristo. Graças a Ele, a alegria e o amor das famílias podem continuar depois da morte. Converse conosco on-line ou pessoalmente para saber como é possível viver com seus entes queridos para sempre. Solicite uma visita.

Nome
Digite um e-mail válido
Sobrenome
Digite um e-mail válido
E-mail
Digite um valor
Selecione uma opção.

O casamento é um compromisso

A maioria dos casamentos tem como base o amor — mas pode ser desafiador escolher manter e fazer crescer esse amor. É onde entra o compromisso. Deus considera o casamento um acordo entre marido e mulher, bem como um compromisso entre o casal e Ele. Ele espera que nos dediquemos ao relacionamento e reconheçamos nossas responsabilidades, nossos deveres e nossa lealdade ao cônjuge e a Deus. As escrituras podem nos ensinar como fazer isso.

Seja paciente

O casamento pode exigir trabalho árduo. Mas lembrar que ele está alicerçado no amor nos dá orientação. “Mas, sobretudo, tende ardente caridade uns para com os outros”, aconselha Pedro no Novo Testamento, “porque a caridade cobrirá a multidão de pecados” (1 Pedro 4:8). Você cometerá erros. Seu cônjuge também. Sejam pacientes e atenciosos um com o outro. Enfrentem os momentos difíceis de sua parceria “com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor; procurando guardar a unidade de Espírito pelo vínculo da paz” (Efésios 4:2–3).

Seja alegre

Seu cônjuge não tem a responsabilidade de torná-lo feliz o tempo todo. Vocês dois precisam trabalhar para cultivar a felicidade em seu casamento. Reservem um tempo para conversar, rir e se divertir. “Alegra-te com a mulher [ou marido] da tua mocidade” (Provérbios 5:18) e “desfruta a vida com [o cônjuge] que amas, todos os dias da [sua] vida” (Eclesiastes 9:9).

Seja bondoso

Casar-se significa que você verá todos os lados de seu cônjuge: os bons, os maus, os pontos fortes, as falhas. Ajude a edificar a confiança de seu parceiro. Dê forças para suas fraquezas. Faça elogios em vez de críticas. “Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo” (Efésios 4:32).

O casamento foi ordenado por Deus

Deus instituiu a relação marital como uma parceria igual que se iniciou com Adão e Eva (ver Gênesis 2:24). O casamento é essencial ao plano de Deus para nossa felicidade nesta vida e no mundo vindouro.

O casamento é essencial ao plano de Deus.

Sua vida aqui na Terra tem um propósito. Você está aqui como parte do plano de Deus. Antes de nascermos, existíamos no céu como espíritos. Deus criou esta Terra para que pudéssemos ter a oportunidade de ter um corpo físico, aprender e crescer. Quando nos casamos, recebemos a sagrada oportunidade de trazer filhos a este mundo e assumir a solene responsabilidade de cuidar deles. Porque Deus ama Seus filhos, Ele quer que cada um de nós receba amor, apoio e cuidado. Isso acontece por meio de um casamento honesto e dedicado.

O casamento pode durar para sempre

Sua vida na Terra não é o princípio nem o fim de sua existência. Depois de morrer, seu espírito continuará a viver no mundo dos espíritos e você aguardará o dia em que seu espírito e seu corpo físico serão reunidos eternamente na ressurreição. Deus quer que nossos relacionamentos preciosos e amorosos também continuem para a eternidade. Essa união eterna é possível quando um homem e uma mulher e famílias são selados nos templos sagrados, onde aqueles que têm a devida autoridade de Deus cumprem a promessa de Jesus de que “tudo o que ligares na terra será ligado nos céus” (Mateus 16:19).

As bênçãos do casamento ainda podem vir

Nem todos têm a oportunidade de se casar nesta vida. E nem todos permanecem casados. Nem todos os filhos nascem de mãe e pai casados e nem todos os que são casados podem ter filhos. Mas o Pai Celestial ama a cada um de Seus filhos. Por meio da Expiação de Jesus Cristo, se formos fiéis a Deus, Ele compensará todas as perdas ou privações que vivenciamos nesta vida (ver Apocalipse 7:17). Ao buscá-Lo, você será recompensado com felicidade e paz agora e depois da morte. Ao nos entregarmos a Ele completamente, cada um de nós terá a oportunidade de receber tudo o que nosso Pai Celestial tem.

Artigos relacionados

Participe de um serviço de adoração

Encontre uma de nossas capelas perto de você.

Aprenda mais sobre as muitas bênçãos do evangelho de Jesus Cristo

Um casal lava a louça juntos conversando sobre as bênçãos de seu casamento